está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Círculo cromático: dicas para escolher as cores da sua casa!

Círculo cromático: dicas para escolher as cores da sua casa!

19/07/2023

Além de embelezar o ambiente, as cores são responsáveis por transmitir sensações e construir cenários para suas histórias. Na hora de combiná-las, você pode apostar em alguns truques para não errar, como usar o círculo cromático

Assim, fica ainda mais fácil escolher entre inúmeras tonalidades e garantir a decoração ideal para os cômodos da sua casa. Ficou interessado e quer saber como tudo isso funciona? Não se preocupe! Neste artigo, separamos alguns detalhes e dicas sobre como usar a ferramenta. Quer conferir? Continue a leitura e aproveite!  

O que é círculo cromático?

Antes de mais nada, você sabe o que é círculo cromático? Basicamente, trata-se de uma  ferramenta utilizada para representar as cores percebidas pelo olho humano de forma simplificada. Dividido em 12 partes, cada uma representando uma cor, o instrumento é constituído por:

 

  • cores primárias: são aquelas puras, ou seja, que não precisam de nenhuma combinação para existir — amarelo, azul e vermelho;
  • cores secundárias: são formadas pela mistura das cores primárias — laranja, violeta e verde;
  • cores terciárias: são compostas pela mistura das cores secundárias e variam em diferentes tons — vermelho-alaranjado, laranja-amarelado, amarelo-esverdeado, verde-azulado, azul-violeta e vermelho-violeta.

 

Justamente por simplificar e unir as principais tonalidades, o círculo cromático é muito utilizado por criativos das áreas de moda, arquitetura, design, publicidade, etc.  Com o instrumento em mãos, os profissionais visualizam e criam a combinação de cores de forma mais precisa.

4 formas de combinar cores com o círculo cromático

Ao entender o que é e como se constitui, fica mais fácil descobrir como usar o círculo cromático. Para dar uma mãozinha, separamos formas práticas de combinar cores com a ferramenta. Veja!  

1. Cores opostas ou complementares

As cores complementares estão posicionadas em sentidos opostos no círculo cromático. Isso significa que elas são usadas por quem busca por uma combinação contrastante na decoração. 

 

Cores opostas ou complementares em tons de amarelo e roxo do círculo cromático | Tons de tintas encontradas na Suvinil
Créditos: Suvinil

 

Com essa técnica, você escolhe duas cores bem diferentes, mas que se complementam. Para isso, basta passar uma reta entre duas cores no círculo. Um exemplo dos tons opostos está expresso na imagem abaixo, representado pelos tons Meia-Luz (rosa) e Eclipse (verde).

 

No ambiente a seguir, os tons opostos escolhidos para pintar a parede foram Meia-Luz (Rosa) e Eclipse (Verde) Suvinil
Créditos: Suvinil 

 

2. Cores análogas

As cores análogas estão lado a lado no círculo cromático, ou seja, são variações da mesma tonalidade. Em geral, criam combinações equilibradas e podem deixar qualquer ambiente mais harmônico.

 

Cores análogas são diferentes, mas se complementam no Círculo Cromático como amarelo, laranja e vermelho das tintas Suvinil.
Créditos: Suvinil

 

A razão disso é que, apesar de serem cores diferentes, possuem a mesma luminosidade e saturação. O ambiente abaixo é um exemplo dessa combinação, que utiliza tons rosados e alaranjados, especificamente com as cores Naturale (laranja), Bala Toffee (laranja), Citrino (amarelo) e Zimbro (vermelho).

Espaço com tons rosados e alaranjados! Cores Naturale, Bala Toffee, Citrino e Zimbro Suvinil
Créditos: Suvinil

3. Tríade

A tríade consiste na combinação de três cores equidistantes no círculo cromático, formando um tipo de triângulo. Justamente por unir tonalidades tão distintas, esse conjunto é perfeito para quem procura por uma decoração mais ousada e criativa. 

 

Tríade são 3 cores do Círculo Cromático que formam um triângulo, como o verde, laranja e roxo das tintas Suvinil.

 

Crédito: Suvinil

 

Além de usá-la em pinturas tradicionais, que cobrem toda uma parede, é possível apostar na tríade para executar uma pintura orgânica divertida. Veja o exemplo abaixo, que utiliza as cores Waffle (laranja), Pote de Ouro (amarelo), Bala de Caramelo (laranja), Mar Calmo (verde), Piscina Particular (azul) e Barro Vermelho (vermelho).

 

 

Ssala de jantar com uma pintura orgânica. Essa paleta foi feita com a combinação tríade amarela + azul + vermelha Suvinil
Créditos: Suvinil

 

4. Monocromática

Por fim, também é possível usar as cores do círculo cromático para criar uma composição monocromática, isto é, explorando a saturação dos tons, indo do mais claro ao mais escuro ou vice-versa.

 

Monocromática é a mesma cor em saturações diferentes no círculo cromático | Criando degradê com tintas Suvinil
Créditos: Suvinil

 

Nesse caso, a ideia é escolher uma única cor e passear pelas diferentes saturações — ideal para quem quer investir em um degradê na parede, por exemplo. Aqui, vai mais uma inspiração usando as cores Chuva Gelada, Cerração, Azul Etéreo e Banho de Espuma (variações do azul).

 

Inspiração de corredor pintado com as cores Chuva Gelada, Cerração, Azul Etéreo e Banho de Espuma Suvinil
Créditos: Suvinil

 

Suvinil: dê mais cores as suas histórias

E aí, deu para entender como usar e para que serve o círculo cromático? Então, agora, que tal escolher seus produtos e já colocar a mão na massa? Há mais de 60 anos no mercado, a Suvinil conta com um portfólio recheado com tudo o que você precisa para dar ainda mais cores às suas histórias. Conheça!

Tintas para parede e outras superfícies

Pensando em decorar ou reformar as paredes da sua casa? Na Suvinil, você encontra tintas de qualidade, como a Suvinil Toque de Luz, com acabamento semibrilho, a Suvinil Toque de Seda, com acabamento acetinado, e a Suvinil Fosco Completo, com acabamento fosco. Todas oferecem excelente cobertura, maior durabilidade e alta aderência.

Ainda há opções indicadas para outros tipos de superfícies, como o Esmalte Suvinil Multissuperfícies. A tinta epóxi à base de água oferece acabamento acetinado e pode ser aplicada sobre madeira, metal, azulejo, pastilha, vidro e alvenaria, sem contar que possui atributos exclusivos, como secagem rápida e ação antimofo.

Milhares de cores para explorar

Quem busca por variedade ainda pode explorar milhares de cores ao optar pelas tintas da Suvinil. São mais de 2.000 tonalidades, subdivididas entre as famílias: Acentuadas e Acolhedoras, Brancas e Leves, Cinzas Neutros, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes, e Neutras e Clássicas. Desse jeito, fica ainda mais fácil escolher suas opções favoritas.

Gostou e não vê a hora de começar a colorir os ambientes da sua casa? Não perca tempo! Confira todos os produtos disponíveis no nosso catálogo e aproveite. Se quiser mais dicas, é só continuar navegando pelo blog!  

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade