está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Acabamento de tinta: principais opções e como escolher a certa!

Na hora de colorir as paredes do seu lar para reformar ou mudar a decoração, é fundamental pensar no acabamento de tinta. Assim como as cores, esse atributo dita todo o estilo do projeto, inclusive, o resultado final.

O acabamento também impacta a durabilidade, a limpeza e o rendimento da tinta. Além disso, ao optar por um tipo, você define a personalidade do ambiente e as sensações que o espaço transmitirá.

Porém, afinal, você sabe quais os principais tipos de acabamento de tinta e como escolher o ideal? Para responder a essas e outras perguntas, trouxemos mais detalhes sobre as opções. Confira e aproveite!

Principais tipos de acabamento de tinta

Existem diferentes tipos de acabamento de tinta, com características diferenciadas, para dar o estilo desejado a cada cômodo. Em meio às opções, três se destacam.

Fosco

O acabamento fosco é uma opção para quem busca por uma tinta sem brilho para parede. A aparência ajuda a disfarçar imperfeições e pode ser aplicada em diferentes ambientes — externos ou internos.

Este tipo de acabamento auxilia a uniformizar luzes difusas no espaço e costuma oferecer uma boa cobertura. De fácil aplicação, possibilita retoques. É comum que a pintura fique pronta com duas ou três demãos. Entretanto, isso pode variar de acordo com o tipo de tinta.

Acetinado

O acabamento acetinado é perfeito para quem busca por um toque de sofisticação nos cômodos. Diferente do fosco, possui um leve brilho que reflete a luz de forma discreta e transmite aconchego.

Por conta da composição, geralmente, não aceita retoque, mas é prático e fácil de limpar. Também pode ser aplicado em áreas externas e internas, principalmente ambientes de passagem, com grande convivência de pessoas e bastante móveis.

Semibrilho

O semibrilho é um tipo de acabamento brilhante que, como o próprio nome sugere, oferece uma aparência mais vibrante. Ideal para paredes sem imperfeições, destaca os espaços e reflete a luz, favorecendo a iluminação.

Compatível com ambientes internos e externos, este tipo oferece maior resistência e, consequentemente, durabilidade. Apesar de não ser indicado para retoque, é ainda mais fácil de limpar.

Encontre o toque certo para a sua casa na Suvinil!

Há mais de 60 anos no mercado, a Suvinil oferece produtos de alta qualidade, produzidos para atender aos mais diversos estilos. Quando o assunto é acabamento, é possível encontrar o toque certo que a sua casa precisa. Veja!

Suvinil Toque de Seda

A tinta Suvinil Toque de Seda conta com acabamento acetinado, que valoriza o espaço e exala elegância. A pintura de parede com essa tinta proporciona um toque suave como seda à decoração, além de garantir mais praticidade para o dia a dia.

Suvinil Toque de Luz

A tinta Suvinil Toque de Luz é a opção com acabamento semibrilho que une intensidade e brilho. Realçando as tonalidades, o produto oferece um toque brilhante aos espaços e é mega fácil de limpar.

Suvinil Fosco Completo

A tinta Fosco Completo possui acabamento fosco e oferece uma excelente cobertura já na primeira demão. O produto dá um toque discreto, porém moderno, aos ambientes e por conta do seu acabamento, disfarça as pequenas imperfeições da parede.

Leque de cores

Ao escolher entre os diferentes tipos de acabamento de tinta da Suvinil, você pode explorar mais de 2 mil cores até encontrar a opção certa.

Em meio às opções, você pode escolher entre Cinzas Neutros, família composta por todos os cinzas acromáticos, ou Brancas e Leves, composta por cores iluminadas e bem claras, conhecidos também como tons pastel. Também é possível investir em cores Claras e Suaves, que possuem alta luminosidade e cores mais adocicadas, também conhecidas como candy colors.

Se o projeto pede algo mais forte e marcante, a família Intensas e Vibrantes possui tons com alta concentração de cor. Em contraponto, à família das Acentuadas e Acolhedoras possui tons escuros mas aconchegantes, ousados na medida certa, enquanto Neutras e Clássicas apresentam opções sutis, versáteis e atemporais.

Como escolher o acabamento ideal?

Após conhecer os principais tipos, você deve estar se perguntando: “como escolher o acabamento de tinta ideal?” Por isso, separamos algumas dicas para facilitar essa decisão!

Escolha 1: acabamento fosco

O acabamento fosco é uma excelente opção para quem quer fugir do brilho. Como já dissemos, essa característica é excelente para cobrir superfícies com imperfeições, conseguindo disfarçá-las.

Além disso, esse tipo de acabamento é ideal para quem vai pintar sozinho, já que é mais fácil de aplicar. O fosco combina muito bem com quartos, salas e áreas externas, fora que permite a remoção de sujeiras sem danificar o filme da tinta.

Escolha 2: acabamento acetinado

E quando o acabamento acetinado é a melhor opção? Bem, esse tipo de acabamento é uma excelente escolha para quem tem crianças e pets em casa, já que oferece facilidade de limpeza e praticidade no dia a dia.

Vale lembrar que o acetinado possui um leve brilho, mais indicado para paredes lisinhas. Assim como o fosco, cai muito bem em ambientes movimentados como quartos e salas, mas também funciona nas cozinhas, principalmente por permitir a remoção de sujeiras sem dificuldades.

Escolha 3: acabamento semibrilho

O acabamento semibrilho também é uma ótima alternativa para casas com pets e crianças, já que também é fácil de limpar. Esse tipo é a melhor opção para quem quer destacar a decoração, mantendo as cores mais vivas.

Assim como o acetinado, o semibrilho combina com a cozinha, mas também fica incrível em quartos infantis e nas áreas externas. Fora que essa opção também permite uma fácil remoção de sujeiras.

Suvinil: o toque certo para ilustrar suas histórias!

Viu só como é fácil garantir o toque certo para ilustrar suas histórias? Com a ajuda da Suvinil, você encontra o acabamento de tinta ideal para o seu projeto e pode transformar seu lar sem preocupações.

Além de tintas para paredes, no nosso portfólio, é possível encontrar opções indicadas para madeiras, metais, azulejos e outras superfícies. Não deixe de conferir e aproveitar!