11 de junho de 2021 por Nádia Simonelli
Sabe aquela ideia de que tons escuros não podem ser usados em espaços pequenos? Esqueça isso! Tudo depende da sensação que você quer criar no espaço. Por exemplo, se você usar tons avermelhados numa sala compacta, o resultado vai ser uma atmosfera intimista e acolhedora. Agora, se fizer questão de que o ambiente pareça maior, vá para as cores claras.
Em geral, muita gente também acha que as cores escuras criam um clima pesado no ambiente. Outra ideia que deve ser deixada para trás. O segredo está em combinar o tom da parede com móveis, pisos e acessórios, criando sensação de profundidade. Para isso, escolha peças com tons mais claros, que se destacam na decoração. Se ficar em dúvida entre uma cor e outra, não deixe de testá-la na parede, antes de comprar o galão!
Os matizes escuros são ideais para criar espaços aconchegantes como se fossem ninhos, destacar uma parede ou ambiente e, ainda sim, ser leve. Quer ver como? Nós te mostramos a seguir!
Verdes intensos e fechados

Crédito: @deardesigner
Neste home office, as paredes verdes criaram um ambiente inspirador e calmo, ideal para o trabalho e para quem deseja manter a ansiedade bem longe. Os móveis e acessórios são quase todos brancos e fizeram um contraste que garante leveza para o espaço. No catálogo da Suvinil, a cor Plantação de Hortaliças é bem próxima a este tom.

Crédito: @real_homes
Repare que neste quarto o pé-direito é bem alto, mas essa sensação de amplitude foi amenizada com a parede pintada de verde, numa versão bem fechada. O resultado é um clima aconchegante, complementado pela cama de madeira clara e as plantas ao redor. Para criar um visual como este, escolha a cor Tartaruga Marinha.

Crédito: @odami.team
Aqui, uma ideia inusitada: a varanda foi toda pintada de verde-escuro, inclusive o teto. A ideia do arquiteto que elaborou o projeto foi criar um ninho de sossego para os moradores. Gostou da ideia? Aposte na cor Acampamento na Selva para fazer igual.

Crédito: @devolkitchens
Um décor elegante toma conta desta cozinha, que tem revestimentos frios só na parte da área molhada. No restante, as paredes foram pintadas com um verde acinzentado, que sobe até o teto, envelopando o espaço. O contraste com a madeira natural deixa tudo ainda mais sofisticado. A cor Bosque Iluminado é bem próxima a esta.

Crédito: @vtwonen
Outra cozinha com um verde acinzentado, mas em uma versão mais despojada. Combinado com branco, o tom remete aos elementos naturais e cria um contraste delicado no ambiente. Para copiar esta ideia, aposte na cor Paisagem Grega!
Cinzas e preto

Crédito: @secretlinenstore
Neste quarto, um cinza bem escuro sobe pela parede até mais da metade da altura, dividindo espaço com o branco. Essa dupla contrastante é o fundo perfeito para uma roupa de cama clara composta de vários tons azuis. A cor Carvão pode ser uma boa para fazer uma pintura assim.

Crédito: @fermliving
Você já pensou em combinar cinza e azul escuro? Esta sala prova que essas duas cores podem ser uma dupla elegante. Para não criar um visual chapado, aposte na gradação dos tons e crie profundidade. Repare que o cinza é um pouco mais claro que o azul do sofá. No portfólio da Suvinil, procure pela cor Brasão, que é bem parecida com esta da foto.

Crédito: Getty Images
Para quem prefere um visual mais neutro no home office, que tal apostar em uma parede cinza? Repare que o tom escolhido é escuro, mas o ambiente permaneceu leve por causa do mobiliário e do piso de madeira clara. Se você quiser essa cor para o seu escritório, vá de Rua das Pedras.

Crédito: @peterfehrentz
As cozinhas pretas viraram um hit na decoração e se esse é o seu desejo, saiba que o truque para deixar o ambiente ainda mais estiloso é variar as texturas. Neste ambiente, o preto vem da pintura e dos revestimentos cerâmicos, chegando à marcenaria. Para contrastar, um charmoso gabinete pink. No catálogo da Suvinil, a cor Preto Absoluto é o tom ideal para criar um visual assim.

Crédito: Getty Images
Já pensou em usar uma cor escura no quarto do bebê? Se você quer criar uma decoração atemporal e genderless, essa pode ser uma boa ideia! Neste quarto, o berço e a parede são da mesma cor, contrastando com o piso e os outros móveis. Para fazer igual, escolha Cinza Fechado no leque de cores da Suvinil.

Crédito: Getty Images
Se você quer usar uma cor escura na parede, mas tem medo de ousar, uma boa saída é combiná-la com o teto branco. Nesta sala, o cinza azulado ficou em harmonia com o restante do espaço, sem pesar. A cor Estanho é uma boa pedida para conseguir um efeito como este!
Avermelhados

Crédito: @mandarinstoneofficial
Que tal pintar o hall de entrada de vermelho? Aqui, paredes e teto foram pintados do mesmo tom criando uma caixa aconchegante. O tom mais fechado, combinado com o piso estampado, deixou a decoração personalíssima e elegante. Aposte na cor Vermelho Cereja para fazer igual!

Crédito: Getty Images
No quarto, a cor vermelha é capaz de criar um clima de intimidade e aconchego. Mas, é bom escolher um tom mais fechado para evitar uma sensação estimulante. A cor Desejo é ideal para isso.
Azuis

Crédito: @gcgarchitectes
As cores escuras são capazes de compor decorações muito estilosas, como nesta sala de jantar. Um azul intenso recobre as paredes, o teto e as janelas. O resultado é um visual ousado e leve. A cor Sombra Azul é bem próxima a este tom.

Crédito: @anniesloanhome
Se a ideia é fazer uma parede meio a meio, usar uma cor escura, contrastando com uma clara, pode criar um belo efeito. Aqui, o azul-marinho foi o tom escolhido e inspirou a estampa do piso. Escolha a cor Luau para fazer igual!
Na hora de se inspirar, não limite as suas referências. Explore as nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos e vídeos cheios de histórias e cores!
Instagram: @tintas_suvinil
Youtube: TintasSuvinil
Pinterest: TintasSuvinil