A pintura meia-parede é uma das tendências que nunca saem da moda. Simples, moderna e estilosa, ela renova o ambiente combinando cores, texturas e formas. Quer saber mais detalhes sobre essa solução econômica e bacana? Vem com a gente!
Conheça as principais formas de fazer a pintura meia-parede
Antes de entender como pintar meia parede, é bacana conhecer um pouco mais sobre essa tendência. Como o próprio nome sugere, nessa técnica, metade da parede é pintada de uma tonalidade diferente da outra. Isso pode ser feito de diversas maneiras:
- vertical: a divisão é feita nessa direção, trazendo um toque de originalidade para os ambientes;
- horizontal: é mais tradicional, com um risco nessa direção dividindo a superfície;
- diagonal: é uma opção diferenciada e descontraída, ótima para fugir do óbvio.
Uma das perguntas mais comuns é: pintura meia-parede aumenta o ambiente? A resposta é que depende. O método mais indicado para isso é o horizontal, justamente por considerar as medidas de toda a superfície. Porém, dependendo da combinação de cores, é possível conseguir um efeito similar com os outros estilos.
Como combinar as cores na pintura meia-parede?
O círculo cromático é um ótimo aliado para ajudar a escolher cores na hora de fazer a pintura meia-parede. Nele, você entende quais são as cores opostas, análogas ou em tríade.
No primeiro caso, elas criam um contraste interessante, como laranja e roxo. No segundo, elas estão mais próximas, como azul e verde. Por fim, elas representam três tons equidistantes no círculo. Ainda há a possibilidade de fazer uma pintura monocromática, em que são usadas tonalidades de diferentes luminosidades e saturação em um mesmo matiz
Nosso Leque de Cores também é um excelente guia para fazer a combinação da pintura meia-parede diagonal, horizontal ou vertical. Ele é subdividido em seis famílias, com base nas sensações que elas passam para o ambiente. Confira um pouco sobre cada uma:
- Brancas e Leves: cores mais claras e com um poder de reflexão da luz muito grande;
- Claras e Suaves: cores levemente saturadas, que combinam leveza, doçura e tranquilidade;
- Intensas e Vibrantes: cores ousadas e que trazem mais energia para os espaços;
- Acentuadas e Acolhedoras: cores com matizes escuros, mas que trazem muito aconchego para os ambientes;
- Neutras e Clássicas: cores atemporais, perfeitas para quem quer uma decoração que chama a atenção na medida certa;
- Cinzas Neutros: feitos puramente da combinação entre branco e preto, ideais para trazer neutralidade para os ambientes e equilibrar combinações com outros tons.
Você também pode contar com o estudo de tendências Suvinil Revela 23+. Nele, falamos sobre as principais tonalidades que estarão em alta nos próximos anos, inclusive a Calcita Alaranjada, eleita nossa cor do ano. Ainda montamos algumas paletas de cores com base em sensações. Elas ficam ótimas em metade da parede.

Afinal, como fazer a pintura meia-parede?
Depois de conferir algumas dicas para o visual da pintura de parede dessa técnica, está na hora de botar a mão na massa. A seguir, trouxemos um passo a passo bem simples de como você pode fazer a meia-parede:
1. comece forrando o espaço da pintura, tomando cuidado para cobrir o que não deve ser colorido;
2. limpe bem a superfície, retirando todo o pó e sujeira;
3. separe os seguintes materiais: fita métrica, lápis e fita-crepe;
4. use a fita métrica para medir a parede. Com o lápis, marque a divisão;
5. faça uma linha nesse local;
6. use a fita-crepe para demarcar essa linha;
7. aperte bem a fita-crepe na parede, evitando que a tinta vaze para o lado errado;
8. passe um pouco de massa corrida na fita para selar e evitar que a tinta aplicada vaze por baixo;
9. aplique a mesma cor do fundo da parede que você vai pintar para selar a fita;
10. passe a tinta de acordo com o número de demãos e tempo de secagem indicado pelo fabricante;
11. retire a fita-crepe quando tudo estiver seco.
Não existe uma regra para a altura da pintura meia-parede. Isso é escolhido conforme o seu gosto pessoal. Porém, há algumas indicações. Em ambientes amplos, por exemplo, é bacana pintar um pouco acima da metade da superfície. Agora, se quiser deixá-la mais alta, passe a tinta abaixo da metade. Tudo vai depender do efeito que você quer para o ambiente.
Faça sua pintura meia-parede conosco!
A pintura meia-parede é mais fácil do que você imagina. Depois de conferir tudo sobre essa técnica e como aplicá-la na sua casa, que tal acessar o nosso site? Além do nosso incrível Leque de Cores, temos algumas ferramentas, como o Aplicativo Simulador de Cores Suvinil, em que você pode comparar tonalidades, criar combinações e favoritar as cores que mais gosta até escolher a ideal.
Quer uma ajuda extra na hora de fazer a pintura meia-parede? Acesse a página do Encontre Seu Pintor. Nela, você encontra um profissional conforme a sua localização. Para isso, basta inserir seu CEP, clicar na busca e solicitar o orçamento desejado. Acesse!
Imagem de capa: Leila Viegas