As combinações de cores para sua casa podem ser as mais variadas possíveis. A maneira mais fácil de aprender a combinar cores é usando o círculo cromático. No conteúdo de hoje, explicaremos o que é o círculo cromático, e também ajudaremos você a utilizá-lo para trazer ainda mais beleza para sua residência. Leia conosco e conheça algumas combinações de cores para sua casa, vamos lá!
Índice de conteúdo
- O que é o círculo cromático: breve explicação do conceito e formas de uso;
- 4 formas de criar combinações usando o círculo cromático: dicas exclusivas da Suvinil para você criar combinações para sua casa;
- Cores Opostas ou Complementares: como criar combinações com cores opostas no círculo cromático;
- Cores Análogas: entenda como criar combinações com cores que estão lado a lado no círculo cromático;
- Tríade: veja como utilizar o círculo cromático para criar combinações com três matizes diferentes;
- Monocromática: crie combinações de cores da mesma matiz.
O que é o círculo cromático?
O círculo cromático é uma ferramenta utilizada para representar de forma simplificada as cores percebidas pelo olho humano. Geralmente, ele é dividido em 12 partes, e cada uma dessas partes representa uma cor.
O círculo cromático possui três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. Vamos explicar brevemente o que são essas cores abaixo:
- As cores primárias são aquelas puras, ou seja, sem combinação para existir, como o amarelo, azul e vermelho;
- Já as secundárias, são as formadas pela mistura das cores primárias, como laranja, violeta e verde;
- E, por fim, as terciárias são compostas pela mistura das cores secundárias e variam em diferentes tons.
Essa ferramenta é muito utilizada por criativos das áreas de moda, arquitetura, design, publicidade, etc. Com o círculo cromático em mãos, esses profissionais conseguem visualizar e criar de forma mais precisa combinações harmônicas com cores. Por isso, o círculo cromático é essencial para criação de projetos que tenham a escolha de cores e combinações envolvidas.
Depois de conhecer o círculo cromático, o próximo passo é aprender como ele pode te ajudar a criar composições de cores harmônicas que vão deixar sua casa mais colorida e ainda mais linda. Pensando nisso, separamos 4 dicas para você criar combinações incríveis para a sua casa. Vem com a gente!
4 formas de criar combinações de cores usando o círculo cromático
1. Cores Opostas ou Complementares
São as cores que estão em posições opostas no círculo cromático, e que geram combinações mais contrastantes.
- Exemplo para sua casa: roxo e amarelo!

Como estamos falando de um círculo de cores, podemos passar uma reta entre duas cores, encontrando dois polos opostos, e combiná-las para atrair mais beleza para dentro de nossos cômodos.
Com essa técnica, você escolhe duas cores bem diferentes, mas que se complementam. No ambiente a seguir, os tons opostos escolhidos para pintar a parede foram Meia-Luz (Rosa) e Eclipse (Verde) - um exemplo para te inspirar:

2. Cores Análogas
Aqui, estamos falando das cores que estão lado a lado no círculo e que possuem a mesma tonalidade. Elas geram combinações equilibradas e que podem deixar qualquer ambiente mais harmônico.
- Exemplo: amarelo, laranja e vermelho.

Essa é uma combinação harmoniosa entre cores diferentes, mas que possuem mesma luminosidade e saturação. Veja como este espaço com tons rosados e alaranjados ficou charmoso! As cores usadas foram Naturale (laranja), Bala Toffee (laranja), Citrino (amarelo) e Zimbro (vermelho):

3. Tríade
É a combinação entre três cores que estão na mesma distância dentro do círculo, formando um triângulo.
- Exemplo: verde, laranja e roxo.
Crédito: Suvinil
Três cores bem diferentes, mas que funcionam juntas: a combinação em tríade dará vida a ambientes ousados e criativos. Uma ótima opção é usá-las para criar uma pintura orgânica, como a sala de jantar abaixo.
Essa paleta, feita com a combinação tríade amarela + azul + vermelha, foi traduzida pelas nossas cores Waffle (laranja), Pote de Ouro (amarelo), Bala de Caramelo (laranja), Mar Calmo (verde), Piscina Particular (azul) e Barro Vermelho (vermelho):

4. Monocromática
Por último, a combinação de tons mais ou menos saturados, mais claros ou mais escuros de uma mesma cor do círculo.
- Exemplo: tonalidades de azul.

Escolha uma única cor e passeie por suas diferentes saturações e luminosidades. Essa é a combinação perfeita para ter aquele degradê que tanto amamos na parede! Aqui vai uma inspiração de um corredor nada básico pintado com as nossas cores Chuva Gelada, Cerração, Azul Etéreo e Banho de Espuma:

E aí, qual é a sua combinação predileta? Use o círculo cromático para escolher a paleta da sua próxima transformação. Depois disso, é só comprar sua lata de tinta Suvinil e colocar a mão na massa!
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos cheios de histórias e cores:
- Instagram: @tintas_suvinil
- Youtube: TintasSuvinil
- Pinterest: TintasSuvinil