está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Descubra como limpar parede pintada

Descubra como limpar parede pintada

19/07/2023

  • Produtos citados

Está em dúvida sobre como limpar parede pintada? Existem diversos tipos de tintas que requerem diferentes meios de remover a sujeira. Além disso, é preciso saber limpá-la de forma que preserve a pintura, deixando-a sempre com a aparência nova. 

O hábito de limpar parede não é muito comum, afinal, requer um trabalho a mais. Porém, a falta de cuidado com essa superfície tende a acumular sujeira e marcas indesejáveis, afetando não somente a estética, como também a saúde de quem vive no ambiente.

Aprender como limpar parede pintada requer um estudo prévio sobre os materiais corretos a serem utilizados e a forma ideal de limpá-la sem comprometer a pintura. Pensando nisso, a Suvinil preparou um guia especial para te direcionar ao melhor caminho. Vamos lá?

Tinta lavável vs tinta fácil de limpar

Antes de mais nada, que tal entender mais sobre a diferença entre a tinta lavável e a tinta fácil de limpar. A lavável consegue remover a sujeira sem danificar o filme, já a fácil de limpar permite com que você remova a sujeira sem fazer muito esforço. 

A linha de tintas Premium da Suvinil são laváveis. Porém, vale reforçar que para limpar uma parede pintada com tinta de acabamento fosco é preciso de um cuidado a mais. Neste caso, não aplique muita força para não danificar a tinta e manchar a parede. 

Limpando parede de acordo com o tipo de tinta

Para aprender como limpar parede suja, primeiro, verifique o tipo de tinta utilizado na pintura. Separamos as instruções em três tipos de tintas: à base de água, lavável e fosca. Entretanto, tenha em mente que, caso haja manchas na parede, elas precisam ser removidas o mais rápido possível.

Tintas à base de água

A Suvinil trabalha com diversas opções de tintas à base de água. Caso a sua parede seja pintada com uma delas, você precisará de um pano úmido e detergente neutro. Tendo eles em mãos, esfregue a parede delicadamente, principalmente, as regiões mais manchadas. Não utilize esponjas.

Tintas laváveis

Como o nome já sugere, a tinta de parede lavável oferece maior facilidade no momento da limpeza. Nesse caso, a esponja pode ser utilizada. Basta misturar um pouco de água e detergente neutro em um balde para realizar o processo. Por fim, remova os produtos da parede com um pano úmido.

Tintas foscas

Limpar uma parede com tinta fosca requer os mesmos materiais utilizados em uma superfície lavável: água e detergente neutro. Dessa vez, é preciso ter maior cuidado ao esfregar a esponja, por isso, vá com calma e sem pressa. Quando finalizar, remova os resquícios de produto com um pano limpo.

escovão para limpar parede representando como limpar parede pintada
Créditos: Apartamento 203

 

Dicas para manter a cor intacta da parede

Ao aprender como limpar parede pintada, bate um receio de prejudicar o resultado da tinta. Porém, há formas de manter a cor intacta da superfície. Vem com a Suvinil que explicamos!

Remover sujeira de paredes brancas

As paredes brancas são as que mais causam receio, certo? A sujeira tende a aparecer ainda mais com uma tonalidade neutra. Porém, não se preocupe! Existem produtos para limpar parede com muita sujeira (e até com mofo). 

Nos casos de paredes muito sujas, o ideal é misturar duas colheres de sopa de bicarbonato com um pouco de detergente neutro e água. Feito isso, é só borrifar nas superfícies, principalmente nos locais onde há mais sujeira e manchas. Finalize passando um pano úmido nessas regiões. 

Remover mofo da parede

Já para as paredes com mofo, a mistura de produtos deve ser um pouco diferente. Utilize a proporção 1:1 de água sanitária e água. Para aplicar, use uma escova de cerdas duras. Esfregue delicadamente a região afetada e enxugue com um pano úmido. Finalize secando com um pano seco.

Remover gordura da parede

As manchas de gordura tendem a aparecer, principalmente, nas paredes da cozinha. Para combater esse tipo de problema e manter a cor intacta, a principal recomendação é misturar água morna com bicarbonato de sódio. Dispense o uso da esponja e prefira um pano úmido. 

Essa mistura tende a ser mais efetiva com manchas menores. Porém, caso a sua parede tenha sofrido com o aparecimento de manchas mais graves, vinagre branco e água dão conta do recado. 

Limpe a parede com regularidade!

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil aprender como limpar parede pintada, certo? A principal recomendação da Suvinil para manter as paredes sempre limpas e evitar possíveis dores de cabeça é criar o hábito de limpá-las com regularidade. 

Em alguns casos, quando a mancha e a sujeira ainda estão recentes, basta passar um pano úmido com detergente neutro para dar conta do recado. As sujeiras serão removidas com muito mais facilidade. 

Dicas da Suvinil!

Se você busca por uma tinta que seja fácil de limpar, que tal conhecer o Suvinil Toque de Seda? Ela proporciona um acabamento acetinado à sua parede. Já o Suvinil Toque de Luz oferece um semi-brilho muito bem-vindo. Para um acabamento fosco, o Suvinil Limpeza Total é a opção ideal.  

Conheça os produtos da Suvinil e dê cores às suas histórias!

A Suvinil quer trazer cores às suas histórias! Visite o nosso site, conheça os produtos e renove os ambientes da sua casa com as tonalidades que mais combinam com o que você deseja. Ajudamos você a encontrar a cor perfeita e até escolher um pintor. Confira! 


Tags Relacionadas

dicas
pintura

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade