Se você deseja transmitir modernidade e intimidade nos ambientes do seu lar, saiba que os tons terrosos são boas escolhas. Essas tonalidades remetem à natureza e à terra, indo desde cores mais frias (como bege) até mais intensas (como o marrom e a terracota)
Ao renovar um ambiente, você pode tanto fazer combinações só com os tons terrosos, quanto inserir outras cores do círculo cromático na composição. Isso porque eles são muito versáteis. Quer saber mais sobre eles? Então, vem com a gente!
O que os tons terrosos transmitem?
Os tons terrosos podem transmitir diferentes sensações ao ambiente. Em nosso catálogo, dividimos mais de 2.000 tons em 6 famílias (Claras e Suaves, Brancas e Leves, Acentuadas e Acolhedoras, Intensas e Vibrantes, Neutras e Clássicas e Cinzas Neutros).
As cores terrosas podem ser encontradas em várias dessas famílias. No entanto, grande parte está na linha Acentuadas e Acolhedoras. Ela cria um ambiente mais intimista, passando uma sensação de segurança e tranquilidade.
Se você gosta de tonalidades neutras, que destacam o ambiente na medida certa, a dica é investir na família Neutras e Clássicas. Ela é contagiante de uma forma mais discreta e pode ser combinada facilmente com outros tons, por conta da neutralidade.
4 inspirações de ambientes com tons terrosos
Consideradas coringas, as cores terrosas podem ser usadas tanto para dar destaque a alguma parte do cômodo, quanto em todo o espaço. Independentemente da estratégia usada, também vale apostar em itens de decoração que sigam a paleta. Eles serão responsáveis por dar um aspecto natural e harmonizar o ambiente.
Aposte em objetos de materiais que remetem à ideia dos tons terrosos: madeira e bambu. Artigos de cerâmica se encaixam perfeitamente nesse tipo de decoração, por exemplo. Separamos quatro inspirações para ajudar. Confira!
1 – Sala de jantar
Considerado um espaço de interação, a sala de jantar é compartilhada nos melhores momentos com a família e os amigos. Os tons terrosos são excelentes escolhas para deixar o cômodo mais aconchegante e calmo.
No exemplo a seguir, as inspirações foram buscadas no cinema. O espaço conta com uma paleta que passa por marrom e rosa. O ponto de destaque é a Terracota, integrante da nossa família de Intensas Vibrantes. Ela aparece só em uma parede do espaço, dando um destaque especial à composição.
2 – Sala de estar
Assim como a sala de jantar, a sala de estar é o ambiente em que muitos momentos acontecem. O exemplo abaixo faz parte do mesmo projeto de decoração, no qual a cor Terracota foi usada como ponto focal da composição, transmitindo equilíbrio e modernidade.
A decoração foi completada com um quadro bem colorido, além de vasos de flores e livros, que deram um toque sereno ao ambiente. No sofá, almofadas em tons terrosos, como bege e marrom, finalizam a harmonização do cômodo.
3 – Banheiro
O banheiro é um cômodo conhecido por ter somente cores neutras, como branco, bege e cinza. Que tal deixar esse ambiente colorido e cheio de vida? Com os tons terrosos, você transmite sensações, sem abrir mão do aconchego necessário em um local intimista como esse.
No exemplo a seguir, a área do sanitário e do lavabo do banheiro foi toda pintada com Terracota. Para completar o estilo do ambiente, foi usado um espelho com uma moldura com flores brancas e cor de palha, além de um quadro em tons de marrom. A lixeira também segue a linha da paleta, já que possui a cor cobre.
4 – Área externa
Fachadas e áreas externas também combinam bem com tons terrosos. Neste caso, a Terracota foi usada na fachada de uma loja, com a proposta de trazer a vivacidade que novos recomeços pedem.
Para completar o décor, foram trazidos elementos que remetem à natureza, como cadeiras de palha e madeira, além de objetos decorativos com os mesmos materiais.
Os melhores tons terrosos para o seu lar estão aqui!
Viu como os tons terrosos são versáteis e podem ser usados em diferentes ambientes? Então, garanta as melhores tintas com as nossas cores! Além do Terracota que já citamos, em nosso catálogo, você encontra outras tonalidades, como Calcita Alaranjada, Castanha-Do-Pará e Palha Suave. Confira agora mesmo!
Imagem de Capa – Créditos: Bruno Bertoldo