Cores primárias: confira o guia completo sobre os matizes

07/07/2025

Já parou para pensar que a existência de todas as tonalidades está, direta ou indiretamente, ligada às cores primárias? O nome destaca a pureza dela, ou seja, originam outras a partir da mistura. Descubra mais sobre esses matizes!

Conhecendo as cores primárias

As três cores primárias são: azul, vermelho e amarelo. Elas servem como base para a criação de outras e não podem ser decompostas em outros matizes. Afinal, são “puras”. Porém, elas têm variações graças à luminosidade e à saturação.

Antes de entender melhor esses dois conceitos, tenha em mente que a luz branca, associada à ausência de cor, na verdade, possui todas as cores visíveis aos olhos humanos. Se um objeto é iluminado por ela, você verá as cores que não foram absorvidas por ele.

Em relação aos pigmentos e às tintas primárias, a conversa é um pouco diferente. A partir da mistura de uma base branca com pigmentos, outras cores são adquiridas.

As cores primárias são puras. A partir da mistura delas, surgem as secundárias, que podem ser mais escuras, com a adição de preto, ou mais claras, com a adição de branco. Veja mais sobre luminosidade e saturação.

Luminosidade

O que a luminosidade tem a ver com cores primárias e secundárias? A luz é um conjunto de fótons, partículas minúsculas. A quantidade de fótons refletidos ajuda a gerar as diferentes tonalidades de um matiz, ou seja, tons claros com mais branco e tons escuros com mais preto. Isso também acontece com cores de tintas e pigmentos.

Saturação

A saturação define o grau de pureza da cor, ou seja, o máximo de cor que um tom pode conter. Se a pintura com cores primárias for misturada com branco ou cinza, por exemplo, fica mais dessaturada. Outro ponto importante é que, quanto mais pura for a tonalidade, mais saturada ela será. Lembre-se de que a mistura de um tom com outro muda a característica original e a luminosidade.

Explorando as cores primárias

Você já viu quais são as cores primárias e como a luminosidade e a saturação interferem na criação de novas tonalidades e novos matizes. Que tal explorar mais a fundo cada uma? Veja, a seguir!

Azul

Cor do céu e do mar, o azul está muito ligado à harmonia e à saúde. Ele pode ser misturado com vermelho e amarelo para gerar os matizes roxo e verde, respectivamente. No nosso Leque de Cores, você encontra várias opções de tons vindos dele.

Créditos: Duda Senna – Cor usada: Horizonte Azul

 

Nesta inspiração de lavado, Horizonte Azul foi usado para transmitir tranquilidade. Essa cor primária é facilmente combinada com objetos mais claros na decoração.

Vermelho

O matiz vermelho está ligado à paixão, ao amor e à energia. Por isso, ele costuma se destacar nos ambientes. Com ele, você gera o roxo (com azul) e o laranja (com amarelo). Essa é uma das cores primárias considerada “quente”.

Créditos: Histórias de Casa – Cores usadas: Despertar, Marrom-luxo, Tropicália e Sossego Noturno

 

O vermelho é versátil. Por isso pode ser explorada em diferentes intensidades. Nesta ideia de sala de estar, Tropicália é mais clara, enquanto Marrom-Luxo é mais intensa. Usar esse contraste em formas geométricas ou técnicas de pintura é uma ótima maneira de levar profundidade aos espaços, principalmente os menores.

Usar o vermelho em pontos estratégicos também é uma ótima ideia. No teto, como a imagem abaixo, as listras trazem um toque divertido e tridimensional. Para pé direito baixo, a mescla de Telhado e branco traz luminosidade.

Créditos: Bruna Galliano – Cor usada: Telhado

 

Amarelo

O amarelo representa luz, riqueza e felicidade. Ele está ligado à ideia do sol e do ouro. Em áreas externas, é mais indicado usar tons escuros para não clarear demais. Além disso, misturado às outras cores primárias, ele gera verde e roxo.

Créditos: Histórias de Casa – Cores usadas: Despertar e Marrom-luxo

 

O amarelo Despertar é perfeito para ambientes de descanso, como o quarto. Pintando apenas uma parede ou o espaço todo, com essa tonalidade, você explora diversos recursos de decoração: madeira, cor e textura. Como a inspiração acima, os quadros e as plantas trazem um charme extra.

Cores usadas: arrom-luxo, Sossego Noturno e Despertar

 

Que tal usar mais de uma cor? Vermelho e amarelo combinam com qualquer cômodo porque ambas são cores quentes. Nesta inspiração de sala, Marrom-Luxo e Despertar formaram um par aconchegante e moderno. Os desenhos na parede com Sossego Noturno trouxeram um toque divertido.

Escolha de cores

O nosso leque tem todas as cores primárias para você escolher. São mais de 2.000 opções disponíveis. Se pintar dúvida sobre a ideal, conte com o nosso Estudo de Tendências. Nele, você encontra nossas Cores do Ano e paletas prontas, que estarão em alta durante o período.

Com a gente, tá fácil, tá em casa!

Gostou de conhecer as cores primárias? No nosso catálogo, você encontra produtos para as mais diversas superfícies, desde paredes de alvenaria até áreas de madeira e metal. É só acessar o nosso site e descobrir as principais características de um.

Imagem de capa: João Gabriel – Cores usadas: Marrom-luxo, Lamparina e Papel Picado


Tags Relacionadas

cores
inspirações de cores

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade