Após a finalização da pintura, vem o momento de arrumar a bagunça, limpar o ambiente e colocar tudo nos devidos lugares e pensar no que fazer com os produtos utilizados. É comum se perguntar como descartar tinta.
Fazer o descarte de tintas de forma correta é importante para o meio ambiente, além de evitar desperdícios desnecessários para o processo de pintura. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o guia!
Afinal, qual é a importância do descarte correto de tintas?
O descarte correto de restos de tintas gera impactos muito positivos para o meio ambiente. Assim como vernizes e solventes, esses produtos são formulados com alguns materiais químicos, que podem agredir a saúde das pessoas e da natureza.
Com o descarte incorreto das tintas, as soluções são absorvidas pelo solo e até atingem águas subterrâneas, causando a contaminação. Onde não há tratamento de esgoto, por exemplo, os compostos podem parar em locais que não deveriam ter contato com eles.
Outro detalhe é que aprender como descartar tinta corretamente evita gases e até explosões. Isso acontece porque produtos feitos à base de solvente têm compostos voláteis. Dependendo da quantidade, podem gerar as consequências citadas.
Como descartar tinta: base água x base solvente
Ao fazer uma pintura, você pode usar tintas à base de água ou solvente. Existem algumas diferenças importantes entre elas, como o fator ecológico e a higienização das ferramentas utilizadas. Por esse motivo, os descartes também seguem processos diferenciados.
Base água
Como o próprio nome sugere, a tinta à base de água é composta pelo líquido. Essa opção é sustentável, já que a diluição também é feita com água. Por ser menos agressiva ao meio ambiente, ela pode ser descartada em ralos, tanques e vasos sanitários.
Porém, existe um detalhe: é necessário ter tratamento de esgoto na região para evitar que o composto chegue aos rios e aos córregos. Na ausência de um local apropriado, o descarte é feito de maneira similar às tintas com base solvente. Em nenhuma hipótese, ele deve acontecer em bueiros, bocas-de-lobo e solo.
Base solvente
O solvente não é solúvel em água. Por isso, é necessário esperar a secagem do material até virar algo sólido. Em pequenas quantidades, deixe a lata aberta para a solidificação. Adicione areia ou serragem para acelerar o processo.
Como descartar o resto de tinta solidificada? Após a secagem, utilize uma espátula para remover todo o material. Enrole-o em um jornal e descarte junto aos rejeitos encaminhados ao aterro sanitário.

O que fazer com as latas?
Uma dúvida comum sobre como descartar tinta é o que fazer com as latas. Normalmente, elas são feitas em aço, um material que pode ser 100% reciclado. Nossa logística reversa pode ajudar.
A iniciativa com nossos parceiros foi idealizada pensando no descarte correto de latas vazias ou com sobras de tinta. Você pode deixar baldes plásticos, aerossóis ou latas de alumínio vazias diretamente em uma loja de revenda parceira.
Se houver restos de tinta, não precisa diluir ou retirar o conteúdo da lata. Na loja, o vendedor guarda o material em um tambor identificado e agenda a coleta. Depois, ele é encaminhado para a triagem, podendo ser doado para projetos parceiros ou descartado corretamente. As embalagens são encaminhadas para recicladores para virarem novos materiais.
Na nossa página sobre a iniciativa, você consulta as lojas parceiras de acordo com a sua cidade. A Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) também disponibiliza uma lista de lugares para o descarte:
- área de transbordo e triagem (ATT) autorizada pela prefeitura;
- pontos de entrega voluntária (PEVs);
- cooperativas de catadores de materiais recicláveis;
- sucateiros legalizados.
Evitando desperdícios: 3 dicas para impedir as sobras
Agora que você já sabe como descartar tinta que sobrou, está na hora de aprender como evitar as sobras. Assim, fica mais fácil ajudar o meio ambiente e até economizar uma graninha.
1) Calcule a quantidade de tinta antes de comprá-la
A melhor maneira de evitar desperdícios é fazer o cálculo correto e preciso da quantidade de tinta necessária para o seu ambiente. Para saber isso, tire as medidas da área pintada e consulte o rendimento da solução por m². Para ainda mais facilidade, use a nossa Calculadora de Tinta, disponível na página de todos os nossos produtos.
2) Doe para alguém que precisa
A nossa iniciativa também trabalha com a doação da sobra de tinta, mas você mesmo pode fazer isso. Pergunte se alguns vizinhos, familiares e amigos precisam revitalizar algum espaço e doe o produto para eles. Até as instituições podem precisar do material nas condições adequadas para o uso.
3) Misture as sobras
Outra alternativa é misturar as sobras com outras soluções para obter um tom de cinza ou concreto. Assim, você reaproveita essa combinação em outras áreas. A Abrafati alerta para “não juntar uma tinta à base de água com outra à base de solvente” porque “só produtos do mesmo tipo e com as mesmas características podem ser misturados”.
Suvinil: facilidade para todas as pinturas!
Agora, você já sabe como fazer o descarte de latas de tintas vazias ou com sobras. Após conferir este conteúdo, que tal acessar nosso catálogo e encontrar o produto que mais combina com a sua pintura?
Mesmo sabendo como descartar tinta, você precisa de ajuda com a sua pintura? Acesse a página Suvinil Encontre Seu Pintor. Nela, é possível descobrir profissionais com base na sua localização. Confira!
Fontes consultadas:
ECYCLE, Equipe. ECycle, [S. l.], p. 1. Disponível em: Como fazer descarte de tinta. Acesso em: 28 set. 2022.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE TINTA (Brasil). Sustentabilidade: O que fazemos. [S. l.]. Disponível em: Resíduos Sólidos. Acesso em: 28 set. 2022.