está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Como fazer textura na parede: tipos e dicas para aplicação

Como fazer textura na parede: tipos e dicas para aplicação

19/07/2023

  • Produtos citados

Quer descobrir como fazer textura na parede e garantir ainda mais personalidade para os cômodos da sua casa? Que tal conhecer os principais tipos e aprender a aplicá-los? 

 

Indicada para ambientes internos e externos, a textura pode ser feita com rolo e tinta (para cobertura) ou massa para efeitos e espátula (para relevo), dando um charme especial aos espaços. Além de embelezar, as técnicas ajudam a disfarçar imperfeições na superfície e podem impedir problemas de infiltração, dependendo do material.

 

Para você aprender como fazer textura na parede, preparamos este artigo com os principais tipos e dicas de aplicação. Vem com a gente e confira! 

Preparação

Antes de descobrir como fazer textura na parede, é importante saber como preparar o ambiente e a superfície para a aplicação. Para começar, lembre-se de proteger móveis, objetos, chão, janelas, portas, tomadas e demais áreas com papelão e fita crepe. 

 

Certifique-se de que a parede esteja livre de patologias (mofo, infiltrações, entre outras). Lixe e uniformize com um preparador indicado para o produto que será aplicado. Limpe a superfície e faça a textura escolhida. Conheça os principais tipos a seguir! 

Textura riscada

Normalmente, quem pergunta como aplicar textura na parede deseja alcançar o efeito riscado. Esse aspecto é obtido pela aplicação de uma solução com grãos de quartzo ou demais cristais que conferem um visual sofisticado e moderno. 

 

A aplicação é feita com auxílio de uma espátula e massa para efeitos. Para a cobertura, é necessário dispor uma camada de 3 mm do produto na superfície. Com uma escova para efeito de pintura, faça os riscos cuidadosamente no sentido vertical. Você pode garantir esse resultado com a Suvinil Efeito Rústico. 

Textura espatulada

A textura espatulada traz um efeito 3D obtido às superfícies, com o auxílio de uma desempenadeira de aço. Indicada para paredes lisas ou granuladas, a aplicação garante um visual diferenciado. 

 

A técnica requer o uso de massa para efeito. Durante a cobertura, ela deve ser disposta na superfície de maneira uniforme. Para seguir o padrão, é recomendável aplicá-la cuidadosamente com movimentos harmônicos. A Suvinil Efeito Suave é o produto indicado para isso.

Textura com chapisco

O chapiscado também é um efeito que faz com que muitos perguntem como fazer textura com massa corrida na parede. Ideal para fachadas, áreas ao ar livre e paredes internas, a técnica é feita com um rolo texturizado (usado para diferentes padrões e estampas).  

 

Para obtê-lo, você pode investir na Suvinil Efeito Suave, aplicando uma camada bem fina e uniforme sobre uma parte da superfície. Com a solução ainda úmida, faça movimentos verticais com o rolo até garantir a aparência desejada. 

Textura com ranhuras

A textura com ranhuras é uma ótima aposta para quem deseja garantir uma aparência diferenciada para as paredes de casa. O efeito pode ser feito em forma  de ondas, meia-luas, listras e muito mais. 

 

É possível obtê-lo com a Suvinil Efeito Suave, aplicada com rolo ou desempenadeira de aço e estilizada com a ajuda de uma espátula de plástico com dentes. Para obter um aspecto harmonioso, a dica é fazer a cobertura de maneira uniforme, com movimentos suaves.  

Cuidados 

Para a aplicação da textura escolhida, lembre-se de seguir as instruções da embalagem do produto a respeito da diluição, das demãos e do tempo de secagem. Esses fatores interferem diretamente no resultado, na aderência e na durabilidade da cobertura. 

Conheça a nossa linha de texturas!

como fazer textura na parede - imagem de parede azul

Agora que você já conhece os principais tipos e sabe como fazer textura na parede, que tal conhecer a linha de efeitos disponível no nosso catálogo? Confira as opções e escolha sua favorita! 

Suvinil Efeito Suave

Feita com grãos finos, a Suvinil Efeito Suave é fácil de aplicar e pode ser utilizada para obter diferentes texturas. Funcional, o produto é indicado para superfícies de alvenaria no geral, em ambientes internos e externos.

 

Disponível em mais de 2.000 cores encontradas em nosso leque, a composição ajuda a disfarçar pequenas imperfeições. Fora isso, possui secagem rápida, excelente aderência e alta durabilidade. 

Suvinil Efeito Rústico

A Suvinil Efeito Rústico conta com grãos mais grossos na composição, garantindo um efeito mais robusto nas superfícies. Também indicado para paredes de alvenaria, em ambientes internos e externos, o produto apresenta alta durabilidade, aderindo bem aos espaços. 

 

Indo muito além da aparência, a fórmula conta com uma tecnologia inovadora que repele água e previne infiltrações. Tudo isso é encontrado em mais de 2.000 cores obtidas por meio do nosso sistema exclusivo.

Suvinil Efeito Granulado 

Se a ideia é obter um efeito marcante e estiloso nas paredes do cômodo, a Suvinil Efeito Granulado é uma ótima alternativa. Indicada para alvenaria, em ambientes externos e internos, a fórmula conta com grãos médios que criam uma camada resistente e durável sobre a superfície, capaz de repelir água. 

 

Dando um toque de requinte aos ambientes, o produto é fácil de aplicar e oferece excelente aderência. A composição também está disponível em mais de 2.000 cores. 

Suvinil Efeito Brilho

Também feita com grãos médios, a Suvinil Efeito Brilho é ideal para quem busca por sofisticação e delicadeza. Encontrada em seis cores do nosso leque, a composição conta com cristais que reforçam o acabamento brilhante. 

 

Unindo resistência e alta aderência, o produto é fácil de aplicar e ajuda a prevenir infiltrações, repelindo água. Além de proteger, a fórmula disfarça pequenas imperfeições.

Dê mais cores às suas histórias com a gente!

Gostou do conteúdo e já sabe como fazer textura na parede? Então, o que está esperando para colocar as mãos na massa e dar ainda mais cor para suas histórias? Visite nosso catálogo e garanta tudo o que precisa!