Loja Online
Login

Português

Descubra a nova forma de calcular o rendimento das tintas

Descubra a nova forma de calcular o rendimento das tintas
  • Tags relacionados
  • Conteúdos relacionados

Descubra a nova forma de calcular o rendimento das tintas

Você sabia que a forma como é calculado o rendimento das tintas do mercado brasileiro mudou? Por isso, a forma como informamos em nossas embalagens o quanto a tinta rende está mudando e agora está mais fácil saber o quanto de tinta você precisa! Siga a leitura no Blog Suvinil para saber mais!

Agora está mais fácil saber o quanto de tinta você precisa para renovar seus ambientes.
Legenda: Agora está mais fácil saber o quanto de tinta você precisa para renovar seus ambientes.

Mudanças nas embalagens

O nosso produto continua o mesmo. A qualidade tradicional da Suvinil e a mesma quantidade (volume) dentro da embalagem. A mudança está somente na forma como o rendimento é calculado. Por isso, a comunicação do rendimento por demão será substituída pelo rendimento acabado.

O cálculo do rendimento por demão considera quantos m² uma tinta rende, com uma única demão independente da cobertura. A informação de rendimento acabado facilita a sua vida e torna o planejamento muito mais fácil e prático. Ele considera a pintura finalizada, com a cobertura ideal.

Ganhe praticidade e agilidade na hora de pintar com suvinil.
Legenda: Ganhe praticidade e agilidade na hora de pintar com suvinil.

Nesse primeiro momento, a mudança no cálculo e forma de comunicar vale apenas para as categorias de tintas para alvenaria e vernizes base solvente.

Essa mudança passa a valer a partir de 26/03/2021, os produtos dessas categorias que forem produzidos a partir desta data, deixam de comunicar o rendimento por demão para comunicar o rendimento acabado.

Confira aqui o que mudou na nova forma de calcular o rendimento das tintas Suvinil

Como calcular a área interna a ser pintada do meu projeto?

A Suvinil te ajuda a calcular a área que você irá precisar pintar. Aqui, vamos te mostrar os principais caminhos e como usá-los no seu dia a dia. Um bom ponto de partida é saber a utilidade das diferentes versões de embalagem, de forma geral:

  • Para pintar sua casa inteira, você vai precisar de pelo menos uma lata de 16 ou 18L de tinta.
  • Para pintar um cômodo da sua casa, você precisa de pelo menos um galão de 3,2 ou 3,6L de tinta.
  • Para pintar e criar em uma parede só, é preciso usar pelo menos um quartinho (1/4), ou seja, você vai precisar de 0,8 ou 0,9L de tinta.

Agora, como calcular? Vamos apresentar três caminhos para você:

Aprenda métodos de como medir a área que vai pintar.
Legenda: Aprenda maneiras de medir a área que vai pintar.

Método Prático

No Método Prático, você pode partir da área da planta do seu espaço. Siga estes 5 passos e descubra a quantidade de tinta que você precisa.

Qual a área construída?

Avalie a planta da sua casa e veja quantos m² ela possui.

Quantidade de cômodos?

Quantos cômodos tem o seu espaço? O Método Prático considera a pintura de todos os cômodos. Desconsidere as paredes de azulejo.

Descubra a área média de cada cômodo

Em uma conta simples, divida a metragem da sua planta pela quantidade de cômodos do seu espaço . Por exemplo, um apartamento de 75m² com 5 cômodos (75 / 5) tem uma área média de 15m².

Encontre o fator

Agora que você já encontrou a área média que deseja pintar, use a tabela abaixo para descobrir o fator para a pintura:

Tabela Fator Área Medida
Legenda: Aprenda maneiras de medir a área que vai pintar.

No exemplo anterior, para uma área média de 15m² o fator é de 2,7 para pintar apenas paredes e 3,7 para pintar paredes e tetos.

Descubra a quantidade de tinta que você precisa

Agora que você já encontrou o fator, basta multiplicar a área total do seu espaço pelo fator que você vai encontrar a área total em m² que vai pintar.

Seguindo nosso exemplo, para a planta de 75m², a área total a ser pintada será de 202,5m² (75 x 2,7) para pintura das paredes e 277,5m² (75 x 3,7) se for pintar paredes e tetos.

O novo cálculo e comunicação de rendimento acabado, já informam o tamanho da área total que é possível pintar, com a cobertura ideal.

Método Simples

No Método Simples, você calcula a área com os seus passos. Nesse método, você precisa ter uma ideia da altura do pé-direito dos ambientes, ou seja, a altura em metros das paredes que você deseja pintar.

A média do passo largo de uma pessoa adulta é de 1 metro. Para medir a área que deseja pintar, ande ao lado das paredes dos cômodos que deseja pintar e descubra a metragem. Sabendo o comprimento, multiplique pela altura do pé direito.

Por exemplo, se você vai pintar uma parede que tem o comprimento de 3 passos e uma altura de 2,7m, para cada passo você deve considerar 1m de comprimento. Logo, o comprimento é de 3 metros (3 x 1), estes 3m, multiplicados pela altura (3 x 2,7) nos dão uma área total de 8,1m².

Método Tradicional

No Método Tradicional, você pode usar uma trena manual, à laser ou digital para medir a área que deseja pintar. Calcule a área das paredes, tetos (se for pintar) e lembre-se de descontar as janelas, portas e paredes azulejadas.

Para calcular a área, basta multiplicar o comprimento pela altura. O resultado equivale a quantos m² de superfície você tem para pintar. Por exemplo: se você vai pintar um cômodo, você deve medir todas as paredes, vamos supor que você encontre 3m de largura e 2,7m de altura, o m2 será de 8,1m2 (3 x 2,7). Tendo a medida das paredes, você deve somar essas medidas, vamos supor que todas as paredes têm o mesmo tamanho, então as 4 paredes de 8,1m2 tem uma área de 32,4m2 (4 x 8,1). Realize o mesmo processo com as portas e janelas do ambiente e subtraia o valor. O resultado final será composto pela área total que você deseja pintar menos a área total das janelas e portas. Seguindo nosso exemplo, se neste cômodo existir uma porta e uma janela, você deve calcular a área delas, vamos supor que a porta tenha 1m de largura e 2,1m de altura, sua área é de 2,1m2 (1 x 2,1), e que a janela tem 0,8m de largura e 1m de altura, logo ela tem uma área de 0,8m2 (0,8 x 1). Para descobrir a área a ser pintada, você precisará descontar a medida da porta e da janela, da área das paredes, ou seja, dos 32,4m2 você precisa tirar 2,9m2 (2,1 + 0,8), você vai encontrar uma área total de pintura de 29,5m2.

Como calcular a pintura de áreas externas?

Você já sabe tudo sobre a parte interna do seu projeto, então é hora de medir o lado externo. Por praticidade, você também pode usar o Método Simples, medido com passos.

Ande ao redor do imóvel contando os seus passos. Como a média de cada passo de um adulto é de 1 metro, ao contar o número de passos você terá medidas aproximadas do perímetro deste imóvel. Depois, multiplique esse valor pela altura do pé direito. O resultado é a área total externa a ser pintada.

Por exemplo, se você deu 70 passos ao redor do imóvel e ele tem um altura de 3 metros (70 x 3), a área total a ser pintada é de 210m².

Portas e janelas

Para saber a área de portas e janelas que precisam ser pintadas, utilize o Método da Esquadria. Nele, você começa calculando a área de abertura (largura x altura).

Por exemplo, se você vai pintar uma porta que tem 2,1m de altura e 0,8m de largura, você deve multiplicar essas duas medidas (2,1 x 0,8), neste caso a área de abertura, ou vão, será de 1,68m².

Na sequência, use a tabela abaixo para descobrir o fator pelo tipo de esquadria:

Tabela Fator Esquadria Área Medida
Legenda: Aprenda maneiras de medir a área que vai pintar.

Vamos supor, que neste exemplo você vai pintar portas e batentes, então o fator deverá ser 3. Agora, basta multiplicar a área total medida pelo fator que você descobriu para ter a metragem da porta ou janela. Seguindo nosso exemplo (3 x 1,68) a área de pintura é de 5,04m².

A nova forma de comunicação traz vantagens e benefícios para você e a sua pintura. Siga o passo a passo para medir ambientes e todas as dicas acima para garantir uma reforma prática e com a qualidade Suvinil.

Quer saber mais sobre essa mudança na comunicação de rendimento?

A ABRAFATI, Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, elaborou este vídeo que nos ajuda a entender essa mudança de forma bem simples. Confira:

Legenda: ABRAFATI explica quais as mudanças na embalagem.

A mudança no cálculo e comunicação do rendimento veio para facilitar a experiência de pintura para consumidores e profissionais. Conte com a Suvinil para estar sempre inovando e te ajudando a pintar novas histórias. A Suvinil de sempre com uma nova forma de calcular o rendimento.