está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Aprenda como pintar madeira

Aprenda como pintar madeira

Está precisando de dicas para pintar madeira por aí? A pintura é uma grande aliada para reformar um móvel antigo, portas e janelas, cabeceira e itens decorativos de forma rápida e econômica, mas muitas vezes não sabemos por onde começar.

Pensando nisso, decidimos trazer aqui as melhores técnicas e dicas para aprender a pintar madeira e obter um ótimo resultado. Encontre AQUI ideias de móveis de madeira coloridos para você se inspirar. Agora, ajeite as mangas da camisa para seguir o passo a passo completo!

Índice de conteúdo

  • Materiais para pintar madeira: confira tudo que vai precisar para sua pintura;
  • Qual tinta usar para pintar madeira: conheça nossa linha de tintas Esmalte;
  • Acabamentos de tinta para pintar madeira: acetinado, brilhante e fosco. Breve explicação sobre cada um;
  • Materiais para pintar metal: tudo que você vai precisar para realizar sua pintura;
  • Hora do passo a passo!: aprenda a pintar madeira em 4 passos.

Qual tinta usar para pintar madeira?

Existe uma diferença entre as tintas usadas para pintar paredes e as tintas para pintar madeira. A tinta de parede é a que chamamos de acrílica, e a para madeira é a tinta esmalte. Nossa linha de tintas esmalte é bem completa e atende várias superfícies.

Para pintar madeira, use a Suvinil Esmalte Seca Rápido, uma tinta à base d’água que seca em até 30 minutos ao toque, não tem cheiro e não amarelado com a ação do tempo. Além disso, ela possui ação fungicida que combate fungos, mofos e algas. Está disponível nas mais de 2.000 cores do nosso leque nos acabamentos Acetinado e Brilhante.

Lata de 3,6L da Suvinil Esmalte Seca Rápido | Tinta à base de água que seca em até 30 minutos ao toque

*leia sempre a embalagem do produto


Acabamentos de tinta para pintar madeira

Para escolher o acabamento da sua tinta esmalte para pintar madeira, avalie o efeito visual que deseja para a peça ou ambiente e, principalmente, as vantagens de cada uma para a sua rotina. Confira as opções de acabamento da tinta esmalte para madeira:

  • Acetinado: tintas com esse acabamento possuem leve brilho parecido com a seda, e dão um toque sofisticado para a superfície além de serem fáceis de limpar;

 

  • Brilhante: tintas com esse acabamento possuem alto nível de brilho e oferecem resistência, facilidade na limpeza e manutenção, e as cores ficam mais intensas e brilhantes;

 

  • Fosco: acabamento sem brilho, por isso disfarça bem as imperfeições, possui ótima cobertura e facilidade na aplicação. 

Clique AQUI para aprender como calcular a quantidade de tinta necessária para sua pintura

Materiais para pintar madeira

As tintas e materiais podem ser encontrados na loja online da Suvinil. Clique AQUI e compre agora mesmo!

Hora do passo a passo!

PASSO 1: prepare seu ambiente para a pintura e use material de proteção

Se possível, opte por um ambiente ventilado e bem iluminado, e use o papel pardo e a fita crepe para proteger o lugar onde realizará sua pintura. Em seguida, coloque seus óculos de proteção, luvas e sapatos fechados - esses equipamentos são fundamentais para sua segurança ao longo da pintura.

PASSO 2: prepare sua superfície de madeira para a pintura

Comece lixando a superfície no sentido dos veios da madeira da sua peça, para criar porosidade e o produto aderir bem a madeira, tanto em uma superfície nova, quanto em uma repintura. Com pano úmido, limpe a madeira para remover a poeira. Você pode contar com a ajuda de um aspirador de pó também.

Em seguida, proteja com fita crepe as partes da sua peça de madeira que você não irá pintar.


Preparando uma janela de madeira branca para receber a Suvinil Esmalte Seca Rápido e renovar a madeira.

 

PASSO 3: antes de pintar, fique atento(a) a essa informação:

Depois de retirar o pó, você vai usar o Suvinil Fundo Seca Rápido - um produto fundamental para a preparação de superfícies novas (se está fazendo uma repintura, pule para o próximo passo). Ele dá aderência para pintar sobre alumínio, metais galvanizados, PVC, alvenaria e até madeiras, é fácil de lixar e ainda possui alto poder de selagem.

Para diluir o produto siga as recomendações da embalagem. Após a diluição, despeje a mistura em uma bandeja para tinta e aplique na superfície, deixando secar por quatro horas.


Suvinil Fundo Seca Rápido | Dá aderência para pintar sobre alumínio, metais galvanizados, PVC, alvenaria e até madeira.

*leia sempre a embalagem do produto


PASSO 4: agora é hora de entrar com a tinta!

Comece diluindo a tinta Suvinil Esmalte Seca Rápido de acordo com as recomendações da embalagem, despeje a mistura em uma bandeja para tinta e aplique em toda a superfície de madeira. Use a trincha para pintar os detalhes e cantos, e o rolo para as áreas maiores.

Indicamos a aplicação de duas a três demãos de tinta, respeitando sempre o intervalo de no mínimo 2 horas entre elas. Para saber a quantidade exata de demãos em sua pintura, acesse nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto AQUI.


Mulher sorridente pintando a cadeira de madeira com tinta amarela Suvinil | Plantas e árvores no ambiente.

 

Após a secagem completa da última demão, pronto: sua peça de madeira ganha um visual novo, lindo e resistente! Gostou?

Para deixar seu processo de pintura ainda mais fácil e completo, confira também esse vídeo sobre como pintar portas de madeira:

 

 

Encontre um pintor certificado pela Suvinil para pintar suas histórias. É só clicar AQUI e escolher o profissional que melhor atende o seu projeto.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos cheios de dicas de pintura como esse

 


Tags Relacionadas

madeira
diy
decoração
como pintar madeira
pintura para madeira
reforma de móvel
pintura para porta
móvel de madeira
pintar porta
pintar madeira

Cores citadas no texto