está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Descubra como pintar a madeira de branco

Descubra como pintar a madeira de branco

26/10/2023

    Vai renovar a decoração da sua casa, mas não sabe como pintar a madeira de branco? O processo de renovação da casa pode começar por pintar uma porta ou janela dessa cor. A gente ajuda você a não errar a mão durante a pintura. Afinal, a madeira é um material delicado, que requer maior atenção e produtos específicos, que aderem melhor à superfície.

    Para pintar uma porta de madeira ou qualquer outro tipo de superfície, é preciso seguir um passo a passo e tomar alguns cuidados. Quer saber todos os detalhes? Continue a leitura para renovar o ambiente de forma correta e segura. Confira!

    Qual é o tipo de pintura? 

    O primeiro passo para aprender como pintar a madeira de branco é identificar o tipo de pintura: repintura ou superfície nova? Essa etapa é importante para manter o resultado charmoso e elegante, do jeito que você sempre sonhou.

    Caso seja uma repintura, repare se a madeira não possui nenhuma imperfeição e lixe-a bem para receber a nova camada de tinta. Se for uma superfície nova, prepare-a corretamente, removendo as farpas, lixando-a e identificando se ela já vem com o selador de fábrica.

    Como pintar a madeira de branco? Confira o passo a passo!

    imagem demonstrando como pintar madeira de branco
    Imagem: DoEdu

     

    Após a etapa de preparar a madeira para pintar, é hora de colocar a mão na massa. Separe os materiais necessários e selecione a tinta adequada. Confira algumas dicas a seguir.

    Escolha da tinta

    A escolha da tinta para a madeira é indispensável. Afinal, o uso das tintas para parede não é recomendado nesse tipo de material. Para pintar com a cor branca, indicamos os esmaltes (base de água ou solvente), que proporcionam um resultado natural e protegem a madeira contra as ações do tempo.

    A gente se preocupa com o resultado da sua pintura, por isso, temos opções de tinta para madeira com secagem rápida, ação antiodor e antifungo. Visite o catálogo e informe-se sobre todos os atributos de cada uma. 

    Materiais necessários

    Uma boa pintura requer bons equipamentos. Após selecionar a tinta para pintar a madeira de branco, certifique-se de ter lona e folhas de jornais para forrar e proteger o chão, além de fita isolante para isolar o batente. A lixa grossa também é necessária para manter a superfície lisa e receber a tinta da melhor forma.

    Você também precisa de bandeja, fundo preparador (ou massa e selador), rolo ou trincha, água, sabão e pano ou esponja. Os equipamentos de proteção individual são indispensáveis, como a máscara, os óculos e as luvas.

    Limpeza da superfície

    Após identificar o tipo de pintura e lixar a superfície, é hora de limpá-la devidamente. Os resquícios de sujeira afetam o resultado da pintura, por isso, é preciso eliminá-los antes de aplicar a tinta. Use água e sabão neutro para essa etapa, junto de pano úmido ou lado amarelo da esponja.

    Lembre-se de que a madeira deve estar 100% livre de fungos e bactérias antes de receber a tinta branca. Caso contrário, elimine o problema para não interferir na performance do produto.

    Aplicação de fundo preparador, massa ou selador

    Qual é a diferença entre o fundo preparador, a massa e o selador? O primeiro ajuda a nivelar a superfície, preenchendo os veios. A segunda prepara o material para uma nova pintura, deixando-a bem lisa. O último melhora o rendimento da tinta, proporcionando um resultado uniforme.

    Pintura da madeira

    Agora, é hora pintar a madeira de branco. A melhor forma de acertar na pintura é seguindo as orientações na embalagem referente à diluição e à quantidade de demãos. Essa etapa é indispensável para o resultado ficar de acordo com o que você espera.

    Feito isso, despeje a tinta na bandeja e inicie a pintura em madeira. O rolo é mais indicado para pinturas maiores, enquanto a trincha ajuda a alcançar as regiões mais complicadas. Quando finalizar, espere o tempo de secagem para aplicar as demãos seguintes.

    Dê cores às suas histórias com os nossos produtos

    Viu como é fácil aprender como pintar a madeira de branco? Há mais de 60 anos no mercado, oferecemos as melhores tintas para ajudar na pintura de diferentes tipos de ambientes e superfícies. Confira o nosso catálogo e encontre diversas opções de produtos para dar cores às suas histórias!

    Além disso, o nosso blog é completo com artigos que ajudam durante o processo de pintura, dando dicas de decoração, combinação de cores e muito mais. Não deixe de acessar e deixar os ambientes da sua casa ainda mais bonitos.