está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Quarto infantil feminino: 8 dicas para facilitar a escolha da decoração!

18/03/2024

    Vai decorar um quarto infantil feminino e está em dúvida sobre onde começar? Que tal pedir ajuda para a criança e procurar por inspirações juntos?

    A infância é um momento de descobertas, em que a criança começa a entender mais sobre os próprios gostos. É importante que o local de convívio e descanso dela reflita esses interesses, deixando-a mais à vontade e confiante para explorar o mundo.

    Para ajudar nesse processo, preparamos um artigo exclusivo e recheado de ideias. A seguir, apresentamos oito dicas para facilitar a transformação do quarto da criança. Continue a leitura e confira!

    1. Defina a paleta ideal

    As cores são responsáveis pelas sensações transmitidas ao cômodo, sendo superimportantes para a decoração do quarto infantil. Para montar a paleta ideal, a dica é observar quais tons despertam o interesse da criança e compreender os efeitos que eles causam no ambiente.

    Cores mais claras e adocicadas, como os famosos tons pastéis, são populares nos espaços infantis, mas não há regras. O importante é criar um local que reflita a personalidade e os gostos da criança, onde ela se sinta feliz e confortável.

    Guia de Escolha de Cores

    Se quiser uma ajuda, conte com nosso Guia de Escolha de Cores, filtrando as principais opções disponíveis no nosso leque. Você pode pedir para a criança optar por um dos matizes:

    • Amarelos;
    • Laranjas;
    • Vermelhos & Rosas;
    • Violetas;
    • Azuis;
    • Azuis-Esverdeados;
    • Verdes;
    • Verdes-Amarelados;
    • Cinzas;
    • Beges & Marrons.

    A partir disso, você determina a luminosidade e as sensações desejadas para o ambiente. Na proposta abaixo, a paleta escolhida traz tons claros de verde, azul e branco, que criam um visual sereno e refrescante.

    Junto da madeira do piso e dos móveis, foi possível criar um ambiente aconchegante e harmonioso, que transmite sensação de proximidade com a natureza.

    Créditos: Gisele Rampazzo (@giselerampazzo)

    2. Baseie-se em temas

    Outra dica valiosa para a decoração do quarto infantil é basear-se em temáticas que chamam a atenção da criança. Assim, você terá um ponto de partida sólido para definir os demais elementos, inclusive a paleta.

    Unicórnios, princesas, fadas, animais da floresta, super-heróis e espaço sideral são algumas opções populares. As temáticas ajudam a criar um espaço que estimula a imaginação e reflete os interesses da idade.

    Tinta para paredes internas

    Após definir a paleta e o tema do ambiente, é hora de escolher a tinta para as paredes. Em nosso catálogo, você encontra diversas opções, incluindo a Suvinil Toque de Seda e a Suvinil Toque de Luz, com acabamento acetinado e semibrilho, respectivamente, excelentes para áreas de descanso.

    3. Opte por móveis funcionais e lúdicos

    Os móveis são essenciais na decoração de quarto infantil porque podem dar um ar ainda mais lúdico para o espaço. Camas com formatos criativos, como carruagens de princesa ou casinhas de boneca, são algumas alternativas divertidas e funcionais para o cômodo.

    Para deixar o ambiente ainda mais harmonioso, você pode colorir os móveis e os demais elementos decorativos com tons presentes na paleta definida. Basta optar por uma das nossas tintas para madeira, metal ou outras superfícies, como o Esmalte Suvinil Cor & Proteção Base Água e o Esmalte Suvinil Multissuperfícies, disponíveis em todas as cores do nosso leque.

    4. Separe um espaço para leitura e estudos

    Reservar um cantinho da decoração de um quarto infantil feminino para a leitura e os estudos é uma excelente forma de contribuir com o desenvolvimento da criança. A dica é investir em uma mobília ergonômica para priorizar o conforto e a concentração.

    Para se inspirar, busque referências alinhadas às suas preferências estéticas. Abaixo, você pode ver uma alternativa divertida, com duas prateleiras de livros em frente à cama e paralelas a uma cadeira.

    Créditos: Leila Viegas

    5. Libere uma área para brincadeiras

    Se a ideia é montar um quarto infantil feminino completo, não esqueça do espaço para as brincadeiras. Nos primeiros anos de vida, a criança aprende enquanto se diverte. Então, nada melhor que reservar um cantinho só para isso.

    Ele pode ficar próximo ao espaço de estudo, ao lado da cama ou de uma área perto da janela, para a criança se divertir, enquanto aproveita a luz natural. Vale equipar esse local com tapetes macios, almofadas coloridas e caixas organizadoras para os brinquedos.

    6. Invista em uma iluminação aconchegante

    A luz influencia diretamente o conforto e o humor, podendo contribuir com o desempenho cognitivo da criança. Então, pensar na iluminação é fundamental para garantir um quarto infantil feminino aconchegante e criativo.

    A dica é aproveitar o máximo possível de luz natural, utilizando cortinas leves e posicionando os cantinhos de estudo ou brincadeira próximo às janelas. Opte por luzes artificiais quentes (amarelas), que costumam transmitir maior sensação de aconchego.

    7. Personalize

    Que tal pensar em uma decoração mais personalizada, com elementos que remetem às preferências da criança, criando um ambiente autêntico e mágico para ela? Você pode investir em técnicas divertidas na decoração com tinta.

    Os murais artísticos e as pinturas orgânicas, com formas geométricas, são ótimas opções para personalizar o quarto infantil feminino. Essas propostas também são mais econômicas em comparação com a aquisição de móveis e objetos. Ainda é possível envolver a criança no processo, ouvindo o que ela mais gosta.

    8. Conte com inspirações

    Se ainda pintar dúvida sobre como montar a decoração de quarto infantil feminino, inspire-se! Buscar referências é a melhor forma de tomar uma decisão assertiva, que atenda às suas necessidades e esteja alinhada às suas preferências estéticas.

    No quarto abaixo, você confere uma decoração divertida e sutil, nas cores: Contemplação, Palmier, Branco Neve e Fruta da Condessa. Junto das formas geométricas milimétricas, dos móveis de madeira e da cadeira branca, a paleta resulta em um ambiente criativo, acolhedor e charmoso.

    Créditos: Leila Viegas

    Monte o quarto infantil feminino dos sonhos com a gente!

    Gostou das dicas e já sabe como montar um quarto infantil feminino? Então, saiba que a loja on-line tem o que você precisa para tirar suas ideias do papel, como tintas para parede, madeira, metal e outras superfícies. Confira e aproveite!

    Se precisar de ajuda na hora de pintar, você pode contar com Suvinil Encontre Seu Pintor. Acessando o serviço, você visualiza projetos de pintura e solicita um orçamento para os nossos pintores e pintoras parceiros. Conheça!

    Imagem de capa: Duda Senna Arquitetura/ @hudson.cavalcanti


    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade