Conversa com Speto, pioneiro da arte de rua no Brasil.

Conversa com Speto, pioneiro da arte de rua no Brasil.

Em mais uma live #SuvinilNaSuaCasa, a dupla Life is a Bit, formada por Luca Bastolla e Maria Carol Mello, convidou o artista Speto para falar sobre seu processo criativo e sua parceria com a Suvinil na assinatura das embalagens da Suvinil Criativa!

Dicas sobre o processo criativo.

“Não sei dizer se sou talentoso, mas posso dizer que sou disciplinado”, brinca Speto. Para ele, a disciplina é algo essencial e que transcende a prática e o talento nato. Sobre o processo criativo, ele acredita que muitos iniciantes começam tentando aperfeiçoar a técnica demais. “Nunca fui bom em perspectiva. Se não sei fazer a mão e ela não acrescenta em nada ao meu trabalho, não vou fazer, prefiro deixá-la de lado”, ele revela. “Repito as mesmas seis, oito formas geométricas em tudo que faço. Com o passar dos anos, essa técnica fica mais fluída e você acaba usando ela para sua vantagem”.

Além disso, Speto conta que participou da 1ª geração do grafite hip hop em São Paulo e se inspirou na música e na cultura do Brasil para se encontrar como artista. “Eu percebi naquela época que todas as bandas que eu conhecia tinham uma forte raiz brasileira.

Quando olhava para a minha arte, o grafite era totalmente americanizado”, ele comenta. Para ele, isso foi essencial na definição do seu estilo. “Cara, não moro nos Estados Unidos. Por que fazer um grafite americano? Não fazia sentido, então percebi que podia beber da fonte da cultura brasileira”.

Dicas sobre cores.

Preto e branco são as duas cores mais utilizadas pelo artista, mas suas obras são conhecidas por sempre terem mais uma cor em destaque “Para mim, o que é muito importante quando falamos do conceito da arte no geral, é seguir uma hierarquia. Quando você fala de qualquer relação artística, você trabalha dentro de uma questão hierárquica. Você trabalha com a cor dominante, que é aquilo que você quer mostrar, e tudo que há de coadjuvante sob esse tema. Se você escolhe um azul marinho, por exemplo, todas as outras cores escolhidas vão ser influenciadas por esse tom.”

Essa relação hierárquica pode ser vista no seu trabalho com a Suvinil em uma empena na Cidade de São Paulo, ao lado do Minhocão, onde ele usou quase 500 litros das marcantes cores Melancia, Roxo-Vanguarda, Tempero Verde, Preto Absoluto, Brisa Sublime, os tons amarelados Quentão, Curry, Lírio-Laranja e tom terroso Terra Roxa.

Seu trabalho com a Suvinil Criativa.

Você sabia que o Speto e a Suvinil trabalharam juntos para trazer a Suvinil Criativa ao mundo? O artista personificou toda criatividade por trás da linha com seu design nas latas e, não querendo parar por aí, foi até o Minhocão para preencher dois prédios com os desenhos da embalagem.

Na live, Speto revelou de onde veio a ideia por trás da mulher pintada: “Foi inspirada em uma boneca de infância minha. Eu acredito que usar sua memória afetiva é muito importante para a criação. Tudo que vem do afeto e da emoção, você consegue repassar melhor para as pessoas”, ele relata. “Nesse caso, quis fazer uma mulher, porque é o momento da mulher no mundo. Também imaginei que ela era uma escritora e contadora de histórias, e parti daí para fazer o desenho”.

Se inspirou com essa história? Tivemos outras conversas com artistas como o Speto nas lives #SuvinilNaSuaCasa, no Instagram da Suvinil. Confira a programação e participe com a gente!

Produtos e Cores relacionadas ao texto

Você pode recuperar a sua senha em poucos passos.

Digite o e-mail cadastrado e logo, logo você receberá nossas instruções para cadastrar uma nova senha.

Cadastro

Eu li e concordo com os
Termos de Uso & Política de Privacidade