Se você está pensando em renovar os ambientes do seu lar e deseja aprender como pintar parede com rolo, tenha em mente que essa técnica exige atenção aos preparos e aos cuidados.
Disponibilizamos algumas orientações úteis em um passo a passo para ensinar a fazer a pintura com rolo de maneira simples. Saiba mais, a seguir!
Conheça a técnica de pintura com rolo em W
Uma das técnicas mais usadas para pintura em paredes é a aplicação em forma de W. Normalmente, para cobrir toda a parede, pintar em linhas retas é mais trabalhoso. O ideal é criar blocos em W na posição vertical. Isso proporciona maior controle sobre a quantidade de tinta aplicada em cada seção.
Quando o primeiro padrão em W desaparecer, pinte outra área. As vantagens desse método incluem distribuição mais uniforme da tinta e capacidade de evitar diferenças de tonalidade na mesma região.
Quais materiais são necessários para pintar parede com rolo?
Agora que você já aprendeu a melhor técnica para aplicar tinta, é hora de colocá-la em prática. Considere alguns exemplos de materiais para pintar parede com rolo:
- rolo de lã;
- tinta acrílica;
- selador acrílico;
- massa corrida;
- garfo para rolo;
- prolongador ou cabo para rolo de tinta;
- bandeja de aplicação de tinta;
- pano;
- pincel médio;
- lixa para massa média e fina;
- espátula;
- desempenadeira de aço;
- lona ou jornal para cobrir o chão.
Passo a passo para pintar com rolo
Preparado para aprender como pintar parede sozinho? Confira as instruções para usar os itens citados anteriormente. Assim, o ambiente ficará como você espera.
1 – Separe os itens
Para começar o processo de pintura de parede, organize e mantenha os materiais por perto. Isso permite o uso mais eficiente do tempo.
Além dos materiais essenciais, adquira equipamentos de proteção, como luvas, óculos e fita adesiva para proteger as áreas de canto das paredes.
2 – Encaixe o rolo de pintura
É simples montar o rolo de pintura. Encaixe a extremidade do cabo na parte interna do rolo. Em seguida, aplique pressão até o cabo estar completamente inserido no rolo. Empurre a haste restante para fixar o rolo ao cabo.
3 – Prepare-se para a pintura
Na hora de pintar a parede, a dica é usar roupas específicas ou antigas, que possam ser manchadas. Além disso, é fundamental proteger-se usando óculos, luvas e botas antes de entrar em contato com qualquer substância química.
4 – Proteja o ambiente
Retire móveis, itens de decoração, cortinas e qualquer outro objeto do ambiente para evitar possíveis manchas. Em seguida, cubra o piso com jornais ou papelão e fixe-os com fita adesiva ou crepe para evitar respingos. Também proteja interruptores e tomadas.
Batentes de portas, juntas de parede, rodapés, roda-bancas e esquadrias de alumínio devem ser vedados com fita adesiva para evitar que sejam afetados durante a pintura.

5 – Lixe a superfície
Antes de começar o lixamento da parede, avalie se ela está sólida e livre de reboco. Se houver, é recomendado utilizar lixas mais finas, com granulações entre 220 e 240. Para áreas mais grossas, o ideal é usar lixas de 80 a 100.
6 – Aplique o selador
O selador age como uma camada de preparação para a aplicação da tinta. Misture-o para garantir uma consistência uniforme. Em seguida, despeje-o na bandeja de aplicação.
Utilize o rolo de lã e aplique o selador usando a técnica de pintura em W, cobrindo todas as áreas. Isso garante uma base uniforme antes de aplicar a tinta final.
7 – Passe a massa corrida
A massa corrida nivela a superfície antes da aplicação da tinta. Para usá-la, é essencial contar com uma desempenadeira. Lembre-se de que não é necessário diluí-la. Utilize uma espátula para aplicá-la cuidadosamente nos cantos.
Após a aplicação, espere o tempo de secagem de duas a três horas. Em seguida, use uma lixa para deixar a parede lisa. Confira se não existem buracos ou irregularidades, garantindo que ela esteja uniforme e preparada para a aplicação da tinta.
8 – Misture a tinta
Em seguida, abra a lata de tinta, misture o produto para deixá-lo homogêneo e despeje-o em uma bandeja própria para pintura. Use um misturador para homogeneizar a tinta. Confira as instruções na embalagem da tinta para saber a quantidade necessária de água ou solvente para a diluição.
9 – Pinte a parede
Com a parede preparada, é hora de iniciar a aplicação da tinta. Primeiro, leia as instruções da embalagem para verificar se deve seguir algum procedimento específico. Em seguida, abra a lata de tinta e dilua-a conforme as orientações do fabricante. Certifique-se de misturar bem para obter um produto uniforme.
Antes de despejar a tinta na bandeja de aplicação, verifique se ela está limpa e seca para evitar resíduos que possam afetar a qualidade da pintura. Depois, mergulhe o rolo na tinta, tomando cuidado para não encharcar. Aplique a tinta na parede utilizando movimentos em formato de W.
Com a gente, é assim: tá fácil, tá em casa!
Agora que você aprendeu como pintar parede com rolo, aproveite para explorar a variedade de mais de 2.000 tonalidades que oferecemos em nosso site. Lá, você encontra uma seleção dividida em famílias. Escolha a paleta que mais o agrada para transformar o seu ambiente de acordo com o seu gosto!
Se você prefere contratar um profissional para pintar e resolver os problemas da sua obra, acesse o Suvinil Encontre Seu Pintor. Nossa plataforma conecta você a um pintor ou pintora qualificados por nós. Acesse agora e peça seu orçamento!