está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Cores para sala de jantar: dicas para escolher a paleta ideal

11/03/2024

    Todo mundo gosta de passar momentos incríveis ao lado das pessoas amadas. A sala de jantar é perfeita para essas ocasiões.Um cômodo que pode ser o cenário de tantas lembranças deve ser pensado com carinho. Por isso, é importante escolher a paleta de cores para sala de jantar.

    Você sabia que a psicologia das cores pode te ajudar a escolher a melhor opção? A seguir, você descobre detalhes sobre o assunto para transformar sua parede da sala de jantar!

    Créditos: Jhenny Keller

    Psicologia das cores: o que cada tom transmite?

    O estudo da psicologia das cores é muito interessante. Essa área de conhecimento é abordada há anos por grandes pensadores, como Aristóteles. Ela explora as sensações que cada matiz pode transmitir — isso é muito útil para espaços sociais, como a sala de jantar, uma área comum da casa que pode influenciar todos os cômodos.

    A luminosidade e a saturação são atributos importantes da percepção das cores. A luminosidade determina se uma cor é clara ou escura, enquanto a saturação representa o grau de pureza da cor. Com a adição de branco, o resultado é menos saturado.

    As cores também estão ligadas às experiências formadas ao longo da vida. Você pode ter lembranças positivas relacionadas a um matiz. Por isso, ao colocá-lo no ambiente, pode se sentir mais confortável, tanto visualmente quanto fisicamente.

    Círculo cromático

    Ao fazer uma pesquisa sobre cores para sala de jantar, é possível que você se depare com o círculo cromático. Esse instrumento representa todas as cores percebidas pelo olho humano, muito útil para a escolha de paletas. Nele, é mais fácil entender quais matizes combinam entre si:

    • cores complementares: estão em lados opostos do círculo, como vermelho e verde, criando um contraste muito bacana;
    • cores análogas: estão lado a lado no círculo, complementando-se ao serem combinadas;
    • tríade: representa cores equidistantes no círculo;
    • combinação monocromática: reúne diferentes tons do mesmo matiz.

    Conheça 4 cores para sala de jantar

    Agora que você já entende um pouco mais sobre a psicologia das cores e o círculo cromático, está na hora de escolher as cores para sala de jantar. O nosso catálogo tem boas opções. Veja!

    Créditos: Matheus Ilt

    Conforto

    Conforto foi selecionada como a Cor do Ano 2024 do nosso catálogo. É um azul que traz a ideia de pureza e frescor, representando bem o nome e deixando qualquer ambiente mais aconchegante. Por ser neutro, combina bem com outros tons.

    Tijolo Queimado

    Esse laranja é a cor ideal para uma sala de jantar cheia de energia. Aconchegante, quente e robusto, Tijolo Queimado destaca-se na decoração. É a opção ideal para seguir a tendência sempre viva dos tons terrosos.

    Meia-Luz

    Em 2021, a nossa Cor do Ano foi Meia-Luz, um rosa-avermelhado. Ela é perfeita para reforçar a ideia de aconchego e acolhimento nos espaços. Robusta e quente, ela pode transformar a sua sala de jantar, combinando muito bem com outras tonalidades.

    Cookie

    Se você procura por leveza, a cor Cookie vai conquistar o seu coração. Essa tonalidade é superdelicada e quente. Também é considerada amendoada e empoeirada. É indicada para quem quer iluminar o ambiente.

    Facilite a sua jornada em busca da cor ideal

    Temos ótimas ferramentas para ajudar na montagem da sua paleta de cores para sala de jantar. O nosso Guia de Escolha de Cores, por exemplo, tem filtros exclusivos para você se guiar entre os matizes e garantir uma experiência mais facilitada de busca.

    Outra opção é o aplicativo Suvinil Teste Sua Cor. Com ele, você simula a tonalidade escolhida em poucos cliques. Para visualizar o tom definido na parede a ser pintada, aposte no Adesivo Suvinil Teste Sua Cor ou na Tinta Suvinil Teste Sua Cor.

    Anualmente, elegemos nossa Cor do Ano. Ela faz parte de um Estudo de Tendências, no qual reunimos paletas com as tonalidades que estarão em alta no período e que conversam entre si na decoração. Você pode se inspirar nelas!

    Créditos: Histórias de Casa

    Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!

    Já sabe qual cor de parede escolher para sua sala de jantar? No nosso catálogo, você encontra produtos para as mais diversas superfícies e ambientes, inclusive externos.

    Se precisar de ajuda com a pintura, conte com Suvinil Encontre Seu Pintor. Nesse serviço, você insere o seu CEP e recebe acesso a uma gama de profissionais próximos da sua localização. Confira e peça um orçamento!

    Imagem de capa: Felco


    Tags Relacionadas

    inspiração
    pintura

    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade