Loja Online
Login

Português

Como calcular a quantidade de tinta necessária para uma pintura?

Como calcular a quantidade de tinta necessária para uma pintura?
  • Tags relacionados
  • Produtos citados
  • Conteúdos relacionados

Como calcular a quantidade de tinta necessária para uma pintura?

Antes de pintar uma parede, algumas etapas de planejamento são necessárias, incluindo a quantidade de tinta que será utilizada na pintura. Calcular a quantidade necessária de tinta é uma etapa essencial e muito importante do processo de pintura. Fazer esse cálculo vai te ajudar a comprar a quantidade certa de tinta para pintar, e, assim, evitar desperdícios, tanto de tinta, quanto de dinheiro.


Recentemente, a ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) e o Programa Setorial de Qualidade (PSQ) - Tintas Imobiliárias, mudaram a forma de calcular o rendimento de tintas do mercado brasileiro, deixando esse processo muito mais fácil e intuitivo.


O que muda?

Antes de explicarmos como calcular a quantidade de tinta necessária, vamos explicar essa mudança importante proposta pela ABRAFATI e o PSQ. Antigamente, as informações do rendimento do produto nas embalagens de tinta consideravam apenas a aplicação de 1 demão do produto, e, geralmente, são necessárias de 2 a 3 demãos para ter a pintura finalizada. Ou seja, se um produto indicava em sua embalagem que o seu rendimento era de 150m², você poderia pintar uma parede de até 50m², pois precisaria de 2 a 3 demãos de tinta para ter a cobertura ideal. Isso deixava o cálculo um pouco confuso e trabalhoso, fazendo com que houvesse sobras de tinta e gastos desnecessários.


Agora, com a nova regra, as embalagens mostrarão a quantidade de metros quadrados que uma embalagem cobre, considerando a cobertura ideal de uma parede finalizada. Ou seja, aquele produto que antes tinha a informação de rendimento de 150m², agora vai passar a ter a informação de 50m² de rendimento.


Rendimento por demão e rendimento acabado. Imagem ilustrativa.
Veja como era e como vai ficar a informação de rendimento em três produtos com embalagem de 18 Litros da Suvinil:

Latas de tinta: Suvinil Fosco Completo, Suvinil Clássica e Suvinil Rende e Cobre Muito
Como era antes? Rendimento por demão: considera a área pintada com uma demão; Como ficou agora? Rendimento acabado: considera a pintura finalizada.
Antes:

Rendimento por demão

380m²380m²500m²
Agora:

Rendimento acabado

140m²130m²170m²

As tintas Suvinil permanecerão com a mesma quantidade e qualidade, mas a nova norma irá permitir maior economia, mais facilidade na hora de calcular a quantidade de tinta necessária para a pintura e maior sustentabilidade para o planeta, evitando excessos e desperdícios. Se você quiser, pode conferir a informação de rendimento de todos os produtos Suvinil nessa nova norma clicando aqui.


Como calcular a quantidade de tinta necessária para uma pintura.

É válido deixar claro que existem diversas técnicas usadas para fazer o cálculo de quantidade de tinta necessária para uma pintura, mas, aqui, vamos tentar deixar o mais simples possível para você conseguir calcular sem grandes dificuldades.


O primeiro método é o mais simples, que é usar a calculadora de quantidade de tinta na página de cada produto no nosso site.


Calculadora de tinta

Você precisará apenas adicionar a área a ser pintada e indicar a área das portas e janelas nas paredes na calculadora.


Imagem ilustrativa dos campos para serem preenchidos no cálculo da área da pintura.

Depois disso, é só verificar a quantidade de produto a ser comprado no resultado.

Imagem ilustrativa do resultado no cálculo da área da pintura.

A segunda forma é medir o local que vai receber a pintura manualmente. Seguindo os passos abaixo:


  1. O primeiro passo é tirar as medidas da altura e comprimento da parede a ser pintada usando fita métrica.

  2. Depois disso, você vai multiplicar essas duas medidas e o resultado será a quantidade de metros quadrados a serem pintados.

  3. Com o resultado em mãos, basta procurar a embalagem do produto desejado que tenha o rendimento igual ou um pouco maior do que a área a ser pintada.

    Você pode acessar o rendimento de cada produto Suvinil consultando o boletim técnico do produto escolhido no nosso site. É só encontrar o seu produto aqui.

  4. Com o cálculo feito, você pode comprar seus produtos sem sair de casa na Loja Online Suvinil.

Um exemplo na prática: Imagine que você irá pintar uma parede com Suvinil Fosco Completo com a cor crômio.


Imagem ilustrativa de uma parede com dimensões de 2,70 metros de altura por 4 de comprimento.

Precisamos das dimensões da parede, essa de nosso exemplo possui 2,70 metros de altura e 4,00 metros de comprimento.


Para sabermos a área, precisamos multiplicar a altura com o comprimento.


2,70 X 4,00 = 10,8m²


Então, 10,8m² é a área que vamos precisar pintar. Com esse cálculo feito, precisamos checar o rendimento das embalagens do Suvinil Fosco Completo no Boletim Técnico.


Segundo o boletim técnico do Suvinil Fosco Completo, a embalagem de 0,8L rende até 5,5m² de pintura acabada, como no exemplo vamos pintar 10,8m², o ideal seria comprar duas unidades da embalagem de 0,8L.


Embalagem / Rendimento Acabado

Cálculo para paredes com janelas e portas

Se a parede que você for pintar tiver janelas e portas, você deve subtrair a área delas da área total da parede. Vamos pegar como exemplo a mesma parede que utilizamos acima, só que agora com uma porta e uma janela.

Medidas de uma parede com porta e janela.

A área da parede é de 10,8m²;


A área da janela é igual à 1,80m²;


E a área da porta é igual à 2,40m²;


Então a área a ser pintada é igual à 10,8 – 1,80 – 2,40 = 6,6m².


Ainda assim, seriam necessários dois quartinhos (embalagem de 0,8L) de Suvinil Fosco Completo para cobrir a parede completamente.


Esperamos que esses métodos de como calcular a quantidade de tinta tenham ajudado nesse processo tão importante na pintura. E se você já sabe quais produtos e quantidades vai comprar, confira as ofertas da Loja Online Suvinil e compre tinta e acessórios de pintura sem sair de casa com parcelamento em até 6x sem juros.


Se você quiser saber mais sobre como funciona o Programa Setorial de Qualidade (PSQ), quais são seus processos e quais foram as mudanças implementadas, é só assistir os vídeos abaixo que preparamos com nosso time técnico.


O que é o PSQ:

Conheça a nova forma de comunicar o rendimento nas embalagens de tinta:

Descubra como é feito o teste de resistência a abrasão e cobertura úmida nas tintas:

Descubra como é feito o teste de resistência a abrasão e cobertura úmida nas tintas:

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos cheios de histórias e cores como esse!


Instagram: @tintas_suvinil

Youtube: TintasSuvinil

Pinterest: TintasSuvinil