Loja Online
Login

Português

Cores e humor: pinte as paredes e transforme o clima da sua casa.

Cores e humor: pinte as paredes e transforme o clima da sua casa.
  • Tags relacionados
  • Cores citadas
  • Conteúdos relacionados

Você já reparou como as cores têm o poder de transmitir diversos tipos de sensações? Basta imaginar como você se sente ao entrar em um ambiente todo colorido ou em um espaço com tons neutros. Certamente, seriam sentimentos bem diferentes. O que acontece é que as cores são capazes de influenciar diretamente o nosso humor de maneira instintiva. Talvez, isso explique por que cada um de nós tem um tom preferido, que nos traz boas lembranças. Por isso, a escolha da cor, seja para vestir ou decorar a casa, é algo muito pessoal, já que leva em conta toda a nossa bagagem de memórias.


Com a pandemia, estamos experimentando uma nova rotina, em que tivemos que desacelerar drasticamente e passar mais tempo em casa. Com isso, é natural começar a reparar mais nos ambientes em que ficamos a maior parte dos dias. Nesse período, você já deve ter parado para pensar que a sua sala, por exemplo, poderia ser ainda mais aconchegante. Ou que o seu home office deveria ser um ambiente mais estimulante e produtivo. Então, saiba que as cores são fundamentais para isso e, apenas pintando algumas paredes, já é possível mudar todo o clima dos espaços. Abaixo, separamos uma seleção para mostrar como diferentes tons criam impressões diversas em cada ambiente.


Azul

Os tons de azul são relaxantes naturais porque fazem alusão ao mar, ao céu e à liberdade. Tudo o que nos traz calma e tranquilidade. Eles são capazes de criar esse clima em qualquer estilo de decoração, como neste ambiente urbano. Isso porque os azuis são versáteis e oferecem muitas possibilidades de combinação. Aqui, as paredes ganharam dois tons para dar personalidade ao ambiente. São eles: Nimbus e Barra de Ferro.


Foto de um ambiente com uma grande almofada cinza em primeiro plano, com uma manta num tom azul em cima. Ao lado direito, podemos ver um móvel de cozinha com fogão embutido e uma penal vermelha em cima. Ao fundo, uma porta pintada na cor Nimbus com seu ícone de cor, e um painel de madeira. Acima, a parede está pintada na cor Barra de Ferro e há o ícone de cor.

Amarelo

Alegria e motivação são os sentimentos que nos trazem os tons de amarelo. Em intensidades vibrantes ou suaves, o amarelo nos lembra o sol e as frutas tropicais. Por isso, além de energizante, é uma boa opção para diminuir a sensação de cansaço e desânimo, e ainda estimular a criatividade. Neste quarto, a cor Nozes foi a escolhida na composição de uma cabeceira de cama em forma de círculo, para levar energia pela manhã e criar um clima sereno à noite.


Foto do ambiente agora com uma cama e lençol brancos e almofadas com desenhos triangulares amarelos. Ao fundo, um círculo amarelo pintado na cor Nimbus simulando uma cabeceira, com prateleira e quadros pendurados.Foto de um ambiente inteiramente branco com uma cama em primeiro plano com dois travesseiros.

Rosa

Em suas várias versões, a cor rosa remete ao afeto e, por isso, também nos ajuda a relaxar. Além disso, o tom um poder motivacional sobre as pessoas. Este quarto exala tranquilidade com a cabeceira pintada na cor Açucena e a parede na cor Frapê de Uva . Dois tons acolhedores, ideais para ambientes de descanso.


Foto de um ambiente com uma cama em primeiro plano. Na cama podemos ver uma manta na cor rosa e algumas almofadas rosa e azul. Ao fundo, temos um quadrado pintado na parede na cor Açucena e acima, Frapê de Uva, e os ícones de cor. Ao redor da cama e em cima da pintura da cor Açucena, temos mobiliários de decoração como vasos de flores.

Verde

Verde tem tudo a ver com natureza e bem-estar, por isso, é considerada a cor da esperança, da fertilidade e dos novos começos. Com um efeito calmante sobre o corpo e mente, o verde é o tom ideal para ambientes que pedem uma atmosfera tranquila e de concentração. Neste home office, a cor Plantação de Hortaliças, foi a escolhida.


Foto tirada de frente para uma parede com prateleiras com plantas e mobiliário de decoração, e ao lado esquerdo, uma mesa com um computador e uma cadeira amarela abaixo. Ao lado direito, um quadro pendurado na parede fazendo uma brincadeira com uma tartaruga e um crânio e, abaixo, um sofá com manta e almofada. Ao fundo, a parede está dividida ao meio verticalmente, ao lado esquerdo a cor é Branca e ao lado direito, temos a cor Plantação de Hortaliças, com o ícone de cor entre o quadro e o sofá.

Vermelho

Uma cor quente, capaz de criar uma atmosfera estimulante e que pode trazer muito estilo à decoração. Os tons de vermelho remetem a sensualidade e aos sentimentos intensos. Para os mais ousados, pode ser usado sem moderação, mas, para quem prefere aplicar o tom de um jeito mais comedido, a dica é destacar algo no ambiente, como foi feito nesta sala de jantar. Aqui, a cor Hena foi aplicada no teto.


Roxo

roxo é, muitas vezes, relacionado ao misticismo e conhecido por ser a cor da intuição. Também desperta a criatividade, além de reduzir a ansiedade e o medo. Nesse recanto, a cor Geleia de Ameixa foi combinada com texturas naturais e metal dourado para criar uma composição elegante e com um ar misterioso.


Na foto, vemos uma luminária, em cima de uma mesa de bambu, com quatro círculos ligados à uma base central. Na mesa, há um caderno com a capa florida e um lápis, e alguns itens de decoração. Ao fundo, uma árvore com folhas roxas e amarelas e a parede pintada na cor Geleia de Amora, com o ícone de cor.

Conseguiu imaginar e repaginar espaços da sua casa? Novas cores podem parecer pequenas mudanças, mas conseguem inspirar e motivar diferentes sentimentos em cada canto.


Para mais inspirações na hora de mudar a sua decoração, acesse as redes sociais da Suvinil.

Instagram: @tintas_suvinil

Youtube: TintasSuvinil

Pinterest: TintasSuvinil