está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Como pintar madeira? Confira um tutorial especial para você

Como pintar madeira? Confira um tutorial especial para você

19/07/2023

A pintura é uma grande aliada para reformar desde um móvel antigo até portas, janelas, cabeceiras e itens decorativos de forma rápida e econômica. Então, quer aprender como pintar madeira

Pensando em te ajudar durante o processo, a Suvinil decidiu trazer as melhores técnicas e dicas para você aprender como pintar madeira e obter um ótimo resultado. Ajeite as mangas da camisa para seguir o passo a passo completo!

Qual é a melhor tinta para pintar madeira?

O primeiro passo é saber que existe uma diferença entre tinta para pintar parede e tinta para pintar madeira. A primeira é acrílica, enquanto a segunda é tinta-esmalte ou verniz. O site da Suvinil possui uma linha exclusiva de tintas-esmalte (dão cor à superfície) e vernizes (preservam a cor natural) que atendem às mais diversas necessidades.

Uma das opções é a Suvinil Esmalte Seca Rápido, uma tinta à base d’água que seca em até 30 minutos ao toque, não tem cheiro e não amarela com o passar do tempo. Além disso, ela possui ação fungicida, que combate fungos, mofos e algas. Você a encontra em diversas opções de cores no acabamento acetinado e brilhante.

Conheça os tipos de acabamentos

Para escolher o acabamento da sua tinta-esmalte ou verniz, avalie o efeito visual que deseja para a peça ou o ambiente e, principalmente, as vantagens para a sua rotina. Confira as opções de acabamento das tintas-esmalte e vernizes disponíveis para pintar madeira na Suvinil:

  • Acetinado: possui um leve brilho parecido com a seda, oferece um toque sofisticado para a superfície e é fácil de limpar;
  • Brilhante: possui alto nível de brilho, oferecendo resistência, facilidade na limpeza e na manutenção, além de cores mais intensas e brilhantes;
  • Fosco: acabamento sem brilho, disfarçando bem as imperfeições, além de possuir ótima cobertura e facilidade na aplicação. 

Materiais utilizados na pintura de madeira

Para aprender como pintar madeira, é necessário separar os materiais adequados, certo? Você encontra todos eles no site da Suvinil. Pegue o papel e a caneta para não esquecer de nenhum item: 

  • lixa para madeira;
  • rolo de espuma;
  • trincha;
  • mexedor de tinta;
  • bandeja para tinta;
  • fita crepe;
  • papel pardo;
  • tinta esmalte ou verniz.

Afinal, como pintar madeira? 

Agora que você já sabe qual tinta e quais materiais utilizar durante o processo, é hora de aprender como pintar móveis de madeira. Separamos um passo a passo completo para você não perder nenhum detalhe e alcançar o resultado desejado.

1. Prepare o ambiente

Antes de aprender como pintar madeira, prepare o ambiente. O ideal é deixá-lo ventilado e bem iluminado. Use o papel pardo e a fita crepe para proteger o local. Em seguida, coloque os óculos de proteção, as luvas e os sapatos fechados — equipamentos fundamentais para sua segurança. 

2. Prepare a superfície

Preparando uma janela de madeira branca para receber a Suvinil Esmalte Seca Rápido e renovar a madeira.

Como preparar madeira para a pintura? Comece lixando a superfície no sentido dos veios, criando porosidade para o produto aderir bem à madeira, tanto em uma superfície nova, quanto em uma repintura. 

Com a ajuda de um pano úmido, limpe a madeira para remover a poeira. Você pode contar com a ajuda de um aspirador de pó também. Em seguida, proteja as partes que não serão pintadas com fita crepe.

3. Superfícies novas

Essa etapa é exclusiva para quem está pintando a madeira pela primeira vez (caso seu processo envolva repintura, pule para o passo quatro). Após retirar todo o pó da madeira, use a Suvinil Fundo Seca Rápido, um produto fundamental para a preparação de superfícies novas.

Ele dá aderência para pintar sobre madeira, alumínio, metais galvanizados, PVC e alvenaria, é fácil de lixar e ainda possui alto poder de selagem. Para diluir o produto, siga as recomendações da embalagem. Após a diluição, despeje a mistura em uma bandeja para tinta e aplique na superfície, deixando secar por quatro horas.

4. Pintando a madeira

Comece diluindo a tinta Suvinil Esmalte Seca Rápido de acordo com as recomendações da embalagem. Feito isso, despeje a mistura em uma bandeja e aplique em toda a superfície de madeira. Use a trincha para pintar os detalhes e os cantos, enquanto o rolo é indicado para as áreas maiores.

Já o Suvinil Verniz Madeira Protegida é o produto ideal para valorizar a sua madeira. Ela é um tipo de verniz marítimo, que realça os veios e protege a superfície contra o sol e a chuva. Você pode usá-lo em ambientes internos e externos. 

Recomendamos a aplicação de duas a três demãos de tinta, respeitando sempre o intervalo de duas horas entre elas. Para saber a quantidade exata de demãos em sua pintura, acesse nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto clicando aqui

Dê cores às suas histórias com os produtos da Suvinil

Gostou de saber como pintar madeira de branco ou da cor que preferir? A Suvinil oferece diversos produtos que te ajudam a renovar ou construir um novo ambiente. Visitando o nosso Leque de Cores, você encontra mais de 2.000 tonalidades para pintar outros móveis ou objetos de diferentes materiais. Confira! 

 

 

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos cheios de dicas de pintura como esse

 


Tags Relacionadas

como pintar madeira
decoração
diy
madeira
móvel de madeira
pintar madeira
pintar porta
pintura para madeira
pintura para porta
reforma de móvel

Cores citadas no texto


Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade