está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Cores escuras para sala: como escolher as suas?

11/03/2024

    por Michell Lott

    Na hora de pensar na decoração da sala de estar, é comum desejar, à primeira vista, um ambiente luminoso e cheio de frescor. Porém, há um seleto grupo de pessoas ousadas que vai pelo caminho oposto, apostando nas cores escuras para sala.

    Elas tornam qualquer ambiente mais sofisticado em um piscar de olhos, além de deixarem o clima mais imersivo e acolhedor, pois são envolventes e trazem a sensação de um abraço.

    Além disso, elas ressaltam tanto a iluminação natural durante o dia, quanto a artificial durante a noite — nesses casos, luzes indiretas, vindas de luminárias, são pedidas certas! Veja mais detalhes sobre as cores escuras para sala a seguir!

    Efeitos das cores escuras

    Psicologicamente, usar apenas uma cor ou uma tonalidade em todas as paredes da casa pode entediar o cérebro, que pode até adoecer após um tempo. Os seres primitivos que ainda habitam o inconsciente humano estavam acostumados com o contraste: uma hora, estavam em um espaço claro; em outra, em um escuro.

    Por isso, é tão importante variar a luminosidade das cores escolhidas para os ambientes da casa: esse ato cria ritmo e estimula o cérebro a não só aceitar, mas navegar bem por todas as emoções que o atravessam.

    Você sabe quais são os efeitos de pintar o ambiente principal da casa com uma cor escura? As nuances mais profundas estimulam o aconchego. Uma sala de estar escura traz um clima misterioso, sedutor, cheio de personalidade e drama — ideal para quem gosta de relaxar ou receber poucos amigos, de modo intimista.

    Esse statement demonstra visualmente que o morador da casa é uma pessoa arrojada e segura de sua personalidade. Se você procura essa sensação para a sua sala com parede escura, temos algumas ideias para você se inspirar. Para um efeito ainda mais atmosférico e impactante, vale pintar o teto da mesma cor das paredes ou de outro tom profundo.

    Créditos: André Klotz

    1 – Avermelhados e bordôs

    Nesta sala de estar produzida por Michell Lott, a parede escura da sala na cor Barro do Cerrado, da massa para efeitos Suvinil Toque da Terra, traz os tons terrosos em versão intensa.

    Os escuros avermelhados imprimem sofisticação e paixão nas paredes. Aqui, ao lado de amarelos e laranjas, a parede torna a atmosfera mais tropical e evoca ancestralidade.

    Créditos: André Klotz

    2 – Roxos e violetas

    Nesta sala de estar produzida por Natália Martucci, para o Suvinil Revela 2024, diversos tons da paleta Infinito encontram-se para dar origem a um ambiente misterioso e refinado.

    O destaque é o roxo Sol da Meia-Noite, uma das cores escuras para sala capaz de pincelar opulência, principalmente ao lado dos objetos dourados. Imagine que delícia ler um livro ou tomar um drink ali?

    Créditos: André Klotz

    3 – Cinza quase preto

    Se o seu desejo é ter uma sala de estar com parede preta, vale apostar nos cinzas superescuros, como Esconderijo Misterioso, usado nesta sala de estudos, criada por Natália Martucci, para o Suvinil Revela 2022. O resultado traz a mesma sensação do preto total, mas demonstra elegantes nuances de luz e sombra.

    Créditos: Cafofo do Dani

    4 – Azul-escuro

    Esta sala de estar do Cafofo do Dani usa Anoitecer, um azul-escuro elegante e sóbrio, assim como outras cores escuras.

    Para quem deseja se aventurar pela primeira vez nas paredes assim, os tons profundos desse matiz são ótimas escolhas, pois trazem uma energia clássica.

    O contraponto de marrons e tons neutros dos móveis e dos quadros deixa o visual ainda mais natural.

    Créditos: André Klotz

    5 – Contrastes entre ambientes

    Nesta sala de estar, a parede cinza-azulada, quase preta, ganha destaque graças ao contraste com o amarelo da parede do cômodo adjacente. Essa técnica é muito bem-vinda para criar uma decoração dinâmica em casa e estimular os sentidos.

    Créditos: André Klotz

    6 – Verde-natureza

    Quer a sensação de estar em uma floresta na sala de estar? Tons profundos de verde trazem exatamente isso, principalmente quando são combinados com objetos de madeira e muitas plantas. Aqui, a cor Verde-Colegial pontua saturação na medida certa, dando origem a um ambiente interessante e elegante.

    Encontre cores escuras com a gente!

    Agora, você já pode fazer sua parede escura para sala pequena ou grande. No nosso catálogo, você encontra vários tons incríveis, além de produtos para qualquer superfície.

    Se pintar dúvida sobre a cor ideal, acesse o Guia de Escolha de Cores. Ele tem filtros que fazem a experiência de definição dos tons ser muito mais fácil e intuitiva.

    Imagem de capa: Cafofo do Dani


    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade