está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Descubra como tirar mancha de tinta da roupa

Descubra como tirar mancha de tinta da roupa

    Durante a troca da cor das paredes, sempre há o risco de respingar um pouco de tinta, não é? Quando a pintura é rápida, uma peça específica para exercer a tarefa é até dispensada. Sempre que isso acontece, saber como tirar mancha de tinta da roupa é uma informação essencial. 

    Identifique a base da tinta

    O grande segredo para tirar a mancha de tinta da roupa é identificar a base: água, óleo ou solvente. Essa informação é importante para saber qual produto é mais indicado para remover a mancha. Para mais detalhes sobre isso, vem com a Suvinil que explicamos.

    A Suvinil trabalha com tintas com os dois tipos de base. A base de água ou solvente é mais fácil de remover, enquanto a de óleo exige um trabalho extra. Porém, não se preocupe! Independentemente do tipo de tinta, você consegue deixar as peças novas em folha. 

    Identifique o tipo de base na embalagem do produto. Em alguns, há até um indicativo de qual item utilizar para tirar a mancha de tinta da roupa

    Como tirar a mancha de tinta à base de água?

    como tirar mancha de tinta da roupa

    Tendo visto a base da tinta, você deve estar se perguntando: o que tira tinta de parede da roupa? Vamos começar pelos produtos à base de água. O primeiro passo é tentar remover o máximo possível enquanto ainda estiver molhada. Assim que secar, a remoção será um pouco mais complicada.

    Esfregar a mancha espalha ainda mais a tinta pela peça. Prefira utilizar uma faca de manteiga, por exemplo, para raspar delicadamente a mancha. Feito isso, trate a peça usando sabão em barra e deixando-a de molho em água fria durante a noite, fazendo com que a tinta se dissolva.

    Passado esse tempo, com a ajuda de uma esponja, passe detergente neutro com água morna na roupa suavemente. Enxague com água morna. Para finalizar, leve a peça à máquina, lave-a em água quente e, depois, deixe-a secar naturalmente. Repita o processo caso a mancha não saia totalmente. 

    Como tirar a mancha de tinta à base de solvente?

    Aprender como tirar mancha de tinta da roupa com base em solvente é um processo bastante semelhante ao visto anteriormente. Tenha o mesmo cuidado: limpe a peça o mais rápido possível após o contato com a tinta, sempre raspando o tecido com uma faca de manteiga ou uma espátula.

    Agora, é hora de tratar a região. Você pode utilizar álcool isopropílico para essa etapa. Ele age como um removedor de manchas, sendo necessário apenas umedecer um pano branco com o álcool e esfregar delicadamente sobre a mancha. 

    Por fim, deixe a peça de molho em um balde com sabão e água quente por cerca de dez minutos. Lave a peça normalmente na máquina e, caso a mancha não tenha saído totalmente, repita o processo.

    Como tirar a mancha de tinta à base de óleo?

    Que tal aprender a como tirar mancha de tinta da roupa à base de óleo? Como dissemos, ela é um pouco mais difícil de remover do que os produtos anteriores. Porém, com o procedimento correto, a peça ficará nova em folha. 

    O primeiro passo é raspar o excesso de mancha de tinta da parede da roupa. Nessa etapa, prefira utilizar uma faca de manteiga ou até um pedaço de papelão. Feito isso, utilize um pano branco para absorver o restante de tinta.

    Enxague a mancha com água quente ou morna e esprema bem a peça, mas não deixe que seque completamente. Em seguida, apoie a roupa em um pano branco para embeber a área com terebintina. Aplique uma gota para se certificar de que a peça reagirá bem ao produto. Caso contrário, utilize aguarrás mineral.

    Para finalizar, aplique um detergente desengordurante na mancha, esfregue delicadamente e deixe a peça descansar de molho em um balde com água morna. No dia seguinte, é só enxaguar o item e lavá-lo normalmente na máquina. Fácil, não é? 

    Dê cores para as suas histórias com a Suvinil

    Agora que você já sabe como tirar mancha de tinta da roupa, não precisa mais se preocupar em perder as peças durante o processo de pintura e renovação de um ambiente. Aproveite para conhecer as tintas da Suvinil e dar cores para as suas histórias!