está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Cromoterapia: o que é? Como ela funciona?

Cromoterapia: o que é? Como ela funciona?

19/07/2023

    Você sabe o que é cromoterapia? Ela é considerada uma terapia complementar, que utiliza as cores para promover a cura e o equilíbrio do corpo. As cores possuem vibrações específicas, que alteram a energia, tratando diferentes condições.

    Para explicar melhor sobre a cromoterapia, preparamos um conteúdo especial. Aqui, mostraremos a importância e os benefícios dessa terapia, assim como no que cada matiz auxilia. Achou interessante? Então, fique com a gente e saiba mais.

    Como a cromoterapia funciona?

    Imagem com cores usadas na cromoterapia
    Créditos: Envato

     

    Afinal, para que a cromoterapia serve? Como ela funciona? Os especialistas acreditam que, quando o paciente está com algum desequilíbrio físico, emocional ou espiritual, a exposição a algumas cores pode restaurar a harmonia e até conquistar a cura.

    A cromoterapia pode ser feita de diversas formas. Algumas envolvem o uso de roupas, óleos e águas coloridas aplicadas sobre o corpo. Outras abrangem a visualização mental das cores. Tudo depende de cada caso! Essa terapia é usada em conjunto com outras abordagens da área da saúde. Confira como ela pode ser feita, a seguir:

    • luz colorida: essa é uma das formas mais comuns de usar a cromoterapia. A luz é gerada por meio de lâmpadas especiais, que emitem cores diferentes, diretamente nas áreas específicas do paciente. Elas são absorvidas pelos olhos e pela pele, afetando os sistemas energéticos do corpo;
    • roupa: o uso de roupa com cores ajuda a criar um ambiente ainda mais confortável e harmonioso para a cromoterapia;
    • água colorida: água tingida com corante natural ou essência floral colorida pode ser usada para o banho, assim como aplicada em compressas para tratar as regiões do corpo;
    • visualização mental: nessa técnica, o paciente é induzido a projetar mentalmente as cores focando nas propriedades terapêuticas delas, fazendo com que influenciem a conquista do bem-estar.

    Benefícios da cromoterapia

    Os benefícios da cromoterapia vão desde o relaxamento corporal até a promoção da cura. Quando se trata da redução do estresse, essa terapia expõe o paciente a cores, como o azul e o verde, induzindo-o a um estado de relaxamento profundo.

    Além disso, a cromoterapia estimula a energia por meio de cores vibrantes, como o vermelho e o amarelo. Elas combatem a fadiga. Quando se trata do equilíbrio emocional, a terapia das cores promove calma, alegria e confiança. 

    Segundo relatos, a cromoterapia também pode auxiliar no alívio de dores, mas ainda não há nenhuma comprovação científica que afirme isso. Por fim, acredita-se que a cromoterapia pode ajudar no tratamento de algumas condições, promovendo o bem-estar e a vitalidade por meio da estimulação do sistema imunológico.

    Saiba os efeitos de cada matiz na cromoterapia

    Agora que você já sabe o que é cromoterapia, é hora de descobrir os efeitos de cada matiz. Todos trazem diferentes benefícios para o tratamento. Confira as especificações:

    • vermelho: associado à energia, à estimulação e à vitalidade, pode auxiliar no aumento da circulação sanguínea, na estimulação do sistema nervoso, além de promover mais ação e coragem ao paciente;
    • amarelo: na terapia das cores, está relacionado ao poder mental, à clareza e à felicidade. Ele auxilia no fortalecimento da mente, no estímulo do sistema digestivo, além de ajudar o paciente a ficar mais alegre e otimista;
    • laranja: considerado um estimulante à criatividade e à confiança, ajuda na melhora do humor, no aumento da motivação e no alívio da depressão;
    • verde: a cromoterapia com verde promove a harmonia emocional, aliviando o estresse e acalmando o sistema nervoso. Essa cor permite manter o equilíbrio e alcançar a cura. É uma das mais usadas nesse tipo de terapia, pois está diretamente associada à saúde, à renovação e ao crescimento;
    • azul: com propriedades calmantes e relaxantes, essa cor reduz a ansiedade, tranquilizando o paciente, além de melhorar o sono e aliviar o estresse;
    • roxo: é uma cor conectada à espiritualidade e à transformação. Também estimula a criatividade, a intuição e a conexão com o “eu” interior. Pode ser utilizada para o alívio de dores de cabeça.

    Dê cores às suas histórias com as nossas tintas

    Gostou de saber mais sobre a cromoterapia? As cores possuem um papel muito importante ao transmitir diferentes sensações. Então, por que não aplicá-las nas paredes de casa? Ajudamos a dar cores às suas histórias disponibilizando mais de 2.000 opções no nosso catálogo de tintas. Confira!