está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Ideias de combinação de cores de tintas para parede

Ideias de combinação de cores de tintas para parede

19/07/2023

    Na hora de reformar a pintura de um ambiente, existem inúmeros tipos de combinação de cores de tintas para parede. Além de beleza, as cores transmitem diferentes sensações e fazem parte da história das pessoas. Por isso, é importante escolher tons que combinem com a proposta da área em questão.

    Quer saber quais são as melhores combinações de cores? O blog da Suvinil selecionou algumas informações relevantes sobre o círculo cromático e os principais tipos de harmonizações para você conhecer. Leia o artigo abaixo e fique pronto para transformar a pintura da sua casa!

    Círculo cromático

    Uma forma de escolher a combinação de cores de tintas para parede é com o uso do círculo cromático. Ele é uma ferramenta dividida em 12 partes, comumente usada para representar as cores percebidas pelo olho humano. Conta com três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. 

    As cores primárias são azul, amarelo e vermelho, puras e que não dependem de combinação para existir. As secundárias (verde, laranja e violeta) são formadas a partir da mistura das cores primárias. As terciárias surgem com a mistura das cores secundárias e possuem ampla variedade de tons.

    O círculo cromático é uma excelente opção para obter as melhores combinações de cores para o seu projeto de pintura. A ferramenta oferece uma série de possibilidades harmônicas, que se encaixam em diferentes estilos de decoração e embelezam os ambientes.

    Além do uso para a escolha de cores para pintura, o círculo cromático é bastante famoso em outras áreas. A ferramenta é amplamente utilizada por profissionais de moda, publicidade, design e arquitetura. 

    Principais tipos de combinação de cores

    combinação de cores de tintas para a parede (Foto: Apartamento 203)

    Agora que você já sabe mais sobre o círculo cromático, vamos falar sobre os principais tipos de combinações de cores formadas com o auxílio da ferramenta. Para o quarto, a cozinha, a sala, o banheiro ou outro cômodo da sua casa, as combinações oferecem diversas sensações. Saiba mais!

    Cores complementares

    Se você deseja obter uma combinação intensa e que transmita bastante energia, pode apostar na paleta de cores complementares para pintar sua parede. Basta pegar duas cores em polos opostos no círculo cromático, como verde e vermelho, roxo e amarelo, entre outras. São tons bem diferentes, porém que se complementam.

    Cores análogas

    Caso a sua intenção seja gerar uma combinação mais equilibrada e harmônica, uma dica é investir nas cores análogas, ou seja, as que aparecem mais próximas no círculo cromático. Laranja e amarelo, vermelho e roxo, azul e verde são exemplos de cores análogas: embora distintas, possuem a mesma saturação e luminosidade.

    Combinação tríade

    Este tipo de combinação é ideal para deixar o ambiente mais criativo e ousado. A tríade harmoniza três cores que estão à mesma distância do centro do círculo, formando um triângulo, como azul, amarelo e vermelho, laranja, roxo e verde, entre outras.

    Cores monocromáticas

    Você gosta de degradê? A combinação monocromática pode ser uma alternativa interessante, já que utiliza diferentes tons de uma mesma cor do círculo. É possível escolher qualquer cor e combinar tons claros e escuros, mais ou menos saturados, para renovar a pintura de um ambiente.

    Conheça o Suvinil Leque de Cores

    Para saber mais sobre combinação de cores de tintas para parede, conheça o Suvinil Leque de Cores. A ferramenta reúne mais de 2.000 cores separadas em categorias de acordo com luminosidade e aspecto visual, passando por todo o círculo cromático. Que tal saber mais sobre cada uma delas?

    A família Brancas e Leves traz sensação de calma, com cores claras de baixa intensidade de pigmentação. Essa família de cores traz as opções mais claras do leque Suvinil. Na Cinzas Neutros, você encontra as cores mais neutras do catálogo, feitas somente com preto e branco. Explore uma combinação entre essas duas famílias e tenha sua parede cinza com branco!

    Na categoria Claras e Suaves, o leque aponta tons de alta luminosidade, que reforçam a sensação de doçura. Já a família Acentuadas e Acolhedoras inclui opções de cores aconchegantes. Que tal encontrar o tom perfeito para sua parede cinza com rosa?

    Também há Neutras e Clássicas, elegantes e que combinam com diversos estilos. Por fim, o leque possui a família Intensas e Vibrantes, com tons supercoloridos, perfeitos para levar energia aos ambientes. Solte sua criatividade com a Suvinil!

    Encontre mais dicas e inspirações no blog da Suvinil

    Além de ideias de combinação de cores de tintas para parede, com a categoria Explicando Cores do blog da Suvinil, você encontra muitas outras informações sobre o assunto, uma parte superimportante do processo de pintura.

    Visite nossa categoria de Dicas e Tutoriais de Pintura, com todos os cuidados e instruções necessárias para a sua experiência ser prática e inesquecível. Leia nossos artigos e mantenha-se informado sobre o mundo da pintura!


    Tags Relacionadas

    combinação
    cores
    Tintas

    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade