Por Casa de Valentina
Escolher cores para sala pode ser uma tarefa difícil. Como elas farão parte do seu dia a dia, a decisão deve levar em conta não só a sua preferência estética, mas o que está alinhado ao estilo de decoração que você propôs para o espaço.
Pensando nisso, selecionamos três estilos de decoração para você buscar o que faz mais sentido no seu estilo de vida e aquele com o qual você mais se identifica. Vamos lá?
Estilo industrial
Em alta, a decoração tem personalidade forte e está bastante presente entre as ideias de cores para sala pequena. Como o próprio nome entrega, o estilo industrial tem a presença marcante de concreto, canos e tubulações aparentes, assim como paredes de tijolinhos e, por muitas vezes, móveis mais rústicos ou garimpados.
A história remonta a Nova Iorque do século XX, em um momento em que a densidade populacional começou a aumentar drasticamente, enquanto fábricas e galpões desocupados passaram a ser vistos como possibilidades de moradia. A partir daí, surgiram os lofts, que seriam sinônimo de modernidade mais tarde.
A união entre o moderno e o rústico
Talvez, uma das principais características seja a tubulação aparente, assim como a materialidade e a estrutura da construção. Canos, colunas, concreto, serralheria, tijolinhos e revestimentos que trazem a sensação de algo “inacabado” são a cara desse estilo.
Para o mobiliário, aposte em designs mais brutos, que realmente lembram os de uma fábrica. Linhas retas, aparência desgastada em ferro ou madeira rústica são alternativas.
As cores são fundamentais. Tons de branco, cinza e cores escuras devem dominar o espaço, dando uma atmosfera urbana. Caso você não tenha a presença intensa da madeira ou do tijolo, olhe com atenção para uma paleta terrosa, responsável por aquecer o ambiente.
Sugestão de paleta de cores para sala de estar e jantar: Cinzas Neutros, Cores Prontas Madeira e Metal.

Estilo clássico
O estilo clássico, moderno e contemporâneo tem como principal característica a atemporalidade, utilizando algumas das melhores cores para sala. Isso porque, em geral, a decoração é pautada por tons neutros e suaves, que transmitem a harmonia e o equilíbrio entre mobiliário, revestimentos e cores.
Também é possível encontrar o estilo clássico com uma perspectiva mais vibrante. Cores como azul, vermelho, roxo e amarelo eram protagonistas na decoração dos palacetes franceses do século XVIII. Muitos decoradores ainda apostam nelas para os clássicos atuais.
Clássico atual e clássico “original”
O arquiteto e decorador francês Jacques Garcia é referência no assunto, provando como é possível unir o estilo às cores vivas. Entre os projetos, assinou a renovação da decoração do Hotel Costes, famoso cinco estrelas, com muitos estofados azuis e vermelhos, estampas diversas e muitos ornamentos.
Uma possível explicação para a diferença entre o clássico atual e o clássico “original” é o que se imagina ao pensar nas construções antigas. É costume relacionar o branco e o bege ao clássico por ter como referência as construções e as esculturas em Travertino, assim como outras pedras tradicionais. Essa é a principal característica do estilo neoclássico, com colunas e frontões nessas tonalidades.
Recentemente, no entanto, cientistas encontraram pigmentos de tinta em esculturas que desmistificam essa ideia. As obras brancas de hoje, na verdade, eram coloridas por azul, vermelho, amarelo e tantas outras cores.
Sugestão de paleta de cores para sala nesse estilo: Neutras e Clássicas, Claras e Suaves.

Estilo folk
Ao contrário do estilo industrial e clássico, o folk não se baseia somente na arquitetura, mas em pessoas. A palavra “folk” significa “povo”. A decoração busca aliar diferentes culturas à ascensão do movimento hippie dos anos 60.
Diversidade e harmonia
Nesse estilo de decoração, o importante é priorizar cores vibrantes, estampas étnicas, móveis vintage e artigos em ferro, preferencialmente com aparência rústica. O folk surgiu na América do Norte com muitas referências indígenas e andinas. Ele busca elementos que remetem a esses cenários, como couro, camurça e palha — uma proposta interessante para quem deseja transmitir autenticidade com as cores de tinta para sala de estar e jantar.
Porém, caso você não se sinta confortável para renovar a decoração da sua sala bruscamente, uma boa dica é incluir apenas algumas características paulatinamente. Uma parede com um azul-turquesa vibrante, por exemplo, é um ótimo começo. Almofadas com estampas étnicas ou um caixote de madeira vintage são acessórios fáceis de achar no mercado e que representam a essência do estilo folk.
É importante ressaltar que a criatividade rege o estilo, por isso, sinta-se livre de amarras e deixe sua personalidade fluir. Você pode mesclar seu acervo pessoal com peças novas e modernas para causar o efeito desse tipo de decoração. Basta procurar o equilíbrio entre elas. As cores são suas melhores aliadas!
Sugestão de paleta de cores: Intensas e Vibrantes, Acentuadas e Acolhedoras.

Dê cores às suas histórias!
Gostou das ideias e não vê a hora de colocá-las em prática? Em nosso catálogo, você encontra tudo o que precisa para dar cor às suas histórias, incluindo tintas para parede, madeira, metal e outras superfícies. Aproveite!
Imagem de capa – Créditos: Bruno Bertoldo