está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

área externa com parede colorida, bancos e mesa de centro representando o que é impermeabilização

O que é impermeabilização? Saiba mais sobre esse tipo de pintura!

27/03/2024

  • Produtos citados

A chuva, a maresia e o vento podem afetar a conservação da pintura, especialmente de áreas externas. Impermeabilizar as superfícies é uma ótima solução, mas nem todo mundo sabe o que é impermeabilização.

A impermeabilização é fundamental para as pinturas durarem e as superfícies estarem sempre renovadas. Nosso técnico Claudinei Mendes explicou um pouco sobre o que é, como fazer e qual é a importância desse processo. Veja!

O que é a impermeabilização?

Claudinei explica que “a impermeabilização é o processo de tornar determinadas superfícies impermeáveis, utilizadas nas construções civis (reboco, bloco, piso, laje, madeira e ferro) ou industriais (caixas d’água, piscinas e estruturas), isto é, fazer com que a água e outros fluidos não consigam atravessar esse material para o interior ou o exterior da superfície”.

O nosso técnico complementa a explicação sobre o que significa impermeabilização, dizendo: “uma superfície que não possui impermeabilização, não protege as estruturas e permite que água ou outros fluidos infiltrem para o interior ou o exterior do substrato”.

“Quando a tinta é aplicada sobre esse substrato, provoca diversas patologias, como bolhas, desbotamento, esfarelamento e eflorescência. Isso favorece a proliferação de mofo, bolor, fungo, rachadura, infiltração”, explica Claudinei.

Ele ainda diz que “dependendo da gravidade da situação, até a estrutura do imóvel pode acabar comprometida, pois a impermeabilização é fundamental para o processo construtivo”.

Quais são os benefícios da impermeabilização?

A impermeabilização de parede, laje e outras superfícies pode trazer vários benefícios. Claudinei indica que o principal deles é “evitar a passagem de água ou fluidos do lado externo para o interno, e vice-versa, em construções e estruturas expostas ao sol, à chuva, ao vento e à maresia”.

O técnico explica que a impermeabilização de laje, parede e outras áreas também ajuda a proteger o meio ambiente de vazamentos e contaminações. Além disso, proporciona conforto aos usuários, graças à ausência de umidade, que pode acarretar bolor, mofo e algas.

“A impermeabilização impede a ocorrência de patologias nas edificações, como desagregação e corrosão, que podem danificar as estruturas permanentemente, dependendo da gravidade”, indica Claudinei.

O técnico completa que “de acordo com a norma NBR 9575, a impermeabilização aplica-se às edificações e às construções em geral, em execução ou sujeitas a acréscimo, reconstrução ou submetidas a reformas”.

casa decorada com paredes rosa clara representando o que é impermeabilização
Créditos: Leila Viegas

Afinal, como fazer impermeabilização?

Agora que você já entende o que é impermeabilização e qual é a importância dela, chegou o momento de aprender a realizá-la. Claudinei diz que “o processo de impermeabilizar é diverso, e alguns mais complexos, como laje exposta, alicerce, piscina, garagem, subsolo e pressão de água no solo”.

Ele diz que “a impermeabilização pode ser realizada com manta asfáltica, argamassa polimérica e, em alguns casos, tinta”. A primeira dica que o técnico traz é contratar uma empresa ou um profissional especialista no assunto. Você tem acesso a isso pela página Suvinil Encontre Seu Pintor.

Claudinei também reforça que é importante usar produtos corretos para impermeabilização. Ele dá uma dica: “ouça o fabricante sobre a necessidade de realizar a impermeabilização”. Nosso catálogo possui um produto perfeito para proteger as áreas externas. Veja mais sobre ele abaixo.

Suvinil Suviflex

Pintou dúvida sobre o que fazer na parede com umidade? O Suvinil Suviflex é uma ótima opção para áreas externas. Esse líquido na cor branca tem boa cobertura, prevenindo o aparecimento de fissuras e infiltrações com batidas de chuva, além de aumentar a durabilidade da tinta.

Em relação à preparação da superfície para receber esse produto, existem algumas orientações indispensáveis. Sabendo o que é impermeabilização, você garante mais praticidade para a rotina. Veja as dicas:

  • parede nova: espere secar e curar por, no mínimo, 28 dias. Depois, passe a mão sobre a parede. Se perceber grãos ou pó, aplique o Suvinil Fundo Preparador;
  • parede pintada com bolhas, partes soltas ou partes mal-aderidas: trate as imperfeições por meio de raspagem, lixamento, escovação ou hidrojato e aplique o Suvinil Fundo Preparador;
  • parede mofada: lave com água e detergente, enxágue bem e deixe secar;
  • parede com imperfeições leves: nivele com Suvinil Massa Acrílica;
  • parede com muitas imperfeições: use argamassa e espere o tempo de cura de, no mínimo, 28 dias;
  • paredes pintadas com cal ou pintura antiga: aplique o Suvinil Fundo Preparador.

Perfeito para primeira pintura e repintura, o Suvinil Suviflex precisa ser diluído em 10% de água. São necessárias apenas 2 demãos para um resultado satisfatório. Lembre-se sempre de aguardar os tempos de secagem: 2h para o toque, 4h entre demãos e 24h para a pintura finalizada.

Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!

Gostou de saber o que é impermeabilização e como usar o Suvinil Suviflex no processo? Aproveite para acessar o nosso site e conhecer outros produtos incríveis para paredes internas e externas da sua casa. Confira!

Imagem de capa – Créditos: Apartamento 203


Tags Relacionadas

dicas
impermeabilização
pintura

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade