está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

sala com parede azul na cor Conforto representando a decoração azul

Decoração azul: veja possibilidades de como usar a cor

21/03/2024

Seja na cozinha ou até mesmo no banheiro, a escolha de uma decoração azul confere um toque elegante e cheio de personalidade aos ambientes. Mesmo sendo um matiz versátil, sabemos que renovar os ambientes envolve bastante criatividade e planejamento, mas o processo tende a ficar mais fácil depois de escolher a paleta de cores.

Para te ajudar a decorar usando azul na parede do quarto, da sala ou de qualquer outro cômodo da casa, apresentamos sete dicas a seguir!

1. Defina a tonalidade ideal de azul

O azul na decoração pode passar tranquilidade e esperança. Essa é uma das cores mais presentes na natureza, vista nos mares e no céu. Para achar a nuance ideal, a dica é observar o que desperta o seu interesse e compreender os efeitos que as possibilidades causam no ambiente.

A tonalidade mais forte, fechada e escura de azul-petróleo na decoração, por exemplo, é excelente para dar profundidade e mistério ao ambiente. Já o azul-celeste, que é mais suave, aproxima-se muito da cor do céu e passa tranquilidade.

Não há regras para a sua escolha. O essencial é criar de acordo com a sua personalidade e os seus gostos, tornando o lugar confortável e alegre para a sua vivência.

Guia de Escolha de Cores

Caso queira uma ajuda, conte com o nosso Guia de Escolha de Cores. Nele, você filtra as principais opções disponíveis em nosso catálogo. Assim, fica mais fácil optar pelo matiz que mais combina com a sua personalidade e os seus gostos.

Na nossa ferramenta, você determina as sensações e a luminosidade desejada para o ambiente. Na proposta abaixo, foi realizada uma linda transformação na cozinha com a tinta Suvinil Pisos em uma tonalidade mais escura, que trouxe muita personalidade e cobriu imperfeições.

A cor Azulejo de Casa foi escolhida para uma parte das paredes, criando um visual interessante com a sobreposição de tons, que dá a sensação de amplitude ao espaço. Além disso, os azulejos receberam a cor Branco Neve, ressaltando o contraste entre azul e branco na decoração que traz a sensação de aconchego.

cozinha com parede e piso azul representando decoração azul
Créditos: Felco

2. Determine o estilo de decoração

Alguns estilos de decoração combinam muito com tonalidades de azul. Esse é o caso do retrô, que traz charme e um toque especial para o espaço, podendo abranger as épocas de 50, 60 e 70.

Para esse projeto, você pode utilizar a cor azul-turquesa. Presente em pedras preciosas no mundo inteiro, a tonalidade mistura ciano com verde. Ela traz charme e sofisticação ao ambiente.

Estilo moderno

Se você gosta do estilo mais contemporâneo, elegante e minimalista, pode optar por uma tonalidade mais clara na decoração, como Azul-Guache. Abaixo, veja como essa sala azul-turquesa ficou elegante.

sala com a parede azul clara representando decoração azul
Créditos: Cafofo do Dani e Derek Fernandes

3. Considere colorir apenas um canto do espaço

Outra dica é escolher colorir apenas um canto da casa de azul. Você pode pintar um corredor de acesso aos quartos ou a porta de entrada, por exemplo. Assim, fica mais fácil pintar outras partes do local depois.

Abaixo, você vê como a pintura apenas de um espaço cria um belíssimo visual para o ambiente.

porta colorida de azul representando decoração azul
Créditos: Mariana Orsi Fotografia

4. Escolha o tom de acordo com a proposta do ambiente

A escolha da tonalidade usada na decoração azul depende bastante da proposta do ambiente. Se você prefere um espaço mais claro e suave, os tons pastéis são mais indicados. Por outro lado, se deseja cores mais escuras, os tons vibrantes são boas apostas.

Os móveis que já existem no ambiente também influenciam o resultado final. Se o local tiver itens de madeira escura e diversos elementos pretos, a dica é utilizar um azul mais forte, como Calça Jeans. Já se a madeira for clara e os itens decorativos forem neutros, um azul mais claro fica perfeito. Veja um exemplo abaixo.

sala de jantar com parede azul representando a decoração azul
Créditos: Apartamento 203

5. Deixe o espaço mais harmonioso

Outra ideia valiosa é colorir os móveis. Dessa forma, é possível deixar o ambiente ainda mais harmônico. Para isso, é só optar por uma das nossas tintas para metal, madeira ou outras superfícies. Entre as opções do nosso catálogo, temos o Esmalte Suvinil Multissuperfícies e o Esmalte Suvinil Cor & Proteção.

Com as nossas tintas, você pinta superfícies de metais ferrosos, não ferrosos, madeira e PVC, presentes em cadeiras, mesas e luminárias, por exemplo. É importante dedicar-se à iluminação, já que a forte incidência de luz ou a falta dela altera a percepção dos matizes no cômodo.

6. Utilize a cor Conforto

Conforto remete à pureza de um ambiente não poluído. A nossa Cor do Ano 2024 é ideal para proporcionar frescor para as mentes aceleradas. Por ser mais clara e neutra, com matiz dessaturado, mas interessante, ela gera um visual versátil e simples para recarregar as energias.

É possível combiná-la com outras tonalidades e sentir-se abraçado pelo ambiente. O tom mais frio, pacífico e levemente acinzentado traz a impressão de que você está em um pedacinho do céu. A imagem de capa deste conteúdo é um exemplo de como Conforto fica após a aplicação.

No nosso Estudo de Tendências de 2024, reunimos cinco paletas: Silêncio, Terra, Cura, Tempo e Infinito. Entre as cores presentes em cada uma delas, estão, respectivamente: Trigo, Casca de Pinos, Marfim Nobre, Coala e Imensidão Azul.

7. Opte por uma tinta fácil de aplicar

Nada melhor que um produto que dá beleza ao espaço e proporciona facilidade durante a aplicação. Entre as opções do nosso catálogo, a tinta Suvinil Toque de Seda serve tanto para ambientes internos quanto externos.

Outro grande benefício é a facilidade de limpeza. Na cor Tricô, ela entrega mais sofisticação, mantendo o brilho das paredes por bastante tempo. Confira como essa tonalidade ficou em um lavabo.

banheiro com paredes azul representando decoração azul
Créditos: Apartamento 203

Conte com a gente para montar sua decoração azul!

Gostou das nossas dicas de decoração azul? Na nossa loja on-line, você encontra todos os produtos necessários para colocar as suas ideias em prática, como tintas para parede de azulejo, madeira, metal e outras superfícies.

Você ainda pode utilizar Suvinil Encontre Seu Pintor para visualizar projetos de pintura e solicitar orçamento para um dos nossos profissionais parceiros. Aproveite!

Imagem de capa – Créditos: Felco

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade