está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Verde combina com que cor? Descubra aqui!

Verde combina com que cor? Descubra aqui!

19/07/2023

O matiz verde é um dos mais interessantes para pintar a casa e renovar os ambientes. As tonalidades remetem à natureza e podem transmitir diversas sensações, dependendo do cômodo em que estão e das combinações com outras cores. Pensando nisso, você sabe responder à pergunta: verde combina com que cor?

Podemos ajudar a solucionar esse mistério! No conteúdo a seguir, trouxemos algumas dicas para combinar a sua tinta verde para parede com outras tonalidades. Além disso, vamos explicar como encontrar o tom esverdeado ideal no nosso Leque de Cores. Confira!

Imagem de um cômodo com a parede branca e verde com um círculo desenhado (Autor: Apartamento 203)
Imagem de um cômodo com a parede branca e verde (Autor: Apartamento 203)

Como escolher as melhores combinações com verde?

Existem várias maneiras de escolher as cores que combinam com a sua tinta verde para parede externa ou interna. O seu gosto pessoal é um bom guia, por exemplo. Afinal, você tem contato direto com os ambientes. Alguns truques podem facilitar a sua decisão, especialmente se estiver em dúvida. Confira um pouco mais sobre eles.

1. Círculo cromático

Se quer responder à pergunta “verde combina com que cor?”, saiba que o círculo cromático é um ótimo aliado. Como o próprio nome sugere, ele é uma esfera em que as cores estão representadas e são percebidas pelo olho humano. São 12 partes, sendo 3 cores primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. 

O círculo cromático pode ajudar na hora de escolher a melhor combinação. Por meio dele, você consegue definir os tons complementares, ou seja, opostos no círculo, que fazem contrastes, são análogos, estão lado a lado e criam uma decoração mais uniforme.  

O matiz azul, por exemplo, está ao lado do verde, sendo possível encontrar tons de verde azulado para a parede. Ou seja, são cores análogas. Já roxo ou rosa estão no lado oposto, sendo opções complementares à tonalidade esverdeada. O branco, é aquela cor que se encaixa bem em qualquer combinação.

Você também pode criar uma combinação monocromática, utilizando a cor verde em diferentes luminosidades e saturações. É possível combinar verde-claro, com verde-médio e verde-escuro. Essa é uma forma de criar uma combinação harmônica.

Imagem de um cômodo azul e verde (Autor: Cafofo do Dani e Derek Fernandes)
Imagem de um cômodo azul e verde (Autor: Cafofo do Dani e Derek Fernandes)

2. Paleta de cores

Se você está em dúvida sobre combinar tinta verde com branco, azul, amarelo e outros matizes, vale se orientar pela sua paleta de cores. Pense assim: a paleta é o conjunto de matizes utilizados na sua casa. Por meio dela, você consegue decidir melhor os tons ideais.

O nosso estudo de tendências Suvinil Revela 23+ é um bom guia para montar a sua paleta de cores e responder à pergunta “verde combina com que cor?”. Nele, trouxemos algumas paletas baseadas em sensações. Na Otimista, por exemplo, temos tons positivos e envolventes. Já na Empolgada, há uma combinação de cores exuberantes e cheias de energia.

3. Estilo decorativo

Se você ainda estiver em dúvida sobre qual cor combinar com o verde mesmo com a ajuda do círculo cromático e da paleta de cores, pense no estilo decorativo para o ambiente. Cada um tem características próprias, o que influencia a escolha das tonalidades. 

O estilo contemporâneo, por exemplo, aposta em uma decoração mais leve e até considerada minimalista, por isso, tons sóbrios são ótimas opções. Já o estilo cottage tem um ar romântico, aconchegante e perfeito para a paleta de tons pastéis.

Saiba como escolher o seu tom de verde

Afinal, verde combina com que cor? Essa pergunta também depende da própria escolha do tom de verde para o ambiente. Você sabia que o nosso Leque de Cores é subdividido em famílias, com base na luminosidade das cores e nas sensações que cada uma delas passa?

Se a sua vontade é criar um ambiente que mistura aconchego e ousadia, a família Acentuadas e Acolhedoras é uma boa opção. Mercado de Coimbra, Cashmere e Eclipse são alguns exemplos de tons esverdeados desse grupo. Agora, se quiser uma decoração atemporal, veja os tons da família Neutras e Clássicas.

A família Intensas e Vibrantes é perfeita para apostar em algo ousado e cheio de energia. A família Claras e Suaves possui cores com alta luminosidade, ótimas para criar ambientes tranquilos. Por fim, temos as Brancas e Leves, que possuem baixa pigmentação, alta luminosidade e conseguem refletir mais luz. Essa é a família de cores popularmente conhecidas como tons pastéis.

Para combinar tinta verde com amarelo, roxo, rosa ou qualquer outro matiz, o mais importante é se sentir confortável naquele ambiente. A escolha das cores deve passar a sensação que mais se adéqua à sua rotina. O nosso Leque de Cores consegue facilitar isso por conta da divisão.

Imagem de um cômodo com vários tons de verde (Autor: Matheus Ilt)
Imagem de um cômodo com vários tons de verde (Autor: Matheus Ilt)

Escolha seu tom de verde aqui

Agora, ficou mais fácil responder à pergunta “verde combina com que cor?”. Depois de conferir este conteúdo, acesse o nosso site e conheça todos os nossos produtos. Temos tintas para as mais diversas superfícies. Também veja nosso Leque de Cores e descubra a tonalidade que vai colorir as suas histórias.

 

Imagem de capa: @Ibisstylesbarrafunda e @paulobiacchi


Tags Relacionadas

cores
pintura
verde

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade