está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Dicas sobre como mudar a cor da tinta de parede!

Dicas sobre como mudar a cor da tinta de parede!

19/07/2023

    Quer transformar a decoração da sua casa e renovar os ambientes, mas não sabe como mudar a cor da tinta de parede? Que tal colecionar algumas dicas e facilitar o processo?

    Aqui, no blog da Suvinil, você encontra diversas sugestões para colocar a mão na massa e dar ainda mais cor às suas histórias. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como renovar as paredes do seu lar em poucos passos. 

    Tipos de superfícies e preparação

    Antes de descobrir como mudar a cor da tinta de parede, é importante escolher a tonalidade e o tipo de produto que serão utilizados na repintura. Assim, é possível saber o que deve ser feito para preparar a superfície e quais materiais são necessários para o processo.  

    É possível escolher entre diversas opções de cores para repintura. Entretanto, dependendo da intensidade do tom, tanto da parede já pintada, quanto da tinta escolhida, o processo de preparação da superfície pode mudar. Veja! 

    Superfície neutra 

    Para repintar uma superfície neutra, com uma cor mais forte ou mais suave, não há muito segredo. É necessário apenas lixá-la e cobrir as imperfeições com massa corrida ou acrílica. Depois, é só limpá-la para retirar as partículas soltas, aplicar um fundo preparador e por fim, a tinta escolhida. 

    Superfície escura

    Para uma parede escura, que será coberta por uma cor mais clara, além de lixá-la, corrigir as imperfeições e aplicar o fundo preparador, é indicado neutralizá-la com uma ou duas demãos de tinta branca antes da aplicação da cor desejada. Assim, é possível garantir que a cobertura e o acabamento atendam às expectativas. 

    “Além de aplicar um branco para neutralizar a cor escura, também é possível utilizar a cor mais clara diluindo até 30% com água, que ajudará a neutralizar a cor mais escura da pintura anterior” afirma o especialista Filipe Milton Saleme Santos. 

    Superfície brilhante

    Outro tipo de superfície que merece atenção na hora da repintura é a que possui um acabamento mais brilhante, como semibrilho ou acetinado. Nesse caso, para garantir o tom de tinta para a parede, a dica é lixá-la bem, até que todas as partículas iluminadoras sejam removidas. Então, prepare-a e cubra-a. 

    Equipamentos necessários para repintura

    Agora que você já sabe como preparar parede para repintura, principalmente em casos específicos, é hora de montar uma listinha com todos os equipamentos necessários para o processo. Como já dissemos, a preparação é uma das etapas mais importantes. Você precisará de: 

     

    • lona plástica ou papel pardo;
    • fita crepe;
    • lixa de parede ou lixadeira elétrica;
    • massa corrida ou acrílica;
    • fundo preparador de paredes;
    • desempenadeira ou espátula de aço;
    • trincha;
    • tinta;
    • rolo de lã ou pincel. 

     

    Depois, é hora de colocar a mão na massa. Nesse momento, além da tinta e dos pincéis, é fundamental pensar no espaço que será pintado e na sua segurança. Por isso, inclua na lista:

     

    • óculos de proteção;
    • luvas;
    • máscara semifacial;
    • calçado fechado;

    homem lixando a parede enquanto descobre como mudar a cor da tinta de parede

    Passo a passo: como mudar a cor da tinta de parede?

    Com todos os equipamentos em mãos, é hora de descobrir como mudar a cor da tinta de parede. Pensando nisso, preparamos um passo a passo com o que será necessário para garantir a cobertura dos sonhos. Confira! 

    1. Certifique-se das condições da parede

    Para repintar a parede da sua casa, comece certificando-se da saúde da superfície. Ou seja, garanta que esteja livre de patologias e imperfeições, como mofo, infiltrações, trincas, fissuras ou outros problemas que possam interferir na performance e durabilidade da tinta. 

    2. Isole o espaço

    Antes de trocar a cor da parede, também não esqueça de isolar o ambiente para evitar sujeiras no chão e nos móveis. Para isso, cubra as áreas pequenas, como tomadas, cantos de portas, janelas e rodapés, com fita crepe. Envolva a mobília e o chão com lona, papel ondulado, folhas de jornais ou plástico. 

    3. Prepare a superfície 

    Ao certificar-se das condições da parede e isolar o local, você já pode começar a preparar a superfície. Em uma parede clara ou escura, a dica é investir em um fundo preparador após o lixamento para obter um acabamento uniforme e duradouro, além de contribuir para a aderência e cobertura da tinta. 

    4. Faça a cobertura

    Com a parede preparada, você já pode iniciar a repintura. A dica é começar a cobrir os cantos superiores, o teto e o contorno de janelas, portas e tomadas. Depois, aplique a tinta por toda a parede. Para garantir o acabamento desejado, não esqueça de seguir as instruções presentes na embalagem do produto a respeito da diluição, das quantidades de demãos e do tempo de secagem. 

    Suvinil: encontre o toque certo para sua casa! 

    Viu só como mudar a cor da tinta de parede não é uma tarefa tão difícil? Por isso, não perca tempo: dê uma olhada nos produtos disponíveis no nosso portfólio e comece já a renovar o seu lar. 

    Há mais de 60 anos no mercado, somos tradição e contamos com diversas opções de tintas para você. Em meio aos produtos, é possível explorar mais de 2.000 cores pelo Sistema de Cores da Suvinil e escolher sua opção favorita. Assim, não tem como resistir, né? Confira e aproveite!


    Tags Relacionadas

    dicas
    parede
    pintura

    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade