está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

imagem de sala pintada com cor terrosa representando como fazer tinta marrom

Descubra como fazer tinta marrom de forma simples

04/09/2023

    A cor marrom é terrosa e versátil, remete à natureza e à estabilidade. Ela pode ser obtida por meio de cores primárias e secundárias, tendo diversas variações. Quer entender como fazer tinta marrom para renovar os ambientes do seu lar? Então, você está no lugar certo.

    A seguir, separamos todos os detalhes de como fazer essa cor em casa a partir de alguns passos fáceis. Também ensinamos como ajustar a cor e deixá-la da maneira que mais combina com o seu lar.

    Como fazer tinta marrom com cores primárias?

    Afinal, como fazer a cor marrom? O primeiro passo é misturar uma quantidade proporcional de tinta azul, vermelha e amarela no recipiente. A porção de cada uma vai depender do espaço que será pintado.

    O ideal é colocar um mexedor no meio do recipiente e fazer movimentos circulares até a mistura ficar totalmente homogênea, originando um tom atraente e suave. Depois que a cor estiver pronta, acrescente um pouco de tinta branca e continue mexendo em movimentos circulares até ela desaparecer.

    Nessa etapa, é preciso tomar cuidado para o marrom não ficar apagado. Normalmente, adiciona-se ⅓ da tonalidade no total da mistura.

    Como fazer tinta marrom com cores secundárias?

    Além do processo que usa somente cores primárias, também é possível obter o marrom por meio da mistura de cores secundárias (verde, roxo e laranja) e um tom primário complementar. Veja, a seguir!

    Laranja e azul

    Uma das formas de fazer a tinta marrom com cores secundárias é usando o laranja e o azul. Coloque uma quantidade generosa de vermelho em um recipiente. Depois, adicione o amarelo aos pouquinhos até as tintas ficarem em porções bem parecidas. Misture os dois tons até formar um laranja-escuro.

    Em seguida, adicione o azul para fazer o marrom. A dica é usar uma quantidade um pouco menor que o laranja, em torno de 40% do total da tinta. Por fim, misture bem até formar um tom achocolatado. Quanto mais azul, mais o resultado será leve.

    Amarelo e roxo

    O amarelo e o roxo também formam uma boa combinação para fazer tinta marrom. Primeiro, faça o roxo misturando partes iguais de vermelho e azul. O tom é mais difícil de acertar. Por isso, vá ajustando as medidas até chegar ao resultado desejado.

    Agora, misture levemente o amarelo com o roxo até criar o marrom. Assim que as tintas forem misturadas, um tom “sujo” de marrom vai surgir. Continue colocando o amarelo até ter a cor ideal para você.

    Vermelho e verde

    Também é possível fazer a cor marrom misturando verde e vermelho. Inicie colocando uma quantidade considerável de azul e vá adicionando o amarelo aos poucos para fazer o verde. Para ter um resultado satisfatório, é preciso que o tom fique próximo de um ciano-escuro.

    Em seguida, é só adicionar a quantidade desejada de vermelho para fazer o marrom. Comece com pouca porção e vá colocando e misturando a cor para deixar a tonalidade mais escura.

    imagem de área externa pintada com cor terrosa representando como fazer tinta marrom
    Créditos: Luiza Florenzano

    Como ajustar os tons da tinta marrom?

    Além do marrom considerado tradicional, é possível criar diferentes tons com a mistura de cores primárias em uma proporção distinta. Logo abaixo, você confere alguns exemplos de testes que podem ser feitos.

    Marrom-escuro

    Se você está em dúvida de como fazer tinta marrom-escura, saiba que a preta pode ser usada para deixar o tom mais fechado. Apesar de não ser uma cor primária, ela pode ser usada em pequenas quantidades para reduzir o brilho do marrom.

    Misture tons de marrom

    Que tal misturar diferentes tons de marrom? Essa é uma forma divertida e simples de descobrir tonalidades novas e surpreendentes. Inicie criando diversos tipos usando cores primárias e secundárias (verde com vermelho ou azul com laranja). Depois, misture as cores entre si.

    A tinta de marrom ideal para o seu lar está aqui!

    Sabe o que é mais fácil que aprender como fazer tinta marrom? Adquirir o tom já pronto em nosso catálogo, que conta com mais de 2.000 cores! Algumas variações são: Copacabana, Rapadura, Marmelada, Oliva Silvestre, Raposa e Lentilha. Confira todas as opções e dê mais cor às suas histórias!

    Imagem de capa – Créditos: Bruno Bertoldo


    Tags Relacionadas

    dicas
    marrom
    misturas

    Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

    Suvinews

    Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
    Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade