está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Como pintar metal: passo a passo e opções de tinta!

Como pintar metal: passo a passo e opções de tinta!

19/07/2023

Você sabia que aprender como pintar metal é uma alternativa sustentável para revitalizar os objetos da sua casa? Além de embelezar, a pintura é capaz de preservar as superfícies, ajudando a prolongar a vida útil. 

Em geral, esse processo é dividido entre as etapas de preparação e cobertura. Para garantir bons resultados, além de escolher uma tinta de qualidade, é importante se atentar aos passos. 

Para descobrir como pintar metal, continue a leitura deste artigo recheado de dicas e passo a passo completo! 

Sala de jantar com Mesa de madeira redonda, pendente preto e cadeira metálica na cor Rio Ebro | Parede na cor Nuvem de Papel
Cores: Nuvem de Papel, Rio Ebro

 

1. Verifique o estado da superfície

Antes de descobrir como realizar a cobertura, é importante saber que existem diferentes tipos de pintura em metal. Isso porque é possível encontrar as superfícies em dois estados: com ou sem ferrugem — o que influencia diretamente a escolha dos produtos e a etapa de  preparação. 

Se você quer saber como pintar metal, o primeiro passo é verificar o estado dos objetos. Assim, você sabe o que precisa utilizar para garantir a aderência e a durabilidade da tinta.  

2. Separe os equipamentos e os acessórios de pintura

Ao conferir as condições das superfícies, você já pode começar a separar equipamentos e acessórios utilizados durante a pintura. Para facilitar, aqui, está uma listinha:

 

  • EPIs: óculos de segurança, máscara de proteção, capacete, calçado fechado e luva de látex nitrílica;
    pano úmido; 
  • Suvinil Aguarrás para higienização e/ou diluição de produtos base solvente;
  • água para higienização e/ou diluição de produtos base água;
  • lixa de água nº 360;
  • trincha macia;
  • rolo de espuma;
  • tinta de sua preferência;
  • mexedor de tinta;
  • bandeja para tinta;
  • fita crepe;
  • papel pardo.

3. Prepare o ambiente e a superfície

Com todos os equipamentos e acessórios em mãos, é hora de preparar o ambiente e a superfície para pintura. A dica é optar por um lugar ventilado e bem iluminado, usando papel pardo e fita crepe para proteger áreas que não serão pintadas — tanto no espaço quanto nas peças. 

Feito isso, você já pode começar a limpar os objetos, usando pano úmido com água e Suvinil Aguarrás para remover oleosidades e graxas. Depois, lixe-os completamente para criar porosidade. Por fim, remova resíduos com o pano úmido.

Vale lembrar que, se a ideia é pintar metal enferrujado, é necessário remover as crostas mais profundas com uma espátula antes do lixamento. Fora isso, na etapa de preparação, é importante aplicar um fundo anticorrosivo para impedir que a degradação interfira na aderência e na durabilidade da tinta. 

Na Suvinil, você encontra diferentes opções de tinta esmalte que já contam com ação anticorrosiva. Esses produtos podem ser aplicados diretamente sobre a ferrugem, sem a necessidade de fundo. 

Processo de limpeza da superficie metalica | Mãos com luva laranja, lixando a peça de aço com lixa amarela

4. Realize a pintura

Depois da preparação, você já pode descobrir como pintar metal na prática. Nessa etapa, para garantir um acabamento uniforme, é fundamental seguir as instruções presentes na embalagem da tinta, referentes à diluição, ao tempo de secagem e às demãos.

Você pode usar o rolo de espuma para cobrir as áreas mais amplas da superfície e a trincha para cantos ou detalhes. Lembrando que seguir o mesmo sentido do rolo em todas as demãos é um bom caminho para garantir a pintura ideal.  

Fachada de metal azul na cor Rio Ebro | Ao centro, porta de metal em tom laranja na cor Anos Setenta Suvinil

Cores: Rio Ebro, Anos Setenta

 

Fachada antiga com um clássico armário vermelho de metal que será renovado com Suvinil Esmalte Seca Rápido

Cores: Camu-Camu

Suvinil: conheça as tintas para metais!

Agora que você já sabe como pintar metal, que tal conhecer as melhores tintas da Suvinil para esse tipo de cobertura? A seguir, veja alguns detalhes sobre as principais opções do catálogo!

Esmalte Suvinil Cor & Proteção Contra Ferrugem

Para quem deseja colorir e proteger objetos enferrujados de metal, o Esmalte Suvinil Cor & Proteção Contra Ferrugem é a melhor alternativa. Oferecendo acabamento brilhante ou acetinado, o produto possui ação anticorrosiva, podendo ser aplicado diretamente na ferrugem após o lixamento. 

Disponível em sete cores incríveis, a fórmula conta com silicone que impede que sujeiras, como fuligem, poluição e poeira, grudem na superfície, além de facilitar a limpeza. Fora isso, se for aplicado corretamente, o produto conta com dez anos de garantia.

Esmalte Suvinil Cor & Proteção Grafite

O Esmalte Suvinil Cor & Proteção Grafite também é uma ótima opção para quem quer saber como pintar armário de aço ou outras superfícies com ferrugem. Com acabamento fosco, o produto conta com ação anticorrosiva, dispensando o uso de fundo e ajudando a preservar a superfície.

Disponível em duas cores: Grafite Claro e Grafite Escuro, o produto também é indicado para a pintura de objetos de madeira. Além disso, se for aplicado corretamente, conta com até dez anos de garantia.

Esmalte Suvinil Cor & Proteção (base de água ou base de solvente)

Quem deseja saber como pintar cadeira de ferro e outras superfícies para garantir mais cor a decoração vai amar o Esmalte Suvinil Cor & Proteção. Produzido com base de água ou base de solvente, o produto oferece três tipos de acabamento: brilhante, acetinado ou fosco — atendendo aos mais diversos estilos. 

Pertencente ao sistema de cores da Suvinil, a tinta pode ser encontrada em mais de 1.500 tonalidades. A fórmula apresenta secagem rápida e alta aderência, não descascando com facilidade. Quando aplicada corretamente, ainda conta com dez anos de garantia.

Dê mais cores às suas histórias com a Suvinil!

E aí, gostou das dicas e já sabe como pintar metal? Então, o que está esperando para colocar a mão na massa? No catálogo da Suvinil, você encontra tudo o que precisa para dar mais cores às suas histórias. Aproveite! 


Tags Relacionadas

como pintar metal
como pintar superfície metálica
como reformar móveis de metal
decoração
diy
peça de metal
pintar metal
pintar porta de metal
pintar superfície metálica
pintura de aluminio

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade