está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

profissional aplicando tinta vermelha com rolo em portão de metal

Como calcular tinta? Veja como determinar a quantidade para cada projeto

25/01/2024

  • Produtos citados

Antes de pintar uma parede, são necessárias algumas etapas de planejamento, incluindo calcular tinta, ou seja, estimar a quantidade ideal de produto para colorir a área em questão.

Avaliar a quantidade necessária de tinta é essencial para a pintura. O cálculo ajuda a comprar a embalagem certa de produto para pintar, evitando desperdícios de material e dinheiro.

Recentemente, o Programa Setorial de Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias, orientado pelas normas técnicas brasileiras (ABNT), mudou a forma de calcular o rendimento da tinta no mercado brasileiro, tornando esse processo muito mais fácil e intuitivo.

Mudanças propostas pelo PSQ

Antes de explicarmos como calcular tinta por m², vamos detalhar a mudança proposta pelo PSQ. Antes, as informações sobre o rendimento consideravam apenas a aplicação de uma demão. Porém, geralmente, são necessárias de duas a três demãos para finalizar a pintura. Então, isso dificultava prever a quantidade de produto.

Agora, com a nova regra, as embalagens mostram quantos metros quadrados são cobertos, considerando o ideal para a pintura finalizada, de acordo com um teste padronizado pela ABNT.

Na prática, se uma tinta premium de acabamento fosco rendia 380 m² por demão na embalagem de 18 L, agora, precisa ter, no mínimo, um rendimento acabado de 110 m², considerando o número necessário de demãos e a cobertura ideal.

Essa mudança na comunicação do rendimento foi feita para as tintas de alvenaria e os vernizes à base de solvente. As nossas tintas permanecem com as mesmas quantidades e qualidade.

A nova norma permite maior economia, facilidade na hora de calcular a quantidade de tinta por metro quadrado e sustentabilidade para o planeta, evitando excessos e desperdícios.

Confira o passo a passo para calcular tinta

Existem diversas técnicas para calcular tinta para uma pintura. Aqui, vamos simplificar o máximo possível para você não ter dificuldades.

Calculadora de tinta

A calculadora para tinta na página de cada produto do nosso site indica o resultado perfeito para você pintar o ambiente. Veja o passo a passo de como utilizá-la:

  1. adicione a área a ser pintada, assim como as medidas das portas e das janelas na calculadora de tinta para parede;
  2. verifique a quantidade de produto no resultado.

 

 

Medição do local da pintura

Além da nossa calculadora de quantidade de tinta, você pode medir o local que vai receber a pintura manualmente. Dessa vez, você precisa de uma fita métrica. Confira os passos:

  1. tire as medidas da altura e do comprimento da parede a ser pintada para calcular a quantidade de tinta;
  2. multiplique as medidas (o resultado será a quantidade de metros quadrados a serem pintados);
  3. procure o produto desejado com o rendimento igual ou um pouco acima que a área a ser pintada. Você pode acessar quanto cada tinta do nosso catálogo rende consultando o boletim técnico no site.

Exemplo na prática

  1. Observe que a parede do nosso exemplo possui 2,70 m de altura e 4,00 m de comprimento;
  2. Multiplique a altura pelo comprimento para saber a área que será pintada: 2,70 X 4,00 = 10,8 m²;
  3. Verifique o rendimento das embalagens das nossas tintas no boletim técnico;
  4. Tendo como exemplo a Suvinil Fosco Completo, a embalagem de 0,8 L rende até 5,5 m² de pintura acabada. Como o exemplo pinta 10,8 m², o ideal seria comprar 2 unidades do produto.

imagem explicativa sobre como calcular tinta

Cálculo para portas e janelas

imagem explicativa com tutorial de como calcular tinta

  1. Subtraia a área das janelas e das portas do total da parede. Utilize como exemplo a superfície citada anteriormente;
  2. Utilizando o exemplo anterior (área da parede: 10,8 m², área da janela: 1,80 m² e área da porta: 2,40 m²), total a ser pintado é igual a 10,8 – 1,80 – 2,40 = 6,6 m².
  3. Seriam necessários 2 quartinhos (embalagem de 0,8 L) de Suvinil Fosco Completo para cobrir a parede completamente.

imagem explicativa com tutorial de como calcular tinta

Conheça o nosso Guia de Escolha de Cores

Viu como é fácil calcular tinta? Então, que tal pensar na coloração? Para isso, você pode contar com a ajuda do nosso Guia de Escolha de Cores. Com ele, você define se prefere tons dos grupos neutros ou coloridos. Ainda seleciona a intensidade e a sensação transmitidas no ambiente. É fácil e rápido encontrar a opção perfeita para seu projeto!


Tags Relacionadas

calcular
tinta

Produtos citados no texto


Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade