está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Confira 5 dicas para escolher as cores para decoração!

30/01/2024

    Escrito por: Victória Bueno

    Já parou para pensar que a sua casa pode e deve refletir a sua personalidade? As cores para decoração são grandes aliadas para expressar sentimentos, e nada mais divertido que o processo de escolha da paleta para mergulhar em si.

    Existe uma diversidade de matizes para conhecer e criar uma paleta inteligente. De forma barata e prática, algumas demãos de tinta transformam completamente os espaços, traduzindo a sua essência e despertando aquela vontade deliciosa de estar em casa no fim da tarde.

    Se você deseja abrir seu coração para o universo cromático, confira as dicas práticas que trouxemos a seguir sobre como aplicar as cores na decoração do seu lar!

    Conheça e analise o espaço

    É fundamental dedicar um tempo para conhecer o ambiente que você quer pintar. Não basta considerar apenas a cor do enxoval, por exemplo, sem analisar a posição da cama, da janela, do armário, da mesa de estudos e por aí vai.

    Ao querer várias cores para decoração, é necessário ter uma visão clara dos seguintes aspectos:

    • iluminação: a forte incidência de luz ou a falta dela alteram a percepção dos matizes no cômodo, que pode parecer amplo, limitado, alongado, setorizado, etc. Trabalhe bem a luminosidade para o ambiente receber as cores para casa de acordo com o que você deseja transmitir;
    • mobiliário existente: se você não está começando o décor do zero, lembre-se de considerar as peças que já tem. Uma maneira de simular como a paleta vai interagir no espaço é usar o Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor. Nele, você pode inserir uma foto do ambiente que será renovado e pintar com as opções do nosso leque para ter uma ideia do resultado.
    Crédito: Leila Viegas

    Descubra quais sensações você está buscando

    Cada cor provoca uma sensação. Na hora de refletir sobre o décor, feche os olhos e pense nas sensações que você deseja desfrutar ao entrar no ambiente que será transformado: conforto, alegria, tranquilidade e agitação, por exemplo.

    Esqueça a ideia de que ambientes megacoloridos sempre serão alegres, e os neutros sempre serão impessoais. Isso depende da sua percepção sobre como o azul, o verde, o lilás ou quaisquer outras cores de parede para cozinha, sala e demais áreas conversam com você e o seu estilo de vida.

    Para você se aprofundar nessa reflexão, vale dar uma olhada nesta matéria que publicamos com mais de cinco perguntas para facilitar a sua jornada de descoberta.

    Crédito: Lufe Gomes

    Não tenha medo de se jogar no colorido

    Quando o assunto são cores para decoração, vale deixar a jornada leve. Para isso, existem técnicas de combinação que nunca falham:

    • complementar: entre cores que estão posicionadas em sentidos opostos no círculo cromático, como amarelo e roxo. O resultado é contrastante e atemporal;
    • análoga: entre cores vizinhas no círculo cromático, como laranja e vermelho. São variações da mesma tonalidade, que desenham cenas equilibradas, formando tom sobre tom;
    • tríade: entre três cores equidistantes no círculo cromático, como verde, laranja e roxo, formando um tipo de triângulo. Esse conjunto é perfeito para uma decoração ousada e criativa;
    • monocromática: uma única cor em diferentes saturações, isto é, da pigmentação mais clara até a mais escura. Essa composição confere espaços elegantes e movimento visual, como o degradê.

    Se você está começando a se jogar nas cores, também vale conhecer a técnica 60-30-10. Ela consiste em dividir a paleta da decoração em porcentagens:

    • 60% das cores de sala moderna e outros ambientes, como paredes e piso, deve ser preenchido por uma cor base ou neutra;
    • 30% deve seguir uma paleta acentuada, aplicada nos móveis, nos estofados e nas tapeçarias;
    • 10% são destinados aos acessórios e aos objetos decorativos, podendo assumir uma versão mais vibrante.
    Crédito: Felco

    Inspire-se com referências

    Abrir-se para as cores para decoração é ativar o seu poder de observar a natureza, as obras de arte, a arquitetura, o urbano, o campo e tudo que está ao seu redor.

    As inspirações para a sua casa estão nos detalhes do seu dia a dia. Para acessá-las, deixe a sua intuição fluir, baseando-se em referências que ajudem a perder o medo de sair da zona de conforto.

    Dedicamos este espaço para quem procura por ideias e cores para decoração. No nosso blog, você encontra histórias que receberam nossas cores para quarto feminino ou masculino, cozinha, sala e outros ambientes, além de produtos e fotos que podem inspirar a sua próxima reforma!

    Crédito: Leila Viegas

    Use a nossa facilidade on-line gratuita

    Além de todas essas dicas, uma ajuda extra nunca é demais! O processo para escolher a tinta para parede não diz respeito somente às cores, pois cada uma possui especificações e benefícios.

    Com a nossa ferramenta Suvinil Descubra Sua Tinta, você encontra a melhor opção para a sua casa em apenas cinco passos. Nela, você entende quais pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher a tinta ideal para cada necessidade, deixando sua compra muito mais segura.

    Vamos adorar fazer parte da nova decoração da sua casa, com cheiro de tinta fresca e muita personalidade!

    Imagem de capa: Felco


    Tags Relacionadas

    cores
    decoração
    pintura

    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade