está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Cores calmas para a casa: como encontrar os tons perfeitos

12/03/2024

    por Michell Lott

    Muita gente acha que, na hora de escolher cores calmas para pintar as paredes de casa, basta optar pelas mais claras. Porém, na verdade, a capacidade de acalmar não reside apenas na claridade, mas principalmente na cromaticidade. Veja mais sobre o assunto a seguir!

    Tons claros e luminosidade

    A luminosidade representa a quantidade de preto que uma cor possui na composição, ou seja, se ela é mais clara ou mais escura. Já a cromaticidade representa a quantidade de pigmento que uma cor carrega em si (também chamada de saturação): se ela é mais ou menos vermelha, por exemplo.

    Muitas vezes, as pessoas escolhem tons clarinhos, mas com alta cromaticidade, fazendo com que as paredes energizem, em vez de acalmar. Já os tons com baixa cromaticidade têm pequena quantidade de pigmento nas composições, quase uma pitada bem medida de cor, que apenas sugere a vibração daquela nuance, entregando mais calma. São eles que trazem mais paz de espírito.

    Escolha de um tom claro

    Na hora de pensar na luminosidade da cor, a dica é escolher as claras, mas nem tanto. Opte por aquelas com um leve acinzentado, por terem uma dose extra de preto na fórmula.

    Essas cores costumam ser chamadas de “sujas” ou “empoeiradas”. Como refletem um pouco menos de luz, elas estimulam a mesma região do cérebro responsável pelo relaxamento.

    Para completar o clima de tranquilidade no espaço, vale combinar algumas superfícies texturizadas e aconchegantes com a paleta, assim como a iluminação indireta! Abaixo, estão alguns exemplos que ajudam a escolher as cores relaxantes.

    Créditos: André Klotz

    1 – Brancos pigmentados

    Nesta sala de estar feita com uma paleta de cores calmas e brancas, dá para notar que, por estarem todos juntos, cada uma carrega um matiz diferente — mais azulado, amarelado, avioletado.

    Palito de Picolé, a cor principal, é a mais tranquilizante de todas, pois traz uma quantidade de preto que a deixa mais cremosa. Sonho Bom (nos arcos) e Pelo de Coelho (no teto) pincelam uma dose de lilás e azul no ambiente.

    Créditos: André Klotz

    2 – Beges texturizados

    Barbante (na parede) e Berimbau (no teto) são cores calmas e neutras. Por serem caramelos dessaturados, trazem boa quantidade de preto na composição, fazendo com que sejam menos luminosos. Isso passa a sensação de serem texturizadas, intensificando a atmosfera acolhedora.

    Créditos: André Klotz

    3 – Rosas minerais

    Lichia, Rosa-Talco e Argila, de baixo para cima, são cores que acalmam o ambiente. Por serem neutras, pigmentadas, quentes e rosadas, foram um combo perfeito para quem busca serenidade. Enquanto os dois primeiros são mais luminosos e bem menos cromáticos, o último traz um toque de calor ao espaço.

    Ele funciona bem aqui exatamente por ser menos cromático, ou seja, tem baixa quantidade de vermelho na composição. Quando misturado ao pigmento preto, deixa o tom natural e calmante.

    Créditos: André Klotz

    4 – Único tom mais empoeirado

    Nesta sala de jantar com cores que trazem paz, Duna acalma só de olhar, por ser suave e pouco vibrante. Os móveis e os objetos de texturas naturais que a acompanham ajudam nessa missão. A luz natural, que entra pelas portas e pelas janelas, cria desenhos, usando as sombras nas paredes.

    Créditos: André Klotz

    5 – Contraste calmante

    Nesta pequena sala de jantar, as cores tranquilas Areia do Deserto e Ninho completam-se, criando um contraste de baixo impacto na parede: uma mais clara, outra escura. Juntas, elas acalmam, pois ambas têm saturação baixa. Mesmo que a faixa laranja traga um pouco mais de vibração para o espaço, por surgir em baixa proporção, entra na dança calmante das colegas.

    Créditos: André Klotz

    6 – Ambiente colorido, mas tranquilo

    Neste banheiro com as cores calmas Luz da Lua, Bolo de Nozes e Flor-de-Anis, o possível Carnaval que poderia se formar ao combinar três tons diferentes no mesmo espaço é varrido para longe porque os tons têm tanto luminosidade quanto cromaticidade próximas do mediano.

    Isso significa que elas não são nem claras, nem escuras, nem vibrantes, nem dessaturadas. Os tons medianos são ótimos para ambientes tranquilos, mas com um pouco de personalidade.

    Créditos: André Klotz

    7- Ambiente escuro, mas tranquilo

    Neste quarto pintado com os marrons Terra Arada (na parede), Funghi (no rodapé) e Bolo de Nozes (no arco do armário), a calma prevalece — mesmo sendo um espaço escuro. O segredo é escolher tons não tão escuros e com baixa cromaticidade, ou seja, com pouco pigmento de cor. Afinal, um bom escurinho é uma delícia para relaxar e dormir!

    Explore o nosso Leque de Cores!

    É muito fácil escolher cores calmas para sua casa. Aproveite que está conferindo este conteúdo e acesse o Guia de Escolha de Cores. Nele, você pode usar filtros exclusivos para buscar a cor ideal.

    Imagem de capa: Michell Lott


    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade