está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

imagem de parede colorida com laranja e amarelo representando o nome das cores

Nome das cores: confira tudo sobre eles

18/10/2023

    Você já parou para pensar no motivo do azul se chamar azul, do vermelho se chamar vermelho e do verde ser verde? O nome das cores é uma curiosidade para muitas pessoas. Montamos um guia para falar um pouco sobre esse assunto, conforme o grupo das cores. Saiba mais!

    De onde vêm os nomes das cores primárias?

    Se você é fissurado no mundo da pintura, sabe que as cores primárias são à base de tudo, a origem de matizes incríveis. Consideradas “puras”, existem três: vermelho, amarelo e azul. De onde vêm os nomes delas?

    Vermelho

    As cores e os nomes têm uma relação especial. A inspiração para o vermelho é bem curiosa. Antigamente, o único jeito de obter esse matiz era usando um inseto chamado cochonilha. Os romanos achavam que todo bichinho pequeno era um verme. Então, a nomenclatura veio do diminutivo disso: vermiculus, vermezinho.

    Considerado uma cor quente, o vermelho é muito associado à alegria e à paixão, por exemplo. No nosso Leque de Cores, temos alguns tons superbacanas, como Belvedere e Terra Molhada.

    imagem de quarto decorado com tons de rosa e vermelho representando o nome das cores
    Créditos: Duda Senna Arquitetura

    Amarelo

    Os nomes das cores podem ser inspirados em diversos aspectos. A Medicina é o ponto de partida para a nomenclatura do amarelo. À base é a icterícia, doença que deixa a pele amarelada por conta da bile, que gera um gosto amargo na boca. Em latim, “amargo” é amargus. No diminutivo, é amarellus.

    No português, amarellus foi traduzido como “amarelo”. Membro do grupo das cores quentes, ele representa um matiz muito ligado à ideia de felicidade e riqueza, ótimo para dar um up em qualquer ambiente. No nosso leque, Gengibre e Sequilho são algumas opções para a sua casa.

    Azul

    Você sabia que o azul é uma das cores frias? O nome vem de uma pedra preciosa. Na cultura árabe, ela era chamada de lázúrd. Para o latim, lápis-lazúli, em que lápis significa “pedra” e lazúli vem do termo árabe.

    Cor do céu e do mar, o azul é perfeito para trazer harmonia, liberdade e saúde para os ambientes, ótima escolha para a casa. No nosso leque, você encontra diversas opções de tons, como Planeta Azul e Martim-Pescador.

    Como os nomes das cores secundárias surgiram?

    Partindo para as cores secundárias, as nomenclaturas têm histórias muito interessantes. Esses matizes derivam das cores primárias, sendo roxo (azul + vermelho), laranja (amarelo + vermelho) e verde (azul + amarelo).

    Roxo

    Os nomes das cores costumam vir do latim. Com o roxo, isso não foi diferente. A inspiração foi a palavra russeus, usada como denominação para um tom vermelho-escuro, uma das cores primárias que origina esse matiz.

    No português, a palavra foi adaptada para “roxo”. Esse matiz é muito ligado ao conceito de nobreza e prosperidade, ótimo para dar um toque sofisticado aos ambientes. Nosso leque tem opções como Quaresmeira e Sinfonia.

    Laranja

    A inspiração do nome da cor laranja é um pouco óbvia. Ela vem da fruta homônima. Quando chegou à Europa com os árabes, ela era chamada de narandja, algo aproximado da pronúncia árabe. Como não havia uma denominação para o matiz da mistura de amarelo e vermelho, essa forma foi aceita.

    Por ser derivado de duas cores quentes, o laranja traz alegria e energia aos espaços, estimulando a criatividade e a imaginação. A nossa Cor do Ano 2023, a Calcita Alaranjada, tem origem no matiz laranja. Além dela, você encontra cores como Tropicália e Base Soft no nosso leque.

    Verde

    A origem do nome do matiz verde também é o latim, mais especificamente a palavra viridem. Traduzida, ela chega a dois termos: “crescer” ou “verdejar”. O segundo foi a base da nomenclatura em português.

    O matiz verde é muito associado ao natural, à fertilidade, à esperança e à juventude. Por esse motivo, ele vai bem em qualquer ambiente, interno ou externo. Eclipse e Suspiro Mentolado são algumas opções presentes no nosso leque.

    imagem de casa decorada com rosa e verde representando o nome das cores
    Créditos: Amanda Sequin

    Qual é a história do nome de outros matizes?

    Das primárias e das secundárias, podem surgir as cores terciárias. Delas, as quaternárias, e assim por diante. Existem várias histórias fantásticas sobre a origem dos nomes das cores. Veja algumas:

    • marrom: foi baseado na castanha portuguesa, chamada de marron, em francês;
    • rosa: foi inspirado na flor homônima;
    • Branco: vem da palavra blank, que remete a algo reluzente ou brilhante nas línguas germânicas;
    • Cinza: têm origem na palavra em latim cinisia, que representava o pó que sobrava nas fogueiras.

    Explore o mundo das cores com a gente!

    A história dos nomes das cores é supercuriosa e divertida. Após conferir este conteúdo, que tal acessar o nosso leque e descobrir a coloração ideal para a sua casa? Se estiver em dúvida, use o Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor!

    Imagem de capa – Créditos: Felco


    Tags Relacionadas

    cores
    inspirações de cores
    nomes

    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade