está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Como tirar mofo da parede: materiais e passo a passo

20/03/2024

    Você quer reformar a sua casa e repintar alguns cômodos, mas não sabe como tirar mofo da parede? Preparamos algumas dicas práticas para facilitar o processo!

    O mofo é comum principalmente em áreas úmidas e mal ventiladas. Pode parecer um problema apenas para a estética, mas não se engane: o mofo pode causar ou agravar problemas respiratórios e deve ser solucionado rapidamente para garantir a proteção dos moradores e a beleza dos ambientes.

    Para ajudar você a retirá-lo e até evitá-lo no futuro, preparamos este artigo recheado de informações e dicas. Confira!

    O que é mofo? Quais são as causas?

    Antes de descobrir como tirar mofo da parede, é importante entender como essa patologia é causada. Também conhecido como bolor, trata-se de um tipo de fungo filamentoso que se desenvolve em matéria orgânica, localizada principalmente em ambientes escuros e úmidos.

    Nas paredes, ele é caracterizado por manchas ou pontos escuros, cinzentos e marrons. Ao não ser removido, ele continua crescendo sob o revestimento, comprometendo a qualidade da pintura e do acabamento.

    Perigos do mofo

    Descobrir como acabar com mofo na parede é importante não só para a decoração, mas para a saúde dos moradores. A longo prazo, a exposição ao organismo pode desencadear doenças e agravar quadros relacionados à saúde respiratória, como asma, rinite e sinusite.

    Além disso, inalá-lo pode gerar infecções graves, como pneumonia fúngica e até meningite. Por isso, ao notá-lo, é fundamental tratá-lo o mais rápido possível, impedindo que ele se prolifere em outras superfícies.

    Como identificar o mofo?

    Não há segredo para identificar o surgimento de mofo na parede. Além da presença de manchas escuras, ele pode causar rachaduras na pintura e, em alguns casos, odor desagradável no ambiente.

    Por buscar espaços quentes, úmidos e escuros, normalmente, ele aparece nos banheiros e nas dispensas. Fora isso, a proliferação acontece em questão de horas, sendo ainda mais fácil detectar.

    Como limpar mofo ou bolor das paredes?

    Após a identificação, como tirar bolor das paredes? Para higienizar as superfícies e impedir a proliferação do organismo, é importante tomar alguns cuidados. A seguir, veja quais materiais utilizar no passo a passo!

    Materiais

    Os materiais para tirar mofo da parede são comuns e podem ser facilmente encontrados em casa, então comece separando água, água sanitária ou cloro, esponja de limpeza e pano limpo. Se você for realizar a repintura após a limpeza, também separe lixa, mexedor, fundo preparador, tinta com aditivo antimofo e rolo indicado para a solução.

    Equipamentos de proteção individual (EPIs)

    Os EPIs são fundamentais no processo de lidar com o mofo da parede sem se colocar em risco. Os itens necessários são: óculos para pintura, luvas, máscaras e sapatos fechados.

    Passo a passo

    Com todos os materiais em mãos, é hora de partir para a ação. Para isso, veja o passo a passo da limpeza seguida pela repintura!

    1. Comece fazendo a mistura para tirar bolor da parede com a água e a água sanitária ou o cloro, em uma proporção de 1:1 (1 parte de água para 1 parte de água sanitária) com o mexedor;
    1. Embebede a esponja de limpeza na mistura e aplique-a sobre a superfície, esfregando todo o mofo até ele ficar esbranquiçado. Deixe agir por dez minutos, passe um pano úmido com água e espere secar;
    1. Com a parede seca, lixe bem e remova o pó, utilizando o pano úmido. Depois, aplique uma demão de fundo preparador para reunir as partículas soltas;
    1. Aguarde o tempo de secagem do fundo para realizar a repintura, seguindo as instruções da embalagem.

    Mesmo com o passo a passo, ainda pintou dúvida sobre como tirar mofo da parede na prática? Confira um vídeo com dicas sobre o assunto com o pintor profissional Fernando Granado!

    https://www.youtube.com/watch?v=H2Aefl6j4b4

    Proteja as paredes da sua casa com nossas tintas

    Você seguiu nosso tutorial para se livrar do mofo e repintar as superfícies da sua casa? Em nossa loja on-line, você encontra diversas opções de tinta para parede interna e externa, com aditivo antimofo para proteger sua família.

    Para área interna, você pode contar com o nosso famoso trio formado por Suvinil Toque de Luz, Suvinil Toque de Seda e Suvinil Fosco Completo, que oferecem excelente rendimento e cobertura. A Suvinil Família Protegida é uma tinta antibacteriana com acabamento acetinado, que protege a superfície contra 99% de bactérias, fungos e mofos por até 2 anos.

    Para as paredes externas, nossa tinta emborrachada Suvinil Proteção Total é a escolha ideal! Com acabamento fosco, ela cria uma película elástica e impermeável sob as superfícies, impedindo o surgimento de fissuras e infiltrações, bem como a proliferação de mofo e alga.

    Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!

    Agora que você já sabe como tirar mofo da parede, o que está esperando para transformar a sua decoração? Conte com nossos produtos e garanta mais facilidade para seu projeto!

    Se precisar de ajuda para tirar as ideias do papel, utilize o Suvinil encontre Seu Pintor e solicite um orçamento para um de nossos parceiros. Aproveite!


    Tags Relacionadas

    cuidados
    dicas
    pintura

    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade