está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Cores para parede: 7 dicas para facilitar a sua decisão!

27/03/2024

    Vai decorar ou reformar sua casa, mas está em dúvida sobre as cores para parede? Filtrar as opções e montar a paleta ideal para cada cômodo pode ajudar bastante.

    Cada morador tem o próprio estilo e as próprias preferências, que devem ser levados em conta na hora de escolher entre as tonalidades. Para isso, é possível seguir alguns passos, trilhando uma jornada de inspiração e autoconhecimento.

    Preparamos um conteúdo exclusivo com sete dicas práticas para facilitar a sua escolha das cores para parede. Achou interessante? Continue a leitura e fique por dentro!

    Créditos: Matheus Ilt

    1) Escolha entre os matizes

    O primeiro passo para escolher as cores de tinta para as paredes da sua casa é definir um matiz para cada área, ou seja, a cor principal ou o tom predominante que você deseja utilizar. Ele servirá como base para a seleção dos demais e influenciará diretamente a atmosfera dos ambientes.

    É possível encontrar uma variedade de tons em um matiz, indo dos mais claros aos mais escuros, de acordo com a saturação e o contraste. Em nosso Leque de Cores, você encontra:

    • Amarelos;
    • Laranjas;
    • Vermelhos & Rosas;
    • Violetas;
    • Azuis;
    • Azuis-Esverdeados;
    • Verdes;
    • Verdes-Amarelados;
    • Cinzas;
    • Beges & Marrons.

    2) Defina a luminosidade

    A luminosidade influencia diretamente a percepção e a atmosfera do ambiente. Essa característica refere-se à capacidade das cores refletirem ou absorverem a luz que incide sobre elas.

    Cores claras tendem a refletir mais luz, criando maior sensação de frescor e amplitude nos espaços, enquanto as vibrantes adicionam vivacidade e dinamismo. Já as escuras absorvem mais luz, proporcionando uma atmosfera aconchegante e intimista.

    As melhores cores de tinta para parede externa estão relacionadas ao clima do país. No Brasil, por exemplo, há grande incidência de luz do sol, o que pode fazer com que as opções claras fiquem ainda mais sutis, enquanto as vibrantes fiquem mais intensas. Vale considerar isso na hora de montar a paleta.

    Considere o acabamento da tinta

    O acabamento da tinta para pintura das paredes também influencia a luminosidade. Em geral, opções brilhantes, como semi-brilho ou acetinado, tendem a refletir a luz, destacando a tonalidade e a superfície, enquanto o fosco absorve a luz, conferindo suavidade e disfarçando imperfeições.

    Créditos: Matheus Ilt

    3) Pense nas sensações que deseja transmitir

    Escolheu a cor principal e definiu a luminosidade? Então, é hora de pensar nas sensações que você deseja transmitir aos ambientes. Segundo a psicologia das cores, cada tonalidade pode evocar diferentes sentimentos, influenciando o humor dos moradores e a essência do espaço.

    Quer garantir uma decoração que expresse tranquilidade em áreas de descanso, como quarto ou sala de estar? Opte por tons leves e relaxantes, como Conforto ou Trigo. Se você busca por variações estimulantes para a cozinha ou o escritório, considere tons energizantes, como Amarelo-Bandeira ou Cobertura de Laranja.

    4) Baseie-se em estilos de decoração

    Uma dica valiosa sobre as cores para pintar parede é buscar por inspirações. Para isso, vale explorar os principais estilos de decoração e identificar quais características assemelham-se às suas preferências pessoais.

    Por exemplo, se você gosta de uma atmosfera mais moderna e clean, o estilo minimalista pode ser uma excelente proposta para sua decoração, com paredes cinzas, brancas ou beges. Por outro lado, se você curte algo mais vibrante e despojado, com cores como turquesa, laranja e rosa, o estilo boho pode dar conta do recado.

    5) Alinhe a decisão aos móveis e aos objetos decorativos

    As cores interagem entre si. Quando bem coordenadas, podem criar um ambiente coeso e equilibrado visualmente. Por isso, alinhar a escolha das cores para parede com os móveis e os objetos decorativos garante uma decoração mais harmoniosa.

    Por exemplo, se seu sofá é marrom escuro, opte por uma cor de tinta para sala mais clara para equilibrar a decoração e evitar que o ambiente pareça sobrecarregado. Da mesma forma, se os móveis têm cores sutis, as paredes podem ser pintadas em tons semelhantes, para criar uma unidade visual, ou mais vibrantes, para criar contraste no ambiente, e vice-versa.

    6) Use o círculo cromático para as combinações

    Se você pretende investir em mais de uma cor na sua decoração, o círculo cromático pode ser um grande aliado para facilitar a combinação. A ferramenta reúne e organiza todas as tonalidades conforme a harmonia e o contraste, demonstrando como podem interagir juntas:

    • complementares: cores diretamente opostas uma a outra, oferecendo contraste vibrante;
    • análogas: cores próximas uma da outra, criando harmonia suave e transição natural;
    • monocromáticas: mesma cor, variando apenas em intensidade ou luminosidade, proporcionando aparência uniforme e coesa;
    • tríades: conjuntos de três cores equidistantes, que oferecem contraste equilibrado e variedade visual.

    7) Conte com ferramentas para filtrar e testar os tons

    Você seguiu todas as dicas acima, mas ainda não conseguiu decidir as cores para parede? Não se preocupe! Em nosso site, você encontra ferramentas para facilitar a decisão. Veja!

    Guia de Escolha de Cores

    O Guia de Escolha de Cores reúne todas as tonalidades do nosso leque para você filtrar pelo matiz, pela luminosidade e pela sensação desejada para o ambiente. Assim, fica muito mais fácil montar a paleta ideal!

    Suvinil Teste Sua Cor

    Se você já tem em mente as cores de tintas para pintar a casa por fora ou por dentro, mas ainda não tem muita certeza, oferecemos o Aplicativo Teste sua Cor, o Adesivo Suvinil Teste Sua Cor e a Tinta Suvinil Teste Sua Cor. Essas ferramentas permitem visualizar a decoração antes de realizar a pintura, garantindo uma decisão mais assertiva.

    Créditos: Histórias de Casa

    Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!

    Gostou do conteúdo e já escolheu suas cores para parede? Em nossa loja on-line, você encontra tudo o que precisa para tirar suas ideias do papel, incluindo tintas para parede, metal, madeira e outras superfícies.

    Caso precise, contamos com o serviço Suvinil Encontre Seu Pintor, que reúne nossos pintores e pintoras parceiras. Por meio dele, você pode solicitar um orçamento para transformar seu projeto em realidade com muita praticidade. Conheça!

    Imagem de capa: Felco


    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade