está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

9 ideias para criar um ambiente monocromático em casa!

9 ideias para criar um ambiente monocromático em casa!

19/07/2023

    Por Michell Lott

    Investir em um ambiente monocromático é uma maneira fácil de abraçar as cores na decoração e uma forma barata de revolucionar qualquer espaço. Afinal, quando trabalhamos com paredes coloridas, a atmosfera de um cômodo pode ser completamente transformada. Abaixo, compartilhamos algumas ideias e dicas para quem quer abrir o coração e as portas do lar para o poder das cores. Veja!

    1. Escolha uma cor que combine com os móveis do espaço

    É mais fácil trocar a cor das paredes de um ambiente que substituir todos os móveis. Por isso, a primeira dica para os marinheiros de primeira viagem em pintura monocromática é prestar atenção nas nuances dos móveis e dos objetos: eles podem ser o ponto de partida para a escolha certeira do tom. Em alguns casos, pintar os móveis também pode ser uma opção: o resultado é cenográfico e cheio de drama!

    imagem de ambiente monocromático
    Créditos: André Klotz 

    2. Opte por criar um contraste entre tons neutros e saturados

    Sabendo o que é um ambiente monocromático, é possível dizer que ele também pode ser formado por paredes coloridas e móveis neutros (pretos, brancos ou de outras nuances menos saturadas). Aqui, a dica é optar por alguns objetos ou elementos decorativos, como vasos, almofadas e pequenos móveis, que dialoguem com o tom escolhido.

    imagem de ambiente monocromático
    Créditos: Michell Lott

    3. Pinte o teto

    Muitas vezes esquecido, o teto é uma superfície que faz toda a diferença em um ambiente. Quando pintado da mesma cor das paredes, em uma paleta monocromática, cria um cubo, que confere um efeito atmosférico ao espaço. As quinas desaparecem, gerando a ilusão de não existirem! A luz passa a interagir de forma diferente, resultando em uma energia acolhedora e muito impactante!

    monocromático
    Créditos: Michell Lott

     

    4. Pinte portas, armários e rodapés da mesma cor das paredes

    Mesmo que não dê para perceber conscientemente, elementos arquitetônicos, como portas, janelas e rodapés, em tons diferentes da parede, criam mais informação para o cérebro processar. Ao tingi-los da mesma nuance escolhida para o espaço, é quase como apagar informações desnecessárias aos olhos, resultando em uma harmonia monocromática que, mesmo de forma inconsciente, pode ser sentida.

    imagem de ambiente monocromático
    Créditos: André Klotz

    5. Trabalhe com subtons de uma cor

    Um ambiente monocromático não precisa, necessariamente, ser composto por apenas uma nuance. Tons próximos, mais claros, mais escuros, mais saturados ou mais amenizados, sempre funcionam bem juntos, criando um visual harmônico e mais sofisticado que optar por apenas um tom. Essa é uma boa tática para fazer com que elementos de cores ligeiramente diferentes funcionem: em uma atmosfera criada por uma harmonia de tons similares, a percepção global se torna uniformizada.

    imagem de ambiente monocromático
    Créditos:  Michell Lott 

    6. Crie drama ao escolher um elemento de cor diferente

    Mesmo em um espaço de apenas uma cor, um pouco de contraste pode fazer muito bem. Pontuar um ou mais elementos de um tom contrastante cria interesse visual e pode quebrar uma possível monotonia estética. Aqui, o truque é não exagerar.

    imagem de ambiente monocromático
    Créditos: André Klotz

    7. Abuse de texturas variadas

    Além da cor, as texturas são elementos poderosos, que estimulam os sentidos e criam interesse sensorial por um cômodo. Principalmente quando no espaço monocromático, a variedade delas ajuda a trazer dinamismo para a decoração. Isso sem falar que apostar em texturas na decoração (nas paredes, nos móveis ou nos estofados) está em alta e ajuda a despertar os sentidos em uma época marcada pela frieza da presença digital.

    imagem de ambiente monocromático
    Créditos: André Klotz 

    8. Lembre-se que o piso também tem cor

    Um erro comum ao compor um espaço com cores monocromáticas é se esquecer do piso. Se o tom dele for muito distante do escolhido para o espaço, o efeito pode se perder completamente. Boas alternativas para contornar essa questão podem ser escolher tapetes grandes, que cobrem o chão na paleta ou pintar com tinta para pisos!

    imagem de ambiente monocromático
    Créditos: André Klotz 

    9- Considere que tons claros, escuros ou dessaturados trazem monocromia

    Quando se fala de ambientes monocromáticos, é comum que surja a imagem de espaços coloridos. Porém, é importante lembrar que até o branco e o preto são cores. Mesmo nas tonalidades mais dessaturadas, o efeito da monocromia pode ser arrebatador!

    imagem de ambiente monocromático
    Créditos: André Klotz 

    Transforme sua casa e dê mais cores às suas histórias!

    Agora que você já sabe como tirar o significado de monocromático do papel, o que está esperando para colocar as mãos na massa? Em nosso Leque de Cores, você encontra mais de 2.000 tonalidades para personalizar e transformar os cômodos da sua casa. 

    Além disso, no nosso site, é possível encontrar tintas para parede, madeira, metal e outras superfícies, como pisos, tetos e azulejos. Não deixe de conferir e garantir tudo o que precisa para dar mais cor às suas histórias! 

    Imagem de capa – Créditos: Michell Lott

     


    Tags Relacionadas

    decoração
    inspirações de cores
    pintura

    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade