está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

quarto com pintura meia-parede como cabeceira em verde e branco

Conheça tudo sobre a pintura meia-parede

02/04/2024

Renovar os ambientes da casa pode ser mais simples do que parece. Muitas vezes, apenas uma nova demão de tinta já é o bastante para transformar os espaços. A pintura meia-parede, por exemplo, é uma forma criativa de usar cores nos cômodos. Quer saber mais sobre ela? Vem com a gente e descubra!

Quais são os tipos de pintura meia-parede?

A pintura meia-parede é uma técnica que usa duas cores diferentes. Ela traz mais estilo e criatividade para a decoração do ambiente. As linhas criadas podem guiar a colocação de móveis e objetos no décor, como uma cabeceira para a cama no quarto.

Ao pintar meia-parede de quarto, sala ou qualquer outro espaço, você pode escolher entre os sentidos horizontal, vertical e diagonal. O primeiro é o mais tradicional, mas os outros trazem mais criatividade para a decoração.

Se você não tem certeza se pintar meia-parede diminui o ambiente, saiba que isso depende. A pintura horizontal ajuda a aumentá-lo visualmente, justamente por considerar as medidas de toda a superfície. Porém, dependendo da combinação de cores, é possível conseguir diferentes resultados.

quarto com pintura meia-parede como cabeceira em azul e branco
Créditos: Maura Mello

Como fazer a pintura meia-parede?

Então, como fazer a decoração com meia-parede pintada? Em primeiro lugar, separe os materiais necessários: rolo de lã, fita adesiva, trincha, trena, bandeja e tintas. Depois, forre todos os objetos e áreas que não serão pintados. Então, siga o passo a passo:

  1. marque a altura desejada para a pintura meia-parede usando a trena;
  2. passe fita por cima das marcas;
  3. pinte a borda da fita com a cor do fundo e espere secar;
  4. aplique a segunda cor escolhida;
  5. retire a fita.

Dicas

Não existe nenhuma regra em relação à altura para pintar meia-parede, mas vale seguir algumas indicações. Para ambientes amplos, o ideal é pintar um pouco acima da metade da parede. Agora, em cômodos baixos, passe a tinta abaixo da metade.

Você pode fazer a pintura meia-parede com texturas. É possível preencher uma das partes com cimento queimado, azulejo ou madeira. Isso ajuda a criar um contraste muito interessante. Você também pode aplicar outras técnicas, como pintura geométrica.

Na hora de retirar a fita, tenha cuidado. Faça de forma devagar para evitar que qualquer um dos lados seja danificado. A pintura meia-parede é uma excelente alternativa para qualquer ambiente da casa. Então, você pode apostar nela sem medo!

Como escolher as cores da meia-parede?

O segredo para uma meia-parede pintada em quarto, sala ou qualquer outro espaço está na combinação de cores. O círculo cromático pode ajudar. Com ele, você entende as opções complementares (opostas), análogas (lado a lado) ou tríades (equidistantes). Ainda é possível usá-lo para pinturas monocromáticas, com diferentes tonalidades do mesmo matiz.

Além do círculo cromático, temos algumas funcionalidades para ajudar na sua escolha. Uma delas é o Guia de Escolha de Cores, que tem filtros exclusivos para uma busca guiada entre os tons.

O Estudo de Tendências é feito para registrar as cores que estarão em alta em um ano. Nele, elencamos paletas e elegemos uma Cor do Ano. Para 2024, a escolhida é Conforto, uma ótima opção para pintura meia-parede.

Agora, se você quiser simular uma paleta de cores no seu ambiente, baixe o Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor. Ele conta com ferramentas incríveis em poucos cliques. Para fazer o teste manual, conte com o Adesivo Suvinil Teste Sua Cor ou a Tinta Suvinil Teste Sua Cor.

quarto infantil com pintura meia-parede em branco e laranja
Créditos: Apartamento 203

Faça sua pintura meia-parede!

Gostou de conhecer sobre a pintura meia-parede? Se você precisar de profissional, acesse Suvinil Encontre Seu Pintor. Basta inserir o seu CEP para escolher um dos pintores ou uma das pintoras próximos da sua localização.

Você será redirecionado para o atendimento e poderá pedir um orçamento. Aproveite para conferir nosso catálogo incrível de produtos. Temos tintas para as mais diversas superfícies internas ou externas. Acesse, encontre referências e faça sua pintura meia-parede.

Imagem de capa – Créditos: Doedu


Tags Relacionadas

cores
meia parede
pintura

Cores citadas no texto


Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade