está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Cores escuras: saiba como usá-las e veja 15 ideias para se inspirar

Cores escuras: saiba como usá-las e veja 15 ideias para se inspirar

  • Tags relacionados
  • Cores citadas

11 de junho de 2021 por Nádia Simonelli


Sabe aquela ideia de que tons escuros não podem ser usados em espaços pequenos? Esqueça isso! Tudo depende da sensação que você quer criar no espaço. Por exemplo, se você usar tons avermelhados numa sala compacta, o resultado vai ser uma atmosfera intimista e acolhedora. Agora, se fizer questão de que o ambiente pareça maior, vá para as cores claras.


Em geral, muita gente também acha que as cores escuras criam um clima pesado no ambiente. Outra ideia que deve ser deixada para trás. O segredo está em combinar o tom da parede com móveis, pisos e acessórios, criando sensação de profundidade. Para isso, escolha peças com tons mais claros, que se destacam na decoração. Se ficar em dúvida entre uma cor e outra, não deixe de testá-la na parede, antes de comprar o galão!


Os matizes escuros são ideais para criar espaços aconchegantes como se fossem ninhos, destacar uma parede ou ambiente e, ainda sim, ser leve. Quer ver como? Nós te mostramos a seguir!


Verdes intensos e fechados


Escrivaninha branca, com paredes pintadas na cor Plantação de Hortaliças Suvinil e decorações em branco e verde no ambiente.

Crédito: @deardesigner


Neste home office, as paredes verdes criaram um ambiente inspirador e calmo, ideal para o trabalho e para quem deseja manter a ansiedade bem longe. Os móveis e acessórios são quase todos brancos e fizeram um contraste que garante leveza para o espaço. No catálogo da Suvinil, a cor Plantação de Hortaliças é bem próxima a este tom.


Clima aconchegante do Quarto com portas de vidro, cama de madeira clara e parede pintada na cor Tartaruga Marinha Suvinil.

Crédito: @real_homes


Repare que neste quarto o pé-direito é bem alto, mas essa sensação de amplitude foi amenizada com a parede pintada de verde, numa versão bem fechada. O resultado é um clima aconchegante, complementado pela cama de madeira clara e as plantas ao redor. Para criar um visual como este, escolha a cor Tartaruga Marinha.


Ambiente com plantas e janela branca, paredes pintadas na cor Acampamento na Selva Suvinil e objetos de decoração brancos.

Crédito: @odami.team


Aqui, uma ideia inusitada: a varanda foi toda pintada de verde-escuro, inclusive o teto. A ideia do arquiteto que elaborou o projeto foi criar um ninho de sossego para os moradores. Gostou da ideia? Aposte na cor Acampamento na Selva para fazer igual.


Cozinha com móveis em madeira escura e meia-parede na cor Bosque Iluminado Suvinil, e a inferior em granito.

Crédito: @devolkitchens


Um décor elegante toma conta desta cozinha, que tem revestimentos frios só na parte da área molhada. No restante, as paredes foram pintadas com um verde acinzentado, que sobe até o teto, envelopando o espaço. O contraste com a madeira natural deixa tudo ainda mais sofisticado. A cor Bosque Iluminado é bem próxima a esta.


Cozinha com bancada branca e cinza, rica em detalhes. Parede em tom de verde musgo, na cor Paisagem Grega Suvinil.

Crédito: @vtwonen


Outra cozinha com um verde acinzentado, mas em uma versão mais despojada. Combinado com branco, o tom remete aos elementos naturais e cria um contraste delicado no ambiente. Para copiar esta ideia, aposte na cor Paisagem Grega!


Cinzas e preto


Quarto com cama de casal, paredes pintadas em preto, na cor Carvão Suvinil. Objetos e plantas completam o ambiente.

Crédito: @secretlinenstore


Neste quarto, um cinza bem escuro sobe pela parede até mais da metade da altura, dividindo espaço com o branco. Essa dupla contrastante é o fundo perfeito para uma roupa de cama clara composta de vários tons azuis. A cor Carvão pode ser uma boa para fazer uma pintura assim.


Sala de estar com sofá e mesa de centro pretos, objetos de decoração e paredes pintadas em cinza claro, cor Brasão Suvinil.

Crédito: @fermliving


Você já pensou em combinar cinza e azul escuro? Esta sala prova que essas duas cores podem ser uma dupla elegante. Para não criar um visual chapado, aposte na gradação dos tons e crie profundidade. Repare que o cinza é um pouco mais claro que o azul do sofá. No portfólio da Suvinil, procure pela cor Brasão, que é bem parecida com esta da foto.


Home office com escrivaninha, cadeira em madeira, objetos de decoração em preto e parede na cor Rua das Pedras Suvinil.

Crédito: Getty Images


Para quem prefere um visual mais neutro no home office, que tal apostar em uma parede cinza? Repare que o tom escolhido é escuro, mas o ambiente permaneceu leve por causa do mobiliário e do piso de madeira clara. Se você quiser essa cor para o seu escritório, vá de Rua das Pedras.


Cozinha com paredes na cor Preto Absoluto Suvinil, balcões pintados em cor-de-rosa e mesa de madeira clara.

Crédito: @peterfehrentz


As cozinhas pretas viraram um hit na decoração e se esse é o seu desejo, saiba que o truque para deixar o ambiente ainda mais estiloso é variar as texturas. Neste ambiente, o preto vem da pintura e dos revestimentos cerâmicos, chegando à marcenaria. Para contrastar, um charmoso gabinete pink. No catálogo da Suvinil, a cor Preto Absoluto é o tom ideal para criar um visual assim.


Quarto infantil com paredes na cor Cinza Fechado Suvinil, berço cinza escuro e decorações em madeira e cores claras.

Crédito: Getty Images


Já pensou em usar uma cor escura no quarto do bebê? Se você quer criar uma decoração atemporal e genderless, essa pode ser uma boa ideia! Neste quarto, o berço e a parede são da mesma cor, contrastando com o piso e os outros móveis. Para fazer igual, escolha Cinza Fechado no leque de cores da Suvinil.


Sala com paredes em tom de cinza escuro, na cor Estanho Suvinil. Detalhe para o teto branco e decorações em cores claras.

Crédito: Getty Images


Se você quer usar uma cor escura na parede, mas tem medo de ousar, uma boa saída é combiná-la com o teto branco. Nesta sala, o cinza azulado ficou em harmonia com o restante do espaço, sem pesar. A cor Estanho é uma boa pedida para conseguir um efeito como este!


Avermelhados


Hall de entrada em tom escuro com paredes na cor Vermelho Cereja Suvinil, um cabideiro e decorações em marrom.

Crédito: @mandarinstoneofficial


Que tal pintar o hall de entrada de vermelho? Aqui, paredes e teto foram pintados do mesmo tom criando uma caixa aconchegante. O tom mais fechado, combinado com o piso estampado, deixou a decoração personalíssima e elegante. Aposte na cor Vermelho Cereja para fazer igual!


Quarto de casal com detalhes em tons de cinza, parede na cor Desejo Suvinil e objetos de decoração em dourado.

Crédito: Getty Images


No quarto, a cor vermelha é capaz de criar um clima de intimidade e aconchego. Mas, é bom escolher um tom mais fechado para evitar uma sensação estimulante. A cor Desejo é ideal para isso.


Azuis


Parede da sala de jantar na cor Sombra Azul Suvinil e mesa com decorações de madeira. Ao fundo, painel colorido abstrato.

Crédito: @gcgarchitectes


As cores escuras são capazes de compor decorações muito estilosas, como nesta sala de jantar. Um azul intenso recobre as paredes, o teto e as janelas. O resultado é um visual ousado e leve. A cor Sombra Azul é bem próxima a este tom.


Cozinha com mesa de madeira clara, meia parede na cor Luau Suvinil e superior branca. Objetos de decoração destacados.

Crédito: @anniesloanhome


Se a ideia é fazer uma parede meio a meio, usar uma cor escura, contrastando com uma clara, pode criar um belo efeito. Aqui, o azul-marinho foi o tom escolhido e inspirou a estampa do piso. Escolha a cor Luau para fazer igual!


Na hora de se inspirar, não limite as suas referências. Explore as nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos e vídeos cheios de histórias e cores!


Instagram: @tintas_suvinil

Youtube: TintasSuvinil

Pinterest: TintasSuvinil