está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Tendência de cor: de onde ela vem?

05/03/2024

    Por Michell Lott

    Você já deve ter se perguntado como uma tendência de cor surge. Para alguns, a resposta é simples: assim como diria Miranda Priestly, no filme O Diabo Veste Prada, as cores do momento são “selecionadas para você pelas pessoas nesta sala”. Brincadeira à parte, a explicação é um pouco mais complexa que isso.

    Abaixo, você vai conhecer mais sobre o conceito de tendência de cor e entender um pouco sobre o que levou cada uma das nossas últimas cores do ano a se tornarem tão importantes em suas épocas.

    O que são tendências?

    Tendência é o conjunto de mudanças de comportamento que acontecem em um determinado período, transformando as escolhas e as vontades de todos pelos próximos cinco ou dez anos. Independentemente da esfera (política, social, econômica, etc), isso influencia várias outras áreas, pois todas estão conectadas.

    A pandemia, por exemplo, trouxe o isolamento social e o fechamento de fronteiras. Esses dois episódios desencadearam diversas tendências, como a nova apreciação do lar, o home office, a valorização do trabalho local, o renascimento de técnicas manuais e assim por diante. Essas grandes tendências se desdobram em outras menores, algumas vezes estéticas, como as cores.

    Tendência e moda

    É comum confundir tendência com moda. Porém, enquanto a primeira impacta a longo prazo e tem relação com várias outras transformações, a segunda pode ser rápida (como as trends do TikTok, que desaparecem em uma semana) e não ter relação nenhuma com mudanças mais significativas.

    Tendência e cor

    A tendência de cor recebe essa nomenclatura apenas para facilitar a comunicação. Na verdade, as cores são sinais das tendências. Elas são elementos estéticos que se tornam importantes em um determinado período porque estão relacionadas a mudanças comportamentais maiores.

    Por isso, o Suvinil Revela, nosso estudo anual de cores, traz uma cor do ano, que resume vários sinais das mudanças mais importantes do momento, assim como diversas paletas que se relacionam com temas diferentes. Afinal, em um mundo cada vez mais múltiplo, é difícil que todos passem pelas mesmas experiências.

    Tons terrosos

    Os tons terrosos, queridinhos de todos hoje, são ótimos exemplos para explicar como as tendências de cores funcionam. O interesse por eles surgiu em meados da década passada, quando as pessoas começaram a se sentir saturadas do excesso de tecnologia e passaram a procurar elementos que as fizessem se sentir mais próximas da natureza e da ancestralidade.

    Outro fator que acelerou a ascensão dos tons terrosos foi a emergência da sustentabilidade. A partir disso, o desejo por superfícies tingidas naturalmente cresceu, continua e promete permanecer por, pelo menos, mais 10 anos! Tanto que, hoje, temos uma linha com pigmentação 100% mineral: a Toque da Terra.

    Modernidade

    Isso não quer dizer que a sociedade está contra o progresso. Trata-se apenas de um reposicionamento comportamental. A tecnologia facilitou a comunicação, mas distanciou a conexão humana.

    Por outro lado, impulsionou o metaverso, as inteligências artificiais e as viagens espaciais, que trouxeram uma paleta bem diferente, digital, artificial, sci-fi, marcada por tons pastéis, verdes cítricos e até… prateados!

    Como diria o futurólogo indiano Rohit Barghava: “o futuro nada mais é que o presente que se acelera”. Se as pessoas forem capazes de observar bem o que está acontecendo agora, conseguirão quase… prever o amanhã!

    Créditos: André Klotz

    2021 em Meia-Luz

    A nossa cor de 2021, Meia-Luz, representou a sensação de introspecção do isolamento social. Esse rosa-avioletado que muda de tom de acordo com a hora do dia evocava as nuances do pôr do sol visto pela janela (e publicado nas redes sociais).

    Ele também se relacionava com os violetas que surgiram graças ao aumento da presença das pessoas no universo digital (as reuniões no Zoom continuam até hoje). É uma cor que variava entre a melancolia e o otimismo, assim como os humanos naquele momento.

    Créditos: André Klotz

    2022 sentindo o Eclipse

    Eclipse, a nossa cor de tinta de 2022, é um verde cítrico e levemente terroso que materializou o sentimento de expectativa daquele ano pelo fim da pandemia. Todos desejavam o tão falado “novo normal” para voltar a experimentar os prazeres da liberdade.

    Naquele ano, a palavra “metaverso” estava na ponta da língua, criando o desejo pela estética sci-fi no imaginário popular. O tom que falava sobre a vontade de estar perto da natureza também representou os avanços da tecnologia, todos superimportantes naquele tempo.

    Créditos: André Klotz

    2023 conectado com a Calcita Alaranjada

    Calcita Alaranjada, a nossa cor do ano 2023, simbolizou o sentimento de re-experimentação do mundo pelo qual tanto se ansiou no ano anterior. O laranja surge no desejo popular por grandes transformações, assim como aconteceu nos anos 1970.

    A cor também representou como a imaginação humana via as evoluções tecnológicas (aquele foi o ano em que Elon Musk anunciou viagens para Marte), além, é claro, da emergência ambiental (outra tendência de 2023).

    Foi ali que nasceu o produto Cores da Terra, primeiro feito com pigmentação 100% mineral do nosso leque, que evoluiu para o Toque da Terra atual.

    Créditos: André Klotz

    2024 com Conforto

    O azul-acinzentado de Conforto traduz a maior necessidade do momento: o descanso. Ansiosas por viver demais pós-pandemia, as pessoas aceleraram o passo e tornaram-se cansadas (sem falar na aceleração das mídias digitais, que leva a um estado de hiperconectividade).

    O tom que se relaciona à cor do céu e aos azuis digitais serve como um refúgio para as mentes que buscam um pouco de pureza. Ele também é um ótimo complemento para os tons terrosos, que continuam em evidência.

    Um mundo de cores com a gente!

    Agora, você já sabe o que é tendência de cor e quais são os últimos estudos que fizemos sobre o assunto. Se estiver em dúvida sobre a cor ideal para o seu projeto, acesse o Guia de Escolha de Cores e conte com filtros exclusivos.

    Imagem de capa: Brejo


    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade