As cores para casa demonstram a personalidade dos moradores e guiam o estilo decorativo. Pintou dúvida sobre as nuances ideais? Com a gente, tá fácil! Trouxemos algumas dicas para ajudar você a selecionar sua paleta. Continue a leitura!
Círculo cromático: como usá-lo para montar uma paleta?
O círculo cromático engloba todas as nuances visíveis ao olho humano e oferece diversas combinações para você montar a paleta ideal:
- complementares: cores de lados opostos do círculo (vermelho e verde);
- análogas: cores adjacentes no círculo (verde e azul);
- tríade: cores equidistantes no círculo (verde, roxo e laranja);
- monocromáticas: variações de tons do mesmo matiz (azul-claro e azul-escuro).
Se você deseja um décor vibrante, pode usar nosso estudo de inspiração sobre as principais tendências de cada ano. Ele é realizado por especialistas e estruturado em paletas, revelando nossas Cores do Ano 2025: Marrom-Luxo, Despertar e Sossego Noturno.
Como selecionar as cores para cada ambiente?
Ao escolher as cores para tinta de parede, é importante considerar o ambiente de aplicação. Para ajudar, trouxemos algumas inspirações!
Sala
Na sala, você recebe as pessoas para momentos especiais e descontraídos. Então, ela merece uma paleta única.
Na sala de João Gabriel, a parede listrada demonstra criatividade. A aplicação de uma cor escura e outra clara trouxe modernidade.

Agora, se busca cores de tinta para parede interna mais sóbria, pode se inspirar no projeto da Gisele Rampazzo. O azul Sino da Igreja, pintado na técnica caixa, combinou monocromaticamente com o sofá.

Que tal apostar em uma tinta para parede de tom pastel? Essa tendência está sempre em alta e é uma ótima escolha para a sala.
Nathály Ramos colocou essa ideia em prática com as cores Mercado de Coimbra, Rosa-Blush e Euforia Noturna em cada uma das paredes.

Cozinha
A cozinha também merece atenção. Por passar várias horas do dia ali, opte por cores para casa que sejam visualmente confortáveis. Na hora de escolher um produto, foque na durabilidade da pintura.

No exemplo acima, Gisele Rampazzo apostou em cores claras para a decoração minimalista, com poucos objetos. Essa é uma ótima alternativa para ampliar visualmente os cômodos pequenos.
Quarto
A cor de tinta para parede interna do quarto deve estar alinhada à recuperação das energias durante a rotina. Nesse cômodo, seu gosto pessoal fica ainda mais evidente.
No projeto da Nathália Candelária, o azul aplicado com a técnica de caixa complementou a decoração minimalista e colaborou com o conforto visual.

Bruno Moitinho trouxe uma pintura quadriculada inovadora para o teto do quarto e a técnica de meia-parede para as superfícies ao redor da cama.

Banheiro
Na relação entre casa e cores, o banheiro não fica para trás. No ambiente de Nathália Candelária, o verde foi usado na técnica de meia-parede e nas listras. Combinado com o dourado, ele criou uma atmosfera sofisticada.

Área externa
As cores de tinta para parede externa devem ser resistentes à chuva, ao sol e a outras intempéries. No quintal do Histórias de Casa, a combinação entre rosa e amarelo gerou um visual bem divertido para a casa.

Com a gente, tá fácil, tá em casa!
Agora, você já sabe como selecionar cores para casa. Além do nosso Estudo de Tendências, você pode contar com nosso Guia de Escolha de Cores para montar a sua paleta ideal.
O Aplicativo Suvinil Teste Sua Cor também é um aliado, já que permite uma prévia da pintura em poucos cliques. Na versão física, a Tinta Suvinil Teste Sua Cor é ideal para quem prefere pôr a mão na lata. Acesse e escolha suas cores para casa!
Imagem de capa: cores usadas – Vira-lata Caramelo e Telhado

