está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Cores ideais para a decoração de sala pequena!

Cores ideais para a decoração de sala pequena!

26/10/2023

Por Casa de Valentina

As cores podem mudar totalmente o ambiente. Ao pensar na decoração de sala pequena, a escolha das cores é ainda mais importante, uma vez que elas podem ser decisivas para ampliar ou reduzir visualmente a metragem, deixar o clima mais alegre ou mais monótono, integrar espaços e tantas outras variáveis.

Pensando nisso, nós, da Suvinil, resolvemos ir atrás do motivo das cores mudarem tanto o ambiente, trazendo algumas inspirações para a decoração de sala pequena e respondendo dúvidas: usar cores vibrantes ou não? Cores escuras diminuem o espaço? O que são as cores? Vamos lá!

Como usar as cores nas decorações?

A cor não é tangível: não dá para tocar, sentir ou cheirar. Na verdade, ela é uma sensação produzida pelo olho por meio do comprimento de faixas de onda. Isso gera a percepção de azul, vermelho, amarelo e o que é definido como colorido.

Na decoração de sala pequena e colorida, pode ser que haja pelo menos 10 cores diferentes, além de tons e subtons, mas tudo isso parte das 3 cores primárias: azul, amarelo e vermelho. A partir delas, são criadas as secundárias e, misturando primárias com secundárias, as terciárias. Apenas no nosso catálogo são mais de 2.000 tons para testar — uma verdadeira infinidade de tonalidades!

Cada cor tem particularidades que podem definir a decoração. As claras criam maior amplitude para a sala, deixando-a mais iluminada, por exemplo. Já as vibrantes destacam o ambiente e combinam perfeitamente com tons neutros, devido ao contraste. Os tons terrosos, chamados de acentuados e acolhedores, trazem aconchego e elegância ao lar.

imagem de ambiente representando decoração de sala pequena
Créditos: Ohma Desing

Quais cores escolher para decorar uma sala pequena?

Para inspirar a decoração de sala pequena simples, uma escolha certeira são as cores claras e suaves! Como foi dito, elas realmente “abrem” o ambiente. Isso porque refletem a luz com maior intensidade que outras. Para ter um efeito ainda maior, é uma boa ideia apostar em tons mais vibrantes e coloridos para o chão.

Além disso, caso sinta que o pé-direito é mais baixo do que você gostaria, é possível “aumentar” verticalmente a sala com as cores. Uma sala pequena decorada com paredes mais escuras e teto claro causa esse efeito. Para espaços mais estreitos, como corredores, a dica é pintar as paredes e o chão com a mesma cor.

As sensações das cores

Agora que explicamos quais tonalidades escolher para ampliar a sala, é importante definir qual é o sentimento que você deseja passar com a cor escolhida para a decoração. Sim, as cores transmitem sentimentos! Há até a teoria da psicologia das cores, que explica o que uma pessoa sente ao ver cada tonalidade.

É só reparar em uma sala vermelha: logo vem à mente força, intensidade e poder. Já uma sala azul pode trazer a sensação de paz, tranquilidade e segurança. Uma é calor; a outra, é frio.

Ideias de decoração para sala pequena

Para a decoração de uma sala de estar ou jantar pequena, recomendamos começar com as cores Água Doce, Nuvem de Papel e Espaço Lunar. São tonalidades claras, da família Brancas e Leves, ideais para espaços reduzidos justamente por contarem com bastante branco na composição e baixa intensidade. Essas características ajudam a refletir a luz do ambiente e iluminá-lo.

Já se você quer uma sala pequena, moderna e colorida, mas não tem tanto espaço para as cores vibrantes, vale dar uma olhada na família Claras e Suaves, com Rosa Secreto, Mousse de Maracujá, Seriguela e Lavanda. Ela segue as mesmas características da família Brancas e Leves, mas com maior saturação.

Vale lembrar que algumas cores ajudam a criar um ambiente mais intimista. Um pé-direito mais baixo, por exemplo, dá a sensação de aconchego a uma sala pequena simples. Você pode atingir esse resultado colorindo o teto com uma cor mais viva. Nesse caso, Barro Vermelho, Pote de Ouro, Crochê e Azul-Royal, da nossa linha de cores Intensas e Vibrantes, são ótimas escolhas!

imagem de ambiente representando a decoração de sala pequena
Créditos: ARQTAB

Decore sua sala e dê mais cores às suas histórias!

Se você adora repaginar os cômodos da casa e transformá-la completamente por meio das cores, não pode deixar de conferir nosso leque digital. Com milhares de tonalidades, é possível encontrar o tom ideal para a decoração de sala pequena.

Achou interessante! Não perca tempo! Navegue pelo site, confira todas as opções de cores no nosso catálogo, descubra a tinta ideal para sua pintura e coloque as mãos na massa!

Imagem de capa – Créditos: Ohma Desing


Tags Relacionadas

cores
decoração
sala

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade