está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Tudo o que você precisa saber sobre demão de tinta!

Tudo o que você precisa saber sobre demão de tinta!

19/07/2023

  • Produtos citados

Em um processo de pintura para reformar ou decorar ambientes, é necessário seguir algumas instruções, como é o caso das quantidades de demão de tinta. Essa diretriz garante que o resultado do projeto atenda às expectativas e saia conforme o esperado. 

Afinal, o que é uma demão de tinta? Basicamente, trata-se das camadas aplicadas sobre a superfície para garantir a aderência e a aparência desejada. 

Para você entender a importância dessa prática e saber a quantidade necessária de demão para uma pintura, preparamos este artigo recheado de informações. Continue a leitura e aproveite! 

A importância da demão de tinta na pintura

Se você costuma colocar a mão na massa e transformar os ambientes do seu lar, com certeza, já ouviu o termo “mão ou demão de tinta”. Porém, você sabe qual é a importância dessa prática para a pintura?

A demão, ou seja, camada de tinta, é fundamental para a superfície obter a aparência indicada na embalagem do produto. Além de dar consistência e auxiliar na aderência, a prática contribui para a durabilidade da cor, mantendo paredes, tetos, madeiras ou metais mais bonitos por tempo prolongado. 

Quantas demãos de tinta são necessárias em uma pintura?

Então, quantas demãos de tinta são necessárias em um processo de pintura? A quantidade de aplicações está relacionada a diferentes fatores, como as condições da superfície, a cor desejada, o acabamento e a própria qualidade da tinta. 

Além disso, as instruções podem variar para cada produto. Em alguns casos, com as tintas de alta cobertura, é possível garantir uma pintura completa somente com uma segunda demão de tinta, já outras, precisam de até três ou quatro. 

Para saber a quantidade exata de demãos em uma pintura, o ideal é consultar as diretrizes do fabricante diretamente na embalagem. Também é possível verificar essa informação nos boletins técnicos dos produtos. 

Estado da superfície

Após conferir a quantidade, antes de aplicar a primeira demão de tinta, é importante verificar o estado da superfície. Isso porque as condições podem interferir diretamente nas demais quantidades de demãos e no resultado da pintura.

É fundamental certificar-se de que as paredes não apresentam: infiltrações, mofo, fungos, gordura, trincas e fissuras. Além disso, caso seja a primeira pintura, é indispensável aguardar o tempo de secagem do reboco, que demora cerca de 30 dias. Caso contrário, é possível enfrentar problemas na aderência, na cor e na textura. 

Conceitos de secagem 

Ao certificar-se das condições da superfície, antes de pintar, é comum perguntar-se o tempo entre demãos de tinta, ou seja, quanto esperar até que a primeira esteja seca para aplicar a segunda. Para isso, é importante familiarizar-se com alguns conceitos de secagem, como “toque”, “entre demãos” e “final”, que normalmente estão presentes nas embalagens e nos boletins técnicos.

O termo “ao toque” refere-se ao tempo de secagem necessário para colocar a mão ou encostar na pintura sem borrar. Já o conceito “entre demãos” trata-se do tempo de secagem até aplicar uma segunda ou terceira camada de tinta. O “final” é o tempo total para a pintura estar completamente seca. 

Geralmente, as tintas apresentam os seguintes tempos de secagem: para o toque, de uma a três horas; entre demãos, cerca de quatro horas; para o resultado, entre quatro e oito horas. Fazer o processo no tempo adequado garante mais facilidade de execução e pintura sem imperfeições.

lata de tinta Suvinil Fosco Completo com pincel em cima representando o tema demão de tinta
Créditos: Ori Interiores

Conheça os produtos da Suvinil

Agora que você já sabe mais detalhes a respeito do processo de demão de tinta, que tal conhecer os principais produtos da Suvinil e escolher a opção ideal para o seu lar? Há mais de 60 anos no mercado, a marca já é tradição e conta com um portfólio gigantesco. 

Em meio aos produtos, estão as tintas para parede, como a Suvinil Toque de Luz, com acabamento semibrilho, a Suvinil Toque de Seda, com acabamento acetinado e a Suvinil Fosco Completo, com acabamento fosco. Além dessas, temos a Suvinil Cimento Queimado, um verdadeiro sucesso para quem busca por uma decoração moderna e com estilo industrial.

Também há opções de tintas para outras superfícies, como madeira, metal, azulejo, piso, teto e mais, como é o caso do Esmalte Suvinil Multissuperfícies. Além de renovar os objetos, essa tinta epóxi à base de água tem alta durabilidade, possui ação antimofo, secagem rápida e aplicação fácil.

Milhares de cores para explorar

Para atender aos mais diversos gostos e estilos de decoração, a Suvinil também conta com um enorme leque de cores de tinta. São mais de 2.000 tonalidades distintas, indicadas para diferentes ambientes.

Essas cores são subdivididas entre as famílias: Brancas e Leves, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes, Acentuadas e Acolhedoras, Neutras e Clássicas e Cinzas Neutros. Dessa forma, fica ainda mais fácil escolher a sua favorita!

Suvinil: há 60 anos colorindo histórias! 

Viu só como o processo de demão de tinta funciona?! Na Suvinil, você encontra as cores certas para ilustrar suas histórias e ainda pode garantir dicas incríveis com nossos tutoriais de pintura. Aproveite! 


Tags Relacionadas

parede
pintura
tinta

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade