está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Tons pastel: o que são? Como usá-los na decoração?

Tons pastel: o que são? Como usá-los na decoração?

19/07/2023

    Você já deve ter ouvido falar sobre os tons pastel, certo? Eles estão em alta no universo da moda, da pintura e da decoração. Essas tonalidades chegaram para ficar. Por isso, que tal conhecer um pouco mais sobre elas? Talvez, sejam as suas próximas opções de cores para renovar o ambiente de casa.

    Os tons pastel também são conhecidos como “candy colors”, devido à semelhança com doces, como marshmallows e algodão-doce, por exemplo. Eles são considerados tons minimalistas e precisam de bastante atenção ao serem usados na decoração. Vem com a Suvinil que contamos mais sobre eles.

    O que são tons pastel?

    As tonalidades de cor pastel para a parede são mais claras e suaves pois possuem mais branco em sua composição. Apesar de serem caracterizadas como mais pálidas, elas não perdem a personalidade original. 

    O nome “tons pastel” foi dado devido à semelhança das cores com o giz, principalmente, o giz de lousa. Atualmente, esse tipo de cor está em alta, ainda mais no universo da moda e do marketing. É possível perceber diversas campanhas publicitárias que usam essas cores como predominantes. 

    Conheça os principais tons pastel

    tons pastel (Foto: Estúdio Bloom)

    Todas as cores do círculo cromático que possuem alta luminosidade ou uma grande quantidade de branco na composição apresentam uma tonalidade mais pastel, por isso, você pode encontrar tons de  amarelo, azul, laranja, rosa, roxo, e verde nessa família de cores. 

    Geralmente, os tons pastel são associados a sensações de doçura, tranquilidade e calma, mas cada matiz pode ter um significado diferente para aplicar no ambiente. Quer saber o que cada uma delas significa? Descubra junto da Suvinil.

    Amarelo

    O amarelo está relacionado com o otimismo. Pode ser utilizado tanto em tonalidades mais suaves, quanto em outras mais fortes. As combinações são inúmeras: conversando com outros tons pastel e cores mais intensas, como o vermelho, por exemplo.

    Azul

    O azul-pastel é uma excelente opção para quartos de crianças. É uma tonalidade mais suave, que combina perfeitamente com locais que transparecem inocência. Em contrapartida, também se encaixa com um ambiente profissional, criando uma sala em tom pastel e transmitindo bastante confiança.

    Laranja

    O laranja é uma cor muito positiva, além de ser extremamente versátil. Quando se torna uma tonalidade pastel, ela é até neutra. Você pode combiná-la com outros tons pastel, usando-a como base.

    Rosa

    O rosa é uma cor suave, bastante relacionada com um ambiente mais amoroso e romântico. Existem diferentes tons pastel de rosa. Os mais claros, por exemplo, são ideais para quem busca um ambiente mais relaxante. Já os mais brilhantes se encaixam em locais onde o rosa é a cor predominante, deixando-a em destaque.

    tons pasteis - imagem de sala de estar com cores rosa
    Créditos: ARQTAB

     

    Roxo

    O roxo e o rosa-pastel andam lado a lado. Os dois são cores semelhantes e podem ser usados em conjunto. O roxo é conhecido por ser uma cor de comemoração. Então, se estiver buscando uma decoração para um ambiente comemorativo, de uma festa ou de uma batida, essa é uma ótima opção. 

    Verde

    Que o verde remete à natureza, você já sabe. O verde-pastel não poderia ser diferente. Se você deseja criar um ambiente relaxante, que simbolize crescimento e prosperidade, essa é uma excelente sugestão. 

    Dicas de como utilizar os tons pastéis na decoração

    Como dissemos, a decoração candy color está em alta. Você pode utilizar os tons pastel tanto nas paredes, quanto nos objetos decorativos. Pense em como adicionar as cores pastel para deixar um ambiente com paredes brancas mais vivas e modernas. A família de cores Claras e Suaves da Suvinil consegue te ajudar nisso.

    Uma dica de ouro é buscar por almofadas ou até abajures que trazem os tons pastel como predominantes. As almofadas caem muito bem junto de um sofá de cor neutra, como o cinza. As paredes também podem conter objetos, como quadros ou estantes com livros em tons pastel.

    Caso deseje pintar as paredes com tons pastel, é possível misturar as cores junto do branco, tornando o ambiente misto. Deixar metade da parede (de baixo para cima) pintada com roxo e a outra metade com branco cria um ambiente harmonioso. 

    Os tons pastel são ótimos até para decorar a cozinha. As cadeiras podem misturar as tonalidades de rosa, amarelo e verde, por exemplo, criando um ambiente divertido. As cores combinam perfeitamente com objetos de madeira. Por isso, que tal apostar em uma mesa com esse tipo de material?

    Encontre os tons pastel na Suvinil

    Gostou das nossas dicas sobre como utilizar os tons pastel na decoração dos ambientes? Para facilitar esse processo, oferecemos tintas em tons pastel que vão desde as tonalidades mais suaves até as mais brilhantes.

    O Leque de Cores da Suvinil é subdividido em famílias: Cinzas Neutros, Brancas e Leves, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes, Acentuadas e Acolhedoras, Neutras e Clássicas. Todas possuem uma tinta em tom pastel que é a sua cara! Dê cores às suas histórias com os nossos produtos.


    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade