está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

PSQ - Tintas Imobiliárias: o que é e qual sua importância!

PSQ – Tintas Imobiliárias: o que é e qual sua importância!

19/07/2023

  • Produtos citados

O Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias (PSQ) é uma iniciativa coordenada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati). O principal objetivo é garantir a qualidade das soluções — tintas, vernizes e massas — desenvolvidas para o setor imobiliário. 

Referência para o Governado Federal, o programa busca oferecer mais segurança aos consumidores do segmento de tintas. Para isso, funciona por meio da participação voluntária, em que as marcas realizam o cadastro para os produtos serem analisados e obterem um certificado. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre a iniciativa? Não se preocupe! Preparamos este artigo recheado de informações a respeito das funções e da importância do PSQ – Tintas Imobiliárias. Fique por dentro dos detalhes! 

O que é o PSQ – Tintas Imobiliárias?

Para começar, nada melhor do que entender o que é o PSQ – Tintas Imobiliárias. Basicamente, trata-se de um programa de pesquisa que realiza análises frequentes e sistemáticas dos atributos das tintas. Dessa forma, a iniciativa atesta que as composições estão de acordo com o exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Fundado em 2002, o programa é gerido pela empresa TESIS e segue o regimento do Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (SiMaC). Ao longo desses 20 anos, já garantiu que cerca de 90% do volume de tintas imobiliárias vendidas no país atendessem aos rigorosos padrões de qualidade.

Para que serve?

O Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias foi desenvolvido com objetivo de elaborar mecanismos específicos para garantir que as soluções destinadas à construção civil apresentem: desempenho satisfatório e atendimento às necessidades dos usuários sem prejudicar a competitividade entre os fabricantes.

Por isso, além de analisar a qualidade de produtos e serviços do segmento, segundo especificações técnicas, a iniciativa procura assegurar às marcas cadastradas que a qualidade dos produtos é atingida e mantida. Da mesma forma, dá segurança de que as soluções estão em conformidade e atendem às expectativas dos compradores. 

Qual é a importância do PSQ para o segmento de tintas?

Assim como outros programas setoriais de qualidade, o PSQ – Tintas Imobiliárias proporciona maior credibilidade às marcas frente aos clientes. Ou seja, ao obterem um certificado de qualidade, as empresas garantem que os produtos atendem aos requisitos para a venda no mercado.

Além disso, para os consumidores, o PSQ pode servir como um diferencial para a escolha das tintas. Assim, eles têm mais confiança para tomar a decisão, optando pela opção em conformidade.

Como verificar quais marcas estão cadastradas no PSQ?

Afinal, como consultar o PSQ para verificar quais marcas estão cadastradas? Para ter segurança na hora de adquirir os produtos, é possível consultar a lista de empresas participantes no próprio site do programa Tinta de Qualidade. Para isso, basta acessar o relatório sensorial mais recente! 

Você também pode conferir a lista de cadastro no site da Abrafati. As informações estão disponíveis na aba “Qualidade”, assim como os detalhes mais recentes a respeito da iniciativa. 

rolo de pintura sobre parede azul representando a psq
Créditos: Ori Interiores

Suvinil: invista em tintas qualificadas pelo PSQ!

Você sabia que a Suvinil está cadastrada no PSQ – Tintas Imobiliárias? Assim, visa garantir as melhores soluções para o seu projeto de decoração, repintura ou reforma, atendendo a todos os requisitos de qualidade. 

Com mais de 60 anos de tradição, a marca conta com um enorme portfólio de produtos. Em meio às opções, é possível encontrar tintas para parede com o toque certo para seu lar, como a Suvinil Toque de Luz, com acabamento semibrilho, a Suvinil Toque de Seda, com acabamento acetinado, e a Suvinil Fosco Completo, com acabamento fosco.

Também há opções de tintas para diferentes superfícies, como é o caso do Suvinil Multissuperfícies. Com acabamento acetinado, essa tinta epóxi à base de água pode ser aplicada em ambientes internos e externos, sobre azulejo, pastilhas,vidros, madeiras e metais.

Milhares de cores para experimentar!

Além da variedade de produtos, a Suvinil conta com um gigantesco leque de cores de tinta. São mais de 2.000 tonalidades para você encontrar a opção ideal para sua decoração.

Para facilitar a hora da escolha, essas cores são subdivididas em diferentes famílias, classificadas de acordo com a aparência e a sensação que transmitem: Brancas e Leves, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes, Acentuadas e Acolhedoras, Neutras e Clássicas e Cinzas Neutros. 

Dê cores às suas histórias com a ajuda da Suvinil! 

Agora que você já sabe o que é, para que serve e qual é a importância do PSQ – Tintas Imobiliárias, assim como as opções de produtos disponíveis na Suvinil, que tal garantir algumas dicas de pintura? Confira os tutoriais aqui, no blog! 

Fontes consultadas:

Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes (Brasil). Tintas com qualidade reconhecida representam cerca de 90% do total. Qualidade, [S. l.], p. 1, 20 fev. 2013. Disponível em: https://abrafati.com.br/tintas-com-qualidade-reconhecida-representam-cerca-de-90-do-total/. Acesso em: 5 jul. 2022.

TESIS – TECNOLOGIA E QUALIDADE DE SISTEMAS EM ENGENHARIA (São Paulo). Relatório Setorial – 1076/RS075A. RESUMO EXECUTIVO DO RELATÓRIO SETORIAL No 75, [S. l.], p. 1, Jun 2022. Disponível em: https://www.tintadequalidade.com.br/files/RS075A.pdf. Acesso em: 5 jul. 2022.


Tags Relacionadas

Tintas

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade