está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

cores primarias

Cores primárias: confira um guia completo sobre os matizes

27/10/2023

Já parou para pensar que a existência de todas as tonalidades está, direta ou indiretamente, ligada às cores primárias? O nome vem delas serem “puras”, ou seja, não originadas da mistura de outras. Descubra mais sobre esses matizes com a gente!

Conhecendo as cores primárias

As três cores primárias são: azul, vermelho e amarelo. Elas servem como base para a criação de outras do círculo cromático e não podem ser decompostas em outros matizes. Afinal, são “puras”. Porém, elas têm variações graças à luminosidade e à saturação.

Antes de entender melhor esses dois conceitos, tenha em mente que a luz branca, associada à ausência de cor, na verdade, possui todas as cores visíveis aos olhos humanos. Se um objeto é iluminado por ela, você verá as cores que não foram absorvidas por ele.

Quando falamos de pigmentos e tinta a conversa fica um pouco diferente. A partir da mistura de uma base branca com pigmentos, outras cores principais são adquiridas. As tonalidades das cores primárias são puras, a partir da mistura delas nós adquirimos tons secundários, que podem ser mais escuros, com a adição de preto, ou mais claros, com a adição de branco. Veja mais sobre luminosidade e saturação.

Luminosidade

O que a luminosidade tem a ver com as cores consideradas primárias? A luz é um conjunto de fótons, partículas minúsculas. A quantidade de fótons refletidos ajuda a gerar as diferentes tonalidades de um matiz, ou seja, tons claros tem mais branco, enquanto tons escuros, mais preto. O mesmo comportamento acontece com cores de tintas e pigmentos

Saturação

A saturação define o grau de pureza da cor, ou seja, representa o máximo de cor que um tom pode conter. Se for misturada com branco ou cinza, por exemplo, a cor fica mais dessaturada. Outro ponto importante é: quanto mais pura for a tonalidade, mais saturada ela será. Lembre-se que a mistura de um tom com outras cores muda a característica original e a luminosidade.

Explorando as cores primárias

Você já viu quais são as cores primárias e como a luminosidade e a saturação interferem na criação de novas tonalidades e novos matizes. Que tal explorar mais a fundo cada uma? Veja, a seguir!

Azul

Cor do céu e do mar, o azul está muito ligado à harmonia e à saúde. Ele pode ser misturado com vermelho e amarelo para gerar os matizes roxo e verde, respectivamente. No nosso leque, você encontra várias opções interessantes de tons vindos dele:

  • Rio Ebro: aconchegante, diurno e frio;
  • Martim-Pescador: robusto, espontâneo e abafado;
  • Veludo Azul: empoeirado, robusto e mineral.
Cores primarias - ambiente azul
Crédito: Desconexo

Vermelho

Esse matiz está ligado à paixão, ao amor e à energia, por isso, costuma se destacar nos ambientes. Com ele, você pode gerar o roxo (com azul) e o laranja (com amarelo). Essa é uma das cores primárias considerada “quente”. Veja opções do nosso leque:

  • Belvedere: fechado, quente e profundo;
  • Cortina de Teatro: empoeirado, orgânico e aconchegante;
  • Mousse de Iogurte: diurno, quente e abafado.
cores primarias - imagem de fachada vermelha
Crédito: Samantha Fachada

Amarelo

Amarelo representa luz, riqueza e felicidade, ligado à ideia do sol e do ouro. Por isso, tem o poder de transformar o ambiente. Em áreas externas, é mais indicado usar tons escuros para não clarear demais. A mistura de cores primárias com amarelo pode gerar verde e roxo. Confira exemplos de tons do nosso leque:

  • Banana com Açúcar: harmônico, abafado e suave;
  • Flan de Baunilha: suave, empoeirado e quente;
  • Areia do Deserto: amendoado, suave e delicado.

Escolha de cores

O nosso leque tem várias opções vindas das cores primárias. São mais de 2.000 cores disponíveis. Se estiver com dúvidas para escolher a ideal, conte com 2 facilidades que disponibilizamos: o Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor e o nosso estudo de tendências.

No app, você testa a tonalidade escolhida no seu ambiente. É possível contar com ferramentas, como fita-crepe e formas geométricas. Já o estudo de tendências traz a seleção da nossa Cor do Ano e de paletas que estarão em alta durante o período.

As cores primárias estão no nosso catálogo!

Gostou de conhecer as cores primárias? No nosso catálogo, você encontra produtos para as mais diversas superfícies, desde paredes até áreas de madeira e metal. É só acessar o nosso site e descobrir as principais características de cada produto.

Se precisar de ajuda com a pintura, acesse a página Suvinil Encontre Seu Pintor. Nela, você localiza profissionais próximos da sua localização. Basta inserir seu CEP, selecionar o pintor ou a pintora e ser atendido via WhatsApp. Confira e peça um orçamento!

Imagem de capa: Leticia Ribeiro 

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade