está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Cores de casa: dicas para tomar uma decisão assertiva!

17/01/2024

    Sabe aquela sensação gostosa de entrar em um lar que transmite a personalidade dos moradores? É exatamente isso que o visual do seu lar pode refletir. Desde os objetos escolhidos para a decoração até as cores de casa, tudo faz a diferença para deixar os ambientes mais harmônicos. Quando se trata da paleta de cores, cada tonalidade pode despertar um sentimento único e especial.

    Precisando de ajuda para escolher as cores perfeitas para a sua casa? A gente pode ajudar! No conteúdo a seguir, reunimos inspirações para você escolher as melhores combinações para sua decoração. Anote todas as dicas!

    Créditos: Histórias de Casa

    Psicologia das cores

    Com tantas cores de tinta para casa, como escolher as ideais para cada ambiente? Independentemente das possibilidades, conhecer a psicologia das cores pode ajudar muito. Esse campo de estudo aborda as sensações que os tons causam no cérebro humano, ou seja, a ligação entre cores e emoções.

    No século XVII, Isaac Newton notou que uma cor é uma sensação produzida pelo olho humano, dependendo da incidência de luz e da saturação. A primeira determina se o tom é claro ou escuro, enquanto a segunda define o grau de pureza da tonalidade.

    Além das emoções geradas por essa reação do corpo, é comum ter experiências pessoais sobre cada cor. Se você tiver alguma lembrança positiva associada à cor azul quando criança, por exemplo, a tonalidade pode tornar a sua decoração mais íntima e acolhedora.

    Créditos: Histórias de Casa

    Matizes

    Para entender melhor os matizes e escolher as cores para pintar casas, é preciso conhecer a divisão entre elas. As primárias são consideradas puras e servem como base para a criação de outras. São elas: vermelho, azul e amarelo.

    As secundárias são obtidas a partir da mistura das primárias. São elas: verde, laranja e violeta. As terciárias surgem da combinação entre primárias e secundárias. São várias, o que gera uma gama enorme de opções para escolher cores de casa.

    As sensações que cada cor passa dependem da percepção humana, mas também existem conceitos ligados a certas tonalidades. Lembre-se de que a incidência de luz pode afetar o efeito do tom no ambiente. Veja alguns exemplos:

    • verde: natureza e esperança;
    • branco: paz e simplicidade;
    • azul: harmonia e saúde;
    • amarelo: felicidade e riqueza;
    • vermelho: paixão e amor.
    Créditos: Histórias de Casa

    Influência do ambiente

    A escolha das cores para pintar casas por dentro ou por fora também pode ser influenciada pelo ambiente. A cozinha, por exemplo, pode contar com tons que estimulam o apetite, como o amarelo. Nos quartos, tonalidades que inspiram calmaria e paz são ótimas opções, como o branco.

    Para escolher uma das cores de tinta para parede externa, leve em consideração que o Brasil é um país tipicamente tropical. Por isso, a luz natural é mais intensa. Sendo assim, as tonalidades costumam ficar mais claras ao ar livre. Então, tons mais pigmentados podem ser boas escolhas para esse espaço.

    Créditos: Histórias de Casa

    Um mundo de cores em um só lugar!

    Você sabia que nosso catálogo tem várias cores de casa para completar o seu lar? Para ajudar na sua escolha, também contamos com várias facilidades. Uma delas é o Guia de Escolha de Cores, que em poucos passos te leva até sua tinta ideal. Confira!.

    O app Suvinil Teste Sua Cor simula o tom escolhido no ambiente em poucos cliques. A Tinta Suvinil Teste Sua Cor e o Adesivo Suvinil Teste Sua Cor possibilitam a testagem física das tonalidades.

    Quer mais inspirações? O nosso Estudo de Tendências é uma ótima opção. Nele, você encontra uma seleção de cores que estarão em alta no ano. Com essas facilidades em mente, confira três sugestões do nosso portfólio.

    Conforto

    A Cor do Ano 2024 é uma ótima opção para os ambientes da sua casa. Ela traz a ideia de pureza e frescor, como um abraço com muito carinho. Além disso, une todos os conceitos usados para montar as paletas do nosso Estudo de Tendências: silêncio, terra, cura, tempo e infinito.

    Créditos: André Klotz

    Mostarda Americana

    Mostarda Americana é outra opção para quem busca cores de tinta para pintar casa. O amarelo intenso e vibrante traz um toque diurno e quente para qualquer ambiente.

    Sol da Meia-Noite

    Sol da Meia-Noite faz parte da Paleta Infinito do nosso Estudo de Tendências. É um tom neutro, clássico e baseado na cor violeta. Vale combiná-lo com a Cor do Ano para criar ambientes incríveis!

    Créditos: Felco

    Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!

    Já sabe quais são as cores de casa ideais para você? No nosso catálogo, você encontra vários produtos incríveis para colorir todos os ambientes. Se precisar de ajuda com a pintura, acesse a página Suvinil Encontre Seu Pintor.

    Imagem de capa: Felco


    Tags Relacionadas

    casa
    cores
    pintura

    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade