está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Dicas de como pintar azulejo com tinta esmalte

Dicas de como pintar azulejo com tinta esmalte

18/12/2023

  • Produtos citados

Os azulejos são partes muito importantes na composição de um ambiente. Se você deseja dar um novo visual para a decoração de um cômodo do seu lar, saiba que não é necessário fazer quebra-quebra nem grandes obras. Para isso, vamos te mostrar algumas dicas de como pintar azulejo e renovar sua casa.

A seguir, veja o passo a passo de como pintar azulejo de banheiro, cozinha, quarto ou outro cômodo com o auxílio de uma tinta específica para essas superfícies. Garanta as melhores dicas de pintura com o blog da Suvinil!

Preparação da superfície antes da pintura

A preparação do azulejo antes da aplicação da tinta é fundamental para garantir resultados satisfatórios. Quer saber como limpar os azulejos? Passe um pano úmido na superfície, com água e sabão neutro ou detergente, para remover sujeiras, gorduras e outras impurezas.

Depois que os azulejos secarem, utilize uma fita adesiva no seu kit para pintura para isolar toda a área que vai receber a tinta, incluindo rodapés e interruptores. Isso vai evitar sujeiras depois que o processo for finalizado.

Tinta para azulejo

Para pintar os azulejos da sua casa, você pode contar com o Esmalte Suvinil Multissuperfícies, tinta epóxi à base de água. Além de ser fácil de aplicar, ela possui ação antimofo, alta durabilidade e resistência à limpeza do dia a dia, oferecendo o máximo de praticidade ao seu projeto.

Outro destaque do Esmalte Suvinil Multissuperfícies é a versatilidade. Ela pode ser aplicada tanto em azulejo quanto em pastilha, metal, madeira, vidro e até alvenaria. A tinta ainda apresenta rápida secagem ao toque: apenas 30 minutos. Entre demãos, o período é de 3 horas. A secagem final ocorre em 7 dias.

A quantidade de demãos dessa tinta para azulejo de cozinha, banheiro, quarto e demais áreas varia entre 2 ou 3, dependendo do estado da superfície e dos resultados que você deseja. O rendimento acabado de 900 ml cobre até 18 m². Já o galão de 3,6L apresenta rende até 70 m².

Diluição do Esmalte Suvinil Multissuperfícies

Outro ponto importante é a diluição. Nos casos de pintura sobre azulejos, vidros, pastilhas, madeiras, alvenaria e metais, recomendamos diluir a Suvinil Multissuperfícies com 10% de água potável. 

Para pintura sobre reboco, massa acrílica e concreto novo, faça a diluição com 20% de água potável na primeira demão e 10% nas outras. Caso faça a aplicação com pistola, dilua a tinta com 30% de água potável, utilize pressão entre 2,2 e 2,8 kgf/cm² ou de 30 a 35 lbs/pol².

Passo a passo de como pintar azulejos

como pintar azulejo na cor verde

Vai começar a aplicação da tinta para azulejo? Indicamos que utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários, como máscaras, luvas e óculos, para fazer a pintura com segurança e minimizar possíveis riscos. Não se esqueça de usar uma bandeja de pintura para despejar a Suvinil Multissuperfícies.

Depois disso, com a ajuda de um pincel pequeno, passe a tinta em todas as áreas que o rolo não consegue alcançar, como bordas laterais e ao redor de tomadas. Em seguida, utilize um rolo específico para aplicar a tinta epóxi, como o rolo de espuma ou o rolo de lã sintético de pelo baixo, sempre seguindo a mesma direção. 

Ao finalizar a primeira demão, aguarde três horas para fazer a próxima aplicação. Após finalizar as demãos necessárias para a área que você deseja cobrir, basta retirar as fitas colocadas inicialmente.

Mais informações sobre a pintura de azulejos

Agora que você já aprendeu como pintar azulejo, sabia que existem mais de 1.500 cores do Esmalte Suvinil Multissuperfícies para escolher? Assim, é possível encontrar aquela que mais se encaixa com o estilo de decoração da sua casa.

Depois da secagem completa do Esmalte Suvinil Multissuperfícies, você pode limpar os azulejos normalmente. Para isso, use um pano ou uma esponja macia com detergente neutro, fazendo movimentos suaves. Vale ressaltar que, por causa do atrito, as cores mais intensas e o acabamento acetinado do produto podem esbranquiçar.

Além disso, essa tinta para azulejo pode ser utilizada tanto em áreas úmidas, como banheiro, quanto secas, como quarto. Ainda é possível usá-la em áreas externas. Tudo para garantir a melhor experiência!

Confira outras dicas de pintura no blog da Suvinil!

No blog da Suvinil, você também encontra dicas e tutoriais sobre aplicação de tinta em outras superfícies. Aproveite para conferir ideias de pintura, cores, decoração e tudo que pode tornar o seu processo ainda mais prático e agradável. Não deixe de conferir as nossas atualizações e fique por dentro das novidades!

Visite a nossa loja virtual, que possui um portfólio completo, com uma série de produtos para pré-pintura, pintura, acessórios e muito mais. Garanta tudo o que você precisa com a Suvinil!


Tags Relacionadas

azulejos
diy
pintar

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade