está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Qual tinta certa para paredes e outras superfícies

Qual tinta certa para paredes e outras superfícies

Descubra os principais fatores que podem influenciar em uma boa pintura. Entre e confira estas dicas para ajudar na escolha da melhor tinta!

Por Suvinil

  • Tags relacionados
  • Produtos citados

Os fatores que podem influenciar na escolha da tinta são cruciais para uma boa pintura.

Dizemos isso, porque existem alguns fatores que podem influenciar de forma direta no produto Suvinil que você deve escolher, mudando bastante de um exemplo para outro, como escolher tintas para ambientes externos ou então, para ambientes internos.

A melhor tinta para pintar parede é, portanto, aquela que mais se adequa a necessidade do momento: o tipo de material que será pintado, o acabamento desejado, entre outros detalhes.

Então, como escolher a tinta de parede? Neste conteúdo, reunimos os fatores que podem influenciar na escolha da tinta, para que você tome uma decisão da forma mais direcionada e correta possível. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

Neste artigo falaremos sobre

  • Fatores que podem influenciar na escolha da tinta: conheça os 4 principais fatores que podem influenciar na escolha do produto Suvinil;
  • Tipo de superfície: o tipo de tinta vai mudar dependendo de qual superfície você vai pintar;
  • Acabamento: o acabamento varia de acordo com cada produto;
  • Área que será pintada: a tinta se a pintura for interna ou externa, afinal, existem tintas específicas para áreas externas;
  • Lavabilidade: existem tintas que são mais fáceis de limpar que outras, como a linha de Tintas Suvinil Limpeza Total.

Fatores que podem influenciar na escolha da tinta

Mulher com expressão de felicidade ao começar a pintura com a tinta Suvinil na sala do apartamento | Escolha o produto ideal para a superfície que será pintada
Créditos: GettyImages

 

Como mencionado logo acima, os fatores que podem influenciar na escolha da tinta diretamente são quatro: o tipo de superfície, o acabamento que a tinta pode proporcionar, a área que será pintada e o potencial de lavabilidade. Explicamos melhor abaixo:

  1. Escolha o produto ideal para a superfície que será pintada

O tipo de tinta vai mudar dependendo de qual superfície e acabamento você vai utilizar para pintar. Por exemplo, para uma parede com maiores imperfeições, o ideal seria utilizar uma tinta fosca, pois esse acabamento ajuda a disfarçar as imperfeições da parede.

Tinta ideal para paredes e tetos

O recomendado é utilizar a tinta acrílica e para ajudar, saiba que a Suvinil possui um portfólio extenso com diversos produtos, com diferentes acabamentos e tecnologias para você escolher conforme a sua necessidade. Confira o nosso catálogo de produtos e encontre a tinta perfeita para sua casa!

Tinta ideal para madeiras e metais

Neste caso, você deve usar a tinta esmalte. Essas tintas são específicas para pintar e dar cor para esses tipos de superfícies. Nas opções de esmaltes da Suvinil, temos o esmalte base água, que é o Suvinil Esmalte Seca Rápido, que seca em 30 minutos ao toque. Ele é fácil de aplicar, pode ser diluído com água e a cor branca não amarela.

Não quer colorir? Sem problema, há também opções variadas de verniz que ajudam a embelezar a madeira e manter o seu aspecto natural. A Suvinil tem uma linha completa de vernizes, divididos por tempo de duração da pintura. Assim você pode escolher o que melhor se enquadrar na sua necessidade.

Tinta para pintar pisos em geral

Para pisos em geral como calçadas, quadras, escadas, quintais, garagens, entre outros, temos a Suvinil Pisos disponível em diversas cores prontas para você escolher. 

Tinta para pintar azulejos e outras superfícies

Está afim de renovar a beleza da sua casa pintando azulejos? Neste caso nós temos o Suvinil Multisuperficies, que é o produto certo para azulejos e superfícies vítreas em geral, com exceção de aplicação em box de banheiro.

Esse produto também é indicado para outras superfícies como pastilha, vidro, MDF e alvenaria. Ainda não encontrou o produto para a superfície que precisa? Então acesse nosso catálogo: https://www.suvinil.com.br/produtos/parede.

  1. Acabamento da tinta

O acabamento varia de acordo com cada produto, mas pode ser diferenciado entre três principais tipos: o acabamento semi-brilho, acabamento acetinado e acabamento fosco. Explicamos abaixo como cada um funciona:

 

 a)     O que é acabamento semi-brilho?

O acabamento semi-brilho é o que deixa a superfície pintada brilhante e lisa. Esse acabamento dá maior intensidade e brilho nas cores, ou seja, as cores ficam marcantes e vivas. Com esse acabamento sujeira não é problema, você limpa e a tinta permanece intacta. Isso porque quanto mais brilho uma tinta possui, mais lisa ela vai ficar e quanto mais lisa uma superfície, mais difícil é para a sujeira aderir. 

  • Dica Suvinil: para manter o brilho nas paredes por mais tempo e ter facilidade na hora de limpar, use a tinta Suvinil toque de Luz em sua casa. Outra dica interessante é aplicá-lo em regiões que sujam bastante, já que é uma tinta fácil de ser limpa: muros, áreas com muita circulação de pessoas, em cozinhas perto de fogões, bancadas, etc.

 

b)     O que é acabamento acetinado?

O acabamento acetinado possui um leve toque de brilho e é reconhecido pela sofisticação que proporciona para os ambientes. Esse acabamento deixa suas paredes parecidas com uma seda e por conta disso também traz facilidade na hora de limpar as paredes.

  • Dica Suvinil: para dar um toque de sofisticação e ter facilidade na hora de limpar, use a tinta Suvinil Toque de Seda na sua casa. Outra dica interessante: essa tinta é indicada para pintar com cores mais intensas e escuras evitando possíveis manchas brancas que podem surgir com o contato de móveis ou pessoas com a parede.
  •  

c)     O que é acabamento fosco?

O acabamento fosco não tem brilho, e por isso, disfarça as imperfeições da parede. Sabe aquelas pequenas ondulações que as paredes geralmente têm? Então, por não ter brilho, o acabamento fosco deixa essas imperfeições e ondulações menos aparentes. O que não acontece com o acabamento semi-brilho e acetinado, que por terem mais brilho, destacam mais essas imperfeições ao invés de disfarçarem O Acabamento fosco também conta uma cobertura incrível: com duas demãos - na maioria das vezes - sua pintura está pronta.

  • Dica Suvinil: para disfarçar imperfeições e ousar nas cores, aposte na tinta Suvinil Fosco Completo para aplicar na sua casa. Outra dica interessante: use essa tinta   para pintar com cores médias e claras.
  1. Área que será pintada (interna ou externa)

    Homem apoiando na escada, dando vida a parede da sua casa com tinta suvinil em tom de laranja | Ambiente da área está repleto de plantas na parede e no chão
    Créditos: GettyImages

     

    Um dos principais fatores que podem influenciar na escolha da tinta é a área que será pintada. Existem tintas específicas para áreas externas.

    As tintas internas costumam ter uma menor resistência contra ação externa. As tintas externas da Suvinil esbanjam beleza em seus acabamentos, e ainda possuem um foco maior na proteção da pintura contra a ação do tempo.

    Um exemplo disso é a Tintas Suvinil Proteção Total. Uma tinta com proteção garantida por 8 anos graças à sua tecnologia 100% elástica, que cobre e previne fissuras e impermeabiliza a parede.

    Ela acaba com as infiltrações, fungos, mofo e maresia para uma fachada linda e duradoura.

    Outra opção é a Tintas Suvinil Sempre Nova, que assim como a Proteção Total, é ideal para ambientes externos pela segurança que passa em manter a cor.

    Independentemente da ação da chuva e do tempo, a beleza da cor se mantém intacta em sua parede.

     

     

     

Então como saber qual tinta escolher?

Sempre que você for escolher uma tinta, o próprio site da Suvinil vai te ajudar a passar por algumas etapas essenciais.

Essas etapas consistem em algumas perguntas que acabam por resultar na melhor tinta que você poderia usar para a ocasião em questão. Funciona assim:

  • Passo 1: você decide o tipo de produto que precisa, ou seja, informa se deseja pintar paredes, madeira, metais, entre outras opções;
  • Passo 2: você informa se deseja pintar ambientes internos e externos ou somente externos;
  • Passo 3: no primeiro caso, você tem uma série de escolhas diferentes, como tintas prontas para uso, com foco em acabamento, entre outras opções. Mas, caso queira pintar somente a parte externa da sua casa, então a Suvinil já passa diretamente para as recomendações.

Para seguir esse guia na prática, basta ir até a nossa home e clicar na aba “Produtos” para que o processo inicie e você descubra qual é a melhor tinta para parede interna e externa.

  1. Lavabilidade

Por fim, temos o fator lavabilidade. Existem tintas que são mais fáceis de limpar que outras, pois são naturalmente projetadas para tal.

São tintas que possuem uma tecnologia avançada que permite realizar uma limpeza simples de paredes manchadas.

Como exemplo, temos a Suvinil Limpeza Total. Para limpar uma parede com essa tinta aplicada, basta uma solução de água e detergente em um pano úmido para que a sujeira impregnada na parede simplesmente suma.

Todas as tintas da Suvinil possuem alta lavabilidade comprovada

Além da Suvinil Limpeza Total, que naturalmente possui uma tecnologia que proporciona uma limpeza mais fácil, é importante lembrar de que todas as tintas da Suvinil possuem alta lavabilidade comprovada, ou seja, elas são resistentes a abrasão, não desbotam e não perdem suas características caso forem lavadas com esponjas ou escovas.

O que diferencia uma da outra é que o fator brilho - mais presente em alguns produtos - interfere na facilidade de realização da limpeza, pois quanto maior for o brilho em um acabamento, maior também será a facilidade de limpeza, pois a sujeira não adere profundamente em superfícies mais lisas.

Então em uma ordem de facilidade de limpeza, temos:

  1. O acabamento semi-brilho;
  2. O acabamento acetinado;
  3. E, por fim, o acabamento fosco.

O que foge à essa regra é o Suvinil Limpeza Total, que é uma tinta super fácil de limpar e tem o acabamento fosco suave. Então se você quer uma tinta que seja prática para limpar, mas não quer abrir mão do acabamento fosco que disfarça as pequenas imperfeições da parede, a Suvinil Limpeza Total é a tinta certa para escolher, com todas as especificações já mencionadas anteriormente.

Conheça e entenda os fatores que podem influenciar na escolha da tinta ideal | Para este ambiente foi escolhida a Lata de Tinta Suvinil Pisos Acrílico Premium
Créditos: Suvinil

Este foi o nosso guia onde ajudamos você a entender um pouco mais sobre os fatores que influenciam na escolha da tinta.

Para finalizar, abaixo deixamos uma sequência de postagens de nossas redes sociais que podem agregar na sua busca por conhecimento em relação a este tópico:

  1. Quais são os principais tipos de acabamento de tinta? Acesse aqui!
  2. Como escolher o produto certo para a pintura? Acesse aqui!
  3. Qual tinta é boa para usar na fachada? Acesse aqui!
  4. Você sabe qual acabamento combina mais com você? Acesse aqui!
  5. Quais são as tintas recomendadas para parede? Acesse aqui!

 

 


Tags Relacionadas

reforma
tutorial
diy
na sua casa