está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Como tirar mofo da parede: materiais e passo a passo

Como tirar mofo da parede: materiais e passo a passo

  • Produtos citados

Resolveu fazer aquela reforma na sua casa e repintar alguns cômodos, mas não sabe como tirar mofo da parede?! Que tal algumas dicas práticas para facilitar o processo?

O mofo é um dos problemas mais comuns em superfícies, principalmente naquelas localizadas em áreas úmidas. Entretanto, deve ser solucionado rapidamente para garantir a beleza dos ambientes e a proteção dos moradores.

Para ajudar a retirá-lo e até evitá-lo no futuro, preparamos este artigo recheado de informações e dicas. Vem com a gente e confira!

O que é o mofo e quais são as causas?

Antes de mais nada, é importante saber o que é o mofo e como ele é causado. Também conhecido como bolor, trata-se de um tipo de fungo filamentoso que se desenvolve em matéria orgânica, localizada principalmente em ambientes escuros e úmidos. 

Em superfícies como as paredes, é caracterizado por manchas ou pontos escuros, cinzentos e marrons. Ao não ser removido, continua crescendo sob o revestimento, comprometendo a qualidade da pintura e do acabamento.

Perigos do mofo

Infelizmente, não é só a decoração que pode ser afetada pela presença de mofo. Esse organismo também pode ser muito prejudicial à saúde, inclusive, transmitindo doenças. 

A longo prazo, a exposição ao mofo ou ao bolor pode agravar quadros de asma, rinite, sinusite e outros problemas respiratórios. Sem contar que inalá-lo pode gerar infecções graves, como pneumonia fúngica e até meningite. 

Como identificar?

Afinal, como identificar o mofo ou o bolor na parede? Além da presença de manchas escuras, o fungo pode causar rachaduras na pintura e, em alguns casos, odor desagradável no ambiente. 

Por buscar espaços quentes, úmidos e com pouca luminosidade, normalmente, ele aparece nos banheiros e nas dispensas. Fora isso, a proliferação acontece em questão de horas, sendo ainda mais fácil detectá-lo. 

esfregão e produto em frente a parede com mofo representando como tirar mofo da parede

Como limpar o mofo ou o bolor da parede?

Com todos esses detalhes, você já deve estar se perguntando como tirar mofo da superfície. O processo para limpar mofo de parede requer alguns cuidados. Por isso, separamos uma lista com tudo o que você precisará!

Materiais

Para começar, é necessário buscar por produtos para limpar o bolor das paredes. Nessa lista, estão: água, água sanitária ou cloro, esponja de limpeza e pano limpo. Se quiser realizar a repintura após a limpeza, também adquira lixa, mexedor, fundo preparador, tinta Suvinil com aditivo antimofo de sua preferência e rolo indicado para a solução.  

Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)

Outro ponto que deve ser levado em consideração para quem não sabe como tirar mofo da parede são os EPIs. Afinal, antes de colocar a mão na massa, é importante estar protegido. Os itens necessários são: óculos para pintura, luvas, máscaras e sapatos fechados. 

Passo a passo

Com todos os materiais e EPIs em mãos, é hora de aprender como tirar mofo da parede. Para isso, veja o passo a passo da limpeza já com a repintura!  

 

  1. Comece fazendo a mistura para tirar mofo da parede com a água e a água sanitária ou o cloro. Misture as substâncias em uma proporção de 1:1 (1 parte de água para 1 parte de água sanitária) com o mexedor; 

  2. Embebede a esponja de limpeza na mistura e aplique-a sobre a superfície, esfregando todo o mofo até ficar esbranquiçado. Deixe agir por dez minutos, passe um pano úmido com água e espere secar;

  3. Com a parede seca, lixe-a bem e remova o pó utilizando o pano úmido. Depois, aplique uma demão de fundo preparador para reunir as partículas soltas na superfície;

  4. Aguarde o tempo de secagem do fundo para realizar a repintura, seguindo as instruções da embalagem. 

 

Quer conferir esse tutorial na prática antes de começar a transformar as paredes da sua casa? Assista ao vídeo completo com o pintor profissional Fernando Granado e tire suas dúvidas! 

Tintas para parede Suvinil: proteja sua casa!

Depois de todas essas dicas de como tirar mofo da parede, que tal conferir algumas opções de produtos da Suvinil para colorir e proteger sua casa? Há mais de 60 anos no mercado, contamos com um enorme portfólio de produtos, indicados para os mais diversos objetivos.

Entre as opções, quem deseja se livrar de uma vez dos mofos e dos fungos nas paredes em ambientes exteriores pode investir na tinta Suvinil Proteção Total. Com acabamento fosco, a tinta elástica torna a superfície impermeável. Além de cobrir e prevenir fissuras, a composição protege as paredes contra infiltrações, chuva, mudanças climáticas e mofo.

Já quem procura por uma versão indicada tanto para ambientes internos, quanto externos pode apostar na tinta Suvinil Família Protegida. Oferecendo acabamento acetinado, a tinta antibactericida evita que as próprias bactérias, fungos e mofo se proliferem na sua parede. O melhor é que a ação dura por até dois anos em ambientes internos.

Acessórios de pintura

Além da variedade de tintas, a Suvinil oferece em sua loja online diferentes acessórios de pintura para o seu projeto. São pincéis, rolos, caçambas, lixas, extensores e tudo o que você precisa para revitalizar sua casa. 

Dê cores para suas histórias com a Suvinil!

Gostou do conteúdo e já sabe como tirar bolor da parede?! Não deixe de conferir mais dicas incríveis no blog da Suvinil. Tire suas dúvidas com quem entende agora mesmo! 


Tags Relacionadas

parede
dicas
cuidados