está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Veja 5 dicas para pintar parede como você sempre sonhou!

01/04/2024

    A pintura é o meio mais fácil de transformar um espaço. As cores transmitem sensações e deixam cada cômodo mais especial ainda. Se você precisa de dicas para pintar parede de maneira prática, veio ao lugar certo!

    Pintar parede é mais simples do que parece. Neste conteúdo a seguir, você confere cinco dicas incríveis para renovar todos os ambientes da casa por meio da pintura.

    Créditos: Produtos e detalhes – Tá fácil, tá em casa

    1) Escolha os equipamentos corretos

    Existem vários tipos de equipamentos para pintar as paredes. Só os rolos de pintura são divididos em seis categorias: lã natural, lã mista, lã sintética, espuma, veludo e cabelo de anjo.

    Já os os pincéis podem ser encontrados com cerdas pretas, grises, brancas, de pêlo ou de nylon, como o pincel broxa. Você também pode fazer a pintura usando a máquina airless.

    É importante escolher os equipamentos corretos porque cada tipo de pincel, rolo ou máquina é indicado para um produto, pintura ou superfície. Você pode encontrar essas informações nos boletins técnicos dos itens. Isso deixa a pintura muito mais prática!

    2) Aplique efeitos ou técnicas de pintura para um décor criativo

    Quer fugir da pintura lisa e mais simples? Uma das dicas para pintar parede é aplicar efeitos ou técnicas diferenciadas. Existem várias formas de fazer isso, desde lettering até combinação de cores em cada superfície.

    A meia-parede é uma técnica muito conhecida. Ela consiste em pintar metade da superfície de uma cor e a outra de outra. Outra possibilidade é o degradê, que reúne vários tons do mesmo matiz em uma escala gradual (do mais claro para o mais escuro ou vice e versa).

    Você também pode usar materiais simples, como a fita-crepe, para escrever frases ou demarcar áreas para a pintura. No nosso canal, convidamos o designer e youtuber Paulo Biacchi para mostrar como criar lettering dessa forma. Veja!

     

    3) Use apenas a quantidade necessária de tinta

    Recomendamos usar a quantidade necessária de tinta para parede na hora da pintura. Para isso, basta aprender a calcular o volume de produto. Manualmente, você pode seguir o passo a passo abaixo:

    1. meça a altura e a largura da superfície, usando uma fita métrica;
    2. multiplique os dois valores;
    3. some o valor de cada superfície para obter o total do ambiente;
    4. faça o mesmo cálculo para portas e janelas e subtraia o resultado do valor geral da área;
    5. use o piso como base para o cálculo do teto.

    Se quiser ainda mais praticidade, você pode usar a nossa Calculadora de Tinta. Você fornece os dados para o próprio sistema indicar o galão ideal para a sua pintura. Nos boletins técnicos, você também confere o rendimento de cada produto.

    4) Opte pelo produto ideal para cada espaço

    Entre as dicas de pintura de parede, uma das que se destaca é escolher o produto ideal para os espaços. Cada um oferece características específicas para a renovação. Em primeiro lugar, veja a indicação de área: interna, externa ou ambas.

    Depois, confira os tipos de superfícies em que o produto pode ser aplicado, como alvenaria, madeira, etc. Em seguida, conheça o acabamento. No nosso portfólio, temos três tipos: fosco, acetinado e semi brilho.

    Cada um oferece benefícios diferentes para a pintura. O fosco é perfeito para disfarçar pequenas imperfeições. O acetinado dá um toque sofisticado à pintura. Por fim, o semi brilho intensifica as cores e facilita na hora de limpar.

    No assunto de dicas para pintar parede, verificar os benefícios do próprio produto, como secagem rápida, proteção antimofo, entre outros, é muito importante. Você também deve prestar atenção à base da tinta escolhida: água ou solvente. A primeira é sustentável e mais prática para quem não tem muita experiência com a pintura.

    5) Monte uma paleta com a sua cara

    Como pintar parede? É simples! Escolha uma paleta que combine com o seu estilo para ter um ambiente confortável para todos os momentos. Para fazer essa seleção, você pode se inspirar nas sensações explicadas pela psicologia das cores.

    Além disso, o círculo cromático reúne todos os matizes visíveis ao olho humano. Nele, é possível extrair algumas combinações de cores:

    • complementares: cores de lados opostos no círculo;
    • análogas: cores que estão lado a lado no círculo;
    • tríade: cores que estão equidistantes no círculo.

    Temos várias facilidades para ajudar você a escolher os tons ideais! Os filtros do nosso Guia de Escolha de Cores garantem uma experiência guiada pelo nosso leque. Já o Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor permite que você simule o resultado da pintura com poucos cliques, sem sair de casa.

    Para um teste ao vivo, você pode usar o Adesivo Suvinil Teste Sua Cor ou a Tinta Suvinil Teste Sua Cor, que permitem observar o resultado a partir de diferentes incidências de luz ao longo do dia. No Estudo de Tendências, elegemos nossa Cor do Ano e diversas paletas que harmonizam com ela.

    Créditos: Pintura – Tá fácil, tá em casa (Encontre seu Pintor)

    Pinte histórias com a gente!

    Com as nossas dicas para pintar parede, fica muito mais fácil renovar a sua casa. Se precisar de ajuda profissional, acesse Suvinil Encontre Seu Pintor, insira seu CEP e tenha acesso a diversos profissionais próximos da sua região. Confira!

    Imagem de capa: Produtos e detalhes – Tá fácil, tá em casa


    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade