está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Aprenda como pintar metal com ferrugem

Aprenda como pintar metal com ferrugem

26/10/2023

Como pintar metal com ferrugem? Sabe aquela peça de metal que está completamente enferrujada? Você pode recuperá-la com uma boa pintura! Usando os produtos corretos, é fácil e rápido acabar com a ferrugem e dar uma nova cara às superfícies metálicas como portões, portas, janelas, móveis e etc.

Hoje vamos te dar as melhores dicas para pintar metal enferrujado – uma opção econômica, sustentável e que vai deixar sua decoração única! Inspire-se AQUI com referências de metais coloridos, e comece a renovação da sua peça seguindo as etapas abaixo. Leia e descubra como pintar metal com ferrugem, vamos lá!

 

A foto mostra duas cadeiras amarelas com ferrugem e desgaste azul no jardim. Uma cadeira está à esquerda da imagem e a outra, à direita. Ao fundo e desfocadas, há árvores, plantas e a fachada de uma casa com ripas de madeira branca.
Duas cadeiras de metal antigas prontas para serem renovadas ao aprender a pintar metal | Tintas Suvinil serão usadas. 

 

Índice de conteúdo

  • Qual produto usar para pintar metal enferrujado? Conheça a Suvinil Esmalte Contra Ferrugem;
  • Tipos de acabamento para pintar metais: acetinado, brilhante e fosca. Entenda um pouco sobre cada um;
  • Materiais para píntar metal com ferrugem: tudo que você vai precisar para realizar sua pintura em metais enferrujados;
  • Hora de começar o passo a passo da pintura em metal enferrujado: aprenda a pintar metal em 4 passos.

 

Qual produto usar para pintar metal enferrujado? 

A tinta ideal para pintura em metal enferrujado é o Suvinil Esmalte Contra Ferrugem. Esse é um produto 3 em 1, pois além de poder ser aplicado diretamente na ferrugem, ele é um fundo anticorrosivo de alta aderência e ainda dá acabamento à superfície de metal. Muito prático, né?

 

Lata de Esmalte Suvinil Contra Ferrugem 3,6l
Lata de Tinta Suvinil Esmalte Contra Ferrugem para pintura de metais enferrujados. Anticorrosivo e cria acabamento.

 

Tipos de acabamento para pintar metais

Para escolher o acabamento da sua tinta esmalte para pintar metal, avalie o efeito visual que deseja para a peça ou ambiente e, principalmente, as vantagens de cada uma para a sua rotina. Confira as opções de acabamento para tinta esmalte:

  • Acetinado: tintas com esse acabamento possuem leve brilho e são fáceis de limpar.
  • Brilhante: tintas com esse acabamento oferecem resistência, facilidade na limpeza e manutenção, e as cores ficam mais intensas.
  • Fosco: esse acabamento não tem brilho, por isso disfarça bem as imperfeições e possui ótima cobertura.

Clique AQUI e aprenda como calcular a quantidade de tinta necessária para sua pintura.

Materiais para pintar metal com ferrugem:

  • Espátula
  • Palha de aço ou lixa para ferro
  • Thinner
  • Pano para limpeza
  • Suvinil Esmalte Contra Ferrugem
  • Suvinil Aguarrás
  • Trincha para esmalte
  • Mexedor de tinta
  • Rolo de espuma de 9cm a 15cm (dependendo do tamanho da sua peça)
  • Bandeja para tinta
  • Fita crepe
  • Papel pardo

 

As tintas e materiais podem ser encontrados na loja online da Suvinil. Clique AQUI e compre agora mesmo!

 

A foto mostra a visão superior de material de pintura sobre uma mesa de madeira. Da esquerda para a direita, há máscara branca, rolo de tinta com cabo vermelho, três trinchas de cabo preto, bandeja de metal para tinta, três rolos brancos, uma espátula, luvas azuis e três espumas pretas retangulares.
Materiais indicados para pintar metal enferrujado. | Materiais serão usados junto a Tinta Suvinil Esmalte Contra Ferrugem.

 

Hora de começar o passo a passo da pintura em metal enferrujado, vamos lá!

PASSO 1: prepare seu ambiente para a pintura e use material de proteção

Opte por um ambiente ventilado e bem iluminado, se possível, e use o papel pardo e a fita crepe para proteger o lugar onde realizará sua pintura. Em seguida, coloque seus óculos de proteção, luvas de borracha com resistência a solvente, máscara e sapatos fechados – esses equipamentos são fundamentais para sua segurança ao longo da pintura.

 

PASSO 2: avalie sua superfície metálica

Caso seu objeto possua crostas mais profundas de ferrugem, use a espátula para removê-las. Mas se a ferrugem foi superficial, não é necessário tirá-la e você pode pular para o próximo passo.

 

 foto mostra a visão frontal e aproximada de uma porta de metal azul bastante enferrujada. À direita, a fechadura de metal da porta, com um ramo de folhas verdes pendurado na porta.
Parede de metal enferrujada com crostas mais fundas que podem ser limpas com espátula e Suvinil Esmalte Contra Ferrugem.

 

PASSO 3: prepare sua superfície enferrujada para a pintura

Comece lixando sua peça metálica para criar porosidade e melhorar o acabamento da pintura. Em seguida, faça uma boa limpeza usando um pano seco e thinner para remover os resíduos.

Antes de começar a pintura, proteja com fita crepe as partes da sua peça de metal que você não irá pintar.

PASSO 4: hora da pintura!

Dilua a Suvinil Esmalte Contra Ferrugem em Suvinil Aguarrás seguindo as recomendações da embalagem. Depois, despeje a mistura em uma bandeja para tinta e aplique em toda a superfície metálica. Use a trincha para pintar os detalhes e cantos, e o rolo para as áreas maiores.

Indicamos a aplicação de duas a três demãos de tinta, respeitando sempre o intervalo de no mínimo 4 horas entre elas. Ao longo da pintura você perceberá a quantidade de demãos necessárias.

  • Dica: antes de despejar sua mistura na bandeja para tinta, forre-a com um saco plástico. Assim você não precisará lavar sua bandeja com aguarrás depois da pintura; é só voltar a tinta que sobrou no plástico para a lata, retirar o plástico e o descartar.

 

A foto mostra uma lata de 900ml da Suvinil Aguarrás.
Lata de Tinta Suvinil Aguarrás usada para a diluição de vernizes e esmaltes. Dilua junto ao Esmalte Contra Ferrugem.

 

Após todas as demãos, aguarde a secagem final de no mínimo 5 horas e pronto: sua peça agora tem um visual novo e resistente, e a ferrugem fica imperceptível! Siga nossas dicas e boas práticas de pintura, e transforme a decoração da sua casa!

 

Jardim com mesa de metal, cadeira de metal e muitas plantas e flores. Fachada de folhas e plantas. ALT: A foto mostra um jardim. À esquerda, mesa redonda de metal com três cadeiras de metal brancas, e jarra de vidro com chá em cima da mesa. À direita, porta balcão branca com entrada para uma sala de estar. Ao fundo, a fachada da casa toda coberta por plantas e folhagens, e o piso do jardim é um deck de madeira.
Área de estar externa com mesa e cadeiras de metal pintadas com a Tinta Suvinil Esmalte Contra Ferrugem na cor Pirineus.

 

Encontre um pintor certificado pela Suvinil para pintar suas histórias. É só clicar AQUI e escolher o profissional que melhor atende o seu projeto!

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como esse:

Instagram: @tintas_suvinil

Youtube: TintasSuvinil

Pinterest: TintasSuvinil


Tags Relacionadas

como pintar metal enferrujado
como reformar móveis de metal
decoração
diy
metal com ferrugem
pintar metal com ferrugem
pintar metal enferrujado
pintar superfície metálica
pintura para metal
reforma de móvel metálico

Cores citadas no texto


Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade